Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21/06/2014

Apresentação e Autor da vez # 01


Oi pessoal, como estão?

Bem, eu venho aqui hoje para contar uma novidade a vocês. Vou estrear um novo quadro aqui no blog. Se chamará Autor da vez. Aqui, vocês vão poder conhecer um pouco melhor sobre a vida e obra de alguns dos meus autores prediletos! Legal, né? As postagens serão feitas mensalmente, ou seja, o autor da vez, também será o autor do mês haha
Mas vamos ao que importa!

Para começar, é claro que eu escolhi ELE: MACHADO DE ASSIS! O melhor escritor brasileiro de todos os tempos!! Sou suspeita em falar, ok! Afinal, faço o curso de Letras e todo futuro professor de Literatura Brasileira que se preze ama o Machadão, não é mesmo? E vocês sabem por que eu deixei para estrear esse quadro apenas hoje, dia 21 de junho? Porque hoje é o 175º aniversário dele!!! Isso mesmo, galera! 


Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro e faleceu no dia 29 de setembro de 1908.

Ele, que era de cor escura, origem humilde e doença nervosa, é considerado o maior nome da Literatura Nacional. Isso não o impediu de construir uma carreira de sucesso, tanto é que se for analisada, seu prestígio foi tomando proporções elevadas e com seus cinquenta anos já era considerado o maior escritor do país, símbolo da inteligência criadora.

Possuía tamanha admiração que, nem antes e nem depois teve outro romancista ou poeta brasileiro tão venerado quanto ele. Por isso, quando foi fundada a Academia Brasileira de Letras foi escolhido como presidente, cargo que ocupou até seu falecimento.

Mesmo com todo esse sucesso no Brasil, Machado de Assis permaneceu desconhecido internacionalmente. Isso porque no ano de 1900 o país não possuía tanta influência política.

Caracterizado por ser bastante enigmático, Machado de Assis é capaz de desmascarar, investigar, denunciar, descobrir o mundo da alma, rir da sociedade e expor as características mais complexas do ser humano, olhando para o passado e para o futuro ao mesmo tempo. Hoje, reconhecido mundialmente por suas obras ricas de significado, o maior autor brasileiro permite uma análise atemporal de sua narrativa. Sério, eu amo esse homem!

Machado de Assis era despreocupado com as modas da época e seu estilo era imparcial, de modo que efetuava saltos temporais e brincava com o leitor, deixando as coisas subentendidas e criando algumas perplexidades não resolvidas, estimulando a interpretação e imaginação do leitor. Sua técnica consiste em sugerir coisas horríveis da maneira mais inocente ou estabelecer contraste entre a normalidade social e sua anormalidade essencial. Sua originalidade foi sendo desvendada aos poucos, de modo que seu estilo será eternizado pela modernidade que apresenta, apesar de seu arcaísmo superficial.

Nosso mestre possui diversas faces e, a arte de tecer histórias está presente em seu estilo próprio e revolucionário de escrita. Por isso, só lendo Machado é possível compreender a magnitude de sua perspectiva de mundo e suas possíveis e inúmeras interpretações.
          
Abaixo segue a seleção de algumas das obras...

Romances:  Dom Casmurro - Memórias Póstumas de Brás Cubas - A mão e a luva - Ressurreição - Helena - Esaú e Jacó - Quincas Borba - Iaiá Garcia - Memorial de Aires

Contos: O Alienista - Uns braços - Um homem célebre - A cartomante - Conto de escola - Missa do galo - O espelho - A chinela turca

Bem, galerinha, por hoje foi só. Espero que tenham gostado do novo quadro e do autor escolhido! 

Beijos e até a próxima!




18 comentários :

  1. achei muito legal a coluna Milena, está na minha lista Quincas Borba, eu tenho este livro a muito tempo e agora estou participando de uma Maratona #EuLeioNacional,então ele será lido em Julho! Bjos ;)

    http://conceitosline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Essa Maratona será muito bacana! Gostaria de participar, mas não tenho férias ¬¬
      Ainda não li Quincas Borba, mas pelo que estudei na faculdade, é simplesmente incrível. Não vejo a hora de ler, na verdade!

      Beijos!

      Excluir
  2. Excelente escolha! Não poderia começar melhor, ele simplesmente merece ser o número um. De seus livros poucos não li, os que li pude comprovar e ententer seu amor por ele, simplesmente magnífico! Parabéns pelo excelente post. http://www.universodasaudeebeleza.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, com certeza, Machado de Assis é brilhante! Adoooro a maneira como ele escreve!

      Muito obrigada!

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Milena!
    Excelente post, e escolha melhor ainda!
    Gostava bastante dos contos do Machado na época da escola, bem como Dom Casmurro e Brás Cubas!
    =D
    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaio!

      Muito obrigada! Adoro tanto os contos quanto os romances! Amo estudar a obra dele *-*

      Excluir
  4. Adorei o quadro! Parabéns pelo blog Milena! Machado de Assis é tudo de bom mesmo *-*
    Beijos amiga.
    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga! E eu não podia escolher outro que não fosse ele: Machado (divo) de Assis hahaha não acha?

      =P

      Beijos

      Excluir
  5. Adorava Brás Cubas! Uma pena que os adolescentes de hoje peguem os resumos na internet ao invés de lerem os livros, porque vale muito a pena!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Ale! Essa é a parte mais triste de todas...

      Nada como ler a obra na íntegra e tirar nossas próprias conclusões! Não sabem o que estão perdendo! ;)

      Beijos

      Excluir
  6. Também gosto de Machado de Assis. Gostei muito do post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Milena,
    Eu amo Machado de Assis, depois do Pedro Bandeira ele foi o meu primeiro contato com a literatura.
    Como não amar as paranoias (ou não) do Bento? Como não achar lindo olhos de ressaca como os da Capitu?
    Adorei a escolha do autor! Parabéns =D

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine, tem toda razão! Impossível não se apaixonar!!

      Obrigada!

      Beijo

      Excluir
  8. Adorei o post.. muito bom.. e aproveito para compartilhar com vocês algumas curiosidades sobre ele que eu descobri em pesquisa feita ajudando meu filho num trabalho escolar..
    Começando que oaquin Machado de Assis nasceu em Junho de 1839, na quinta do livramento , no Rio . Foi batizado em 13 de novembro do mesmo ano , na igreja onde seus pais se casaram...
    O avô do escritor foi escravo na chácara de Maria de José de Mendonça Barroso, no morro do livramento.Ela batizou e foi em sua biblioteca que Machado começou a ler. Isso é motivador rs
    Machado não teve eduacação formal e teria trabalhado desde criança , como vendedor de balas e doces feitos por sua madrasta . Com ele se dava bem, diferente de muitos casos por ai.. eu sou madrasta e sou gosto de saber sobre boas relações entre enteados e madrastas :).. outra coisa. ele falava escrevia em Francês .. e dizem as más línguas que ele aprendeu com um padeiro.. dedicado não?
    Machado traduziu o romance ( Os trabalhadores do Mar ) de Vitor Hugo ,na juventude, publicado em 1886 pela perseverança.Estudou sozinho alemão e ingles. gente força de vontade é tudo na vida.. ganancia de saber ..
    Carolina ( mulher de Machado de assis) era instruida e aficionada por grandes nomes da lingua portuguesa. Alguns pesquisadores afirmam que ela o ajudava na revisão gramatical de seus originais .Por trás de um grande homem.. e eu disse ao meu filho ..só poderia ter uma grande mulher , parad ar mais humor a nossa pesquisa.
    Carolina ( mulher de Machado de assis) era instruida e aficionada por grandes nomes da lingua portuguesa. Alguns pesquisadores afirmam que ela o ajudava na revisão gramatical de seus originais . Homens! ele era apaixonado por xadrez . As peças que pertenceu ao escritor foram esculpidas em madeira e estão expostas na Academia Brasileira de Letras,
    Na primeira Academia Brasileira de Letras , em 1897 , não ocupou a cadeira n° 1 , ficou com a 23. José de Alencar foi o patrono , indicado o próprio Machado de Assis, e por escrever mais de 600 crônicas ao longo dos deus 60 anos , tornou-se um dos responsáveis pela popularização do gênero do país.
    e uma bem legal pra quem não sabe que a imagem dele foi estampada na cédula de mil cruzados , que circulou entre 1987 e 1990.

    Bacana neh.. Um beijinho a todos (a) leitores desse blog :)
    .

    ResponderExcluir
  9. Nossa Dri, muito bacana você compartilhar essas informações com todos. E por ter entrado no mundo machadiano através dos estudos do seu filho. Parabéns!! Realmente, mesmo sendo descendente de escravos, Machado era autodidata e ter se casado com Carolina, sem dúvida alguma ajudou no seu crescimento como escritor. Eu não sabia que ele gostava de xadrez e nem que sua imagem foi estampada na cédula de mil cruzados... Essas são novas para mim! Muito obrigada! Aprendendo sempre através do mestre, não é mesmo?!

    Obrigada pelo comentário e pela visita!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ideia da nova coluna!
    E Machado é digno de ser primeiramente lembrado!!
    Amei todos os livros que li, é um gênio...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luiza! Com certeza, mestre é mestre ;)

      Beijos!

      Excluir