Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19/08/2014

# Divulgação do Projeto ALira: música e poesia


Música e clipe da poesia de Drummond

Projeto cultural pretende gravar uma música da poesia "José" de Carlos Drummond de Andrade e fazer um videoclipe em animação 3D

Poesia e música se misturam. A interação entre essas duas artes é algo praticamente inevitável. Há sempre um pouco de poesia na música e um pouco de música na poesia. Inclusive, a letra de uma música lida (sem ser tocada e cantada) compara-se a um texto poético. As semelhanças da poesia com a música são evidentes: a estrutura em versos e estrofes, as rimas, o ritmo exposto pelos sons das palavras, etc.

Desde a Antiguidade Clássica, a poesia já era declamada e acompanhada por instrumentos musicais. Ou seja, não é de hoje que essa aproximação da arte poética com a arte musical se estabelece. E, atualmente, o projeto ALira, ciente dessa íntima relação da poesia com a música, pretende evidenciar ainda mais essa conexão artística ao musicar poemas famosos de autores brasileiros.

Entenda o projeto e seu primeiro passo

ALira é um projeto que tem como objetivo principal valorizar a literatura e a música brasileira, as poesias e os poetas nacionais. Desse modo, os versos serão tocados e cantados assim como afirma o slogan do projeto "ALira: POEMAS que enCANTAM" (www.facebook.com/projetoalira)

O projeto irá apresentar em forma de canções as poesias mais conhecidas dos poetas Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Mário Quintana, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, entre outros.

"Digo que os poemas serão 'musicalizados', tendo como principais referências os gêneros musicais: MPB, Pop, Reggae e Folk. A ideia é fazer canções poéticas populares, simples e fáceis de serem tocadas, cantadas e apreciadas por quem ouvir" -  esclarece Rafael Clodomiro, compositor e autor do projeto, que fala mais sobre a iniciativa neste vídeo de apresentação do projeto:


E o primeiro passo do projeto é gravar uma canção poética do poema "José" de Carlos Drummond de Andrade (poema que exalta a conhecida expressão "E agora, José?") e fazer um videoclipe em animação 3D desta mesma música.

Sendo assim, a "ALira" foi inscrita no Catarse, site de financiamento coletivo de projetos, para receber ajuda daqueles que apoiam essa iniciativa cultural.


Ajude "ALira" nascer

No presente momento, a "ALira" ainda é um projeto escrito no papel, mas que deseja muito nascer e ser realizado. Tudo que foi dito acima é o que se pretende fazer: gravar canções poéticas e produzir videoclipes.

Vale destacar que o projeto é atento com o pagamento dos direitos autorais (o primeiro passo contempla o pagamento aos titulares de direitos autorais de Carlos Drummond de Andrade), considerando que a intenção é que tudo seja executado em perfeita harmonia poética, musical e legal, conforme a Lei de Direitos Autorais.

Então, acesse o site e ajude essa ideia cultural dar seu primeiro passo rumo à valorização da poesia com a música.

Quem colaborar com o projeto irá ganhar recompensas e brindes exclusivos com a marca "ALira". E essa é dinâmica do site de financiamento coletivo onde o projeto ALira está cadastrado, ninguém sai perdendo, e se por acaso até o dia 13 de setembro (data final da arrecadação) não for atingido a meta pretendida do projeto, quem contribuiu recebe o seu dinheiro de volta.

Apoie o projeto cultural ALira! Para maiores informações, acesse o Site, a Fanpage e o Canal no Youtube.

Espero que tenham curtido essa ideia!

Beijos e até a próxima!

18 comentários :

  1. Muto bom o projeto, gostei! Super criativo, mas esse financiamento pelo Catarse ainda é bem difícil. Já viu alguém conseguir realizar algum evento/projeto por ele?
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal mesmo, né? Olha, pra ser sincera, não entendo direito sobre financiamento de projetos... hehe

      Beijo.

      Excluir
    2. Ei Paloma, realmente, o financiamento coletivo é uma tarefa árdua, não é fácil. Existem sim alguns projeto que conseguiram arrecadação pelo Catarse, e nós estamos nessa batalha também para conseguir! :-D

      Excluir
    3. Tomara que vocês consigam, Rafael! A ideia é excelente! ;)

      Excluir
  2. Que interessante o projeto! Realmente, a música e a poesia estão sempre co-relacionadas, assim como acredito que as músicas tem um quê de livro contado de forma resumida.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de A Seleção, vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Incrível o projeto, adorei! Realmente merece ser divulgado, parabéns Milena!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Milena! Música e poesia juntas <3
    Projeto lindo e diferente, vou nas redes sociais ;)
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oláá!
    tinha visto já esse projeto no Canastra Literária e achei incrivel!
    além de qu começar com "E Agora José?" foi uma óoootima jogada... acho que são poucos os poemas que são tãããão conhecidos!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  6. Ei Milena, adorei a visita lá no meu blog! :)

    Que projeto legal esse! Já tinha ouvido falar, adoro poemas e ainda mais os escritores brasileiros! Ótima iniciativa! Divulgar nossos poemas e nossos escritores! Vou procurar saber mais sobre este projeto.

    Parabéns pelo blog! Já estou te seguindo, se puder me siga também.
    Maykon
    prasonharecontar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Que bom que gostou. Realmente, o projeto é incrível!

      Beijos

      Excluir
  7. Obrigação Milena pela divulgação do projeto! :D

    ResponderExcluir
  8. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir