Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

04/05/2016

# Entrevista exclusiva com Giselle Sauer

E aí galera, como vai?

Vocês devem ter visto por aí algumas das fotos lindas que o papai mais pop do Brasil, Marcos Piangers, posta para ilustrar as suas crônicas sobre paternidade. A responsável por alguns dos cliques é Giselle Sauer, fotógrafa que se destaca pela simplicidade dos momentos que registra. Para Giselle, a fotografia deve acompanhar não só o crescimento de uma criança, como também as situações cotidianas que fazem parte da história de uma família. Conversamos com a fotógrafa que lançou no mês de abril Brincar, clicar, amar, um compilado de dicas e instruções para as mamães de primeira viagem que vão querer recordar os momentos dos seus pequenos no futuro.



Belas-Letras: De onde veio a sua paixão pela fotografia?
Giselle: Meu avô gostava de fotografar e então temos muitos registros de infância. Na adolescência eu sempre carregava uma câmera comigo, fosse uma descartável ou qualquer outra, e assim não deixava de registrar as coisas ao meu redor. Mas isso só virou um hobby oficialmente aos 30 anos e, uma vez que a gente ama muito um hobby, acaba por querer tê-lo como profissão. E foi isso que aconteceu.

BL: Qual é a maior dificuldade em fotografar crianças?
Giselle: É muito complicado enumerar dificuldades, pois com o tempo eu fui aprendendo que tudo precisa ser no tempo deles. Sempre me identifiquei com crianças, fui professora durante alguns anos e isso foi um aprendizado enorme. Por vezes eu acho que o mais difícil são os pais e as suas expectativas, as crianças estão sempre prontas para a folia e eu só preciso estar pronta para registrar suas façanhas.

BL: Qual é a sua visão e opinião sobre a fotografia digital e o fato de os velhos álbuns de família estarem cada vez mais raros?
Giselle:
 Eu acho que a fotografia digital é uma revolução, levou o acesso a todas as camadas e facilitou muito que se registre os momentos mais importantes e divertidos. Ver a frequência com que as pessoas imprimem suas memórias diminuir é algo que me deixa extremamente triste, pois somos todos feitos de histórias e não há nada melhor do que folhear um álbum antigo ou resgatar as fotos perdidas em baú. Somos feitos daquilo que contam de nossos pais e dos pais de nossos pais e assim por diante. Quando a geração de hoje tiver seus filhos, teremos uma lacuna gigantesca na história impressa e estes arquivos talvez estejam perdidos em alguma mídia digital antiga. 

BL: Como o livro contribuirá para o seu trabalho como fotógrafa?
Giselle:
 O livro é um compilado de tudo aquilo que explico e ensino aos pais quando os fotografo. Ele não só ajuda a mostrar o quanto um fotógrafo especializado é importante para auxiliar os pais a identificarem as fases que passam rápido, como também a importância de ter registrado todo o amor que existe numa família visto pelos olhos de alguém de fora.

NO BLOG: Como saber qual o melhor momento para fotografar uma criança


*Algumas das fotos escolhidas pela equipe BL

Curtiram a entrevista, assim como eu? Comentem!

Beijo

14 comentários :

  1. Olá Milena,

    achei muito legal a entrevista com a Giselle Sauer, foi bom conhecer suas opiniões sobre a fotografia e também sobre o livro. Concordo que a fotografia digital foi uma revolução e abriu muitas portas, trouxe acessibilidade após um determinado momento. Bjusss
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Também concordo neste quesito da acessibilidade...

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, acho muito legal quando um autor dá uma entrevista a um blog, pois dá credibilidade ao blog e maior visibilidade ao autor. Gostei da entrevista e de ter conhecido ela melhor, saber sua opinião sobre fotografia e livros. Adorei a entrevista e as fotos.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que você gostou! Sim, sem dúvida, entrevistas dão maior credibilidade aos blogs.

      Beijos

      Excluir
  3. Definitivamente uma das coisas que adoro ver em blogs, são entrevistas. Dá pra conhecer um pouquinho mais sobre os autores, suas obras e decidir ou não pela leitura delas. Não conhecia essa autora, e achei super interessante ela ser fotógrafa também. Ultimamente tenho me aventurado por esse caminho também. Eu amo fotos de bebês, aliás difícil quem não gosta, né? Fiquei curiosa pra conhecer a obra.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fotos são incríveis, sou totalmente apaixonada. De bebês ainda? Minha nossa! Hehehe

      Excluir
  4. Oi Mi! Amo acompanhar as entrevistas com autores nos blogs, é uma forma de se sentir pertinho deles e de conhecer eles como pessoas! Não conhecia Gi e nem obras, adorei conhecer e vou procurar para ler! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula! Isso me deixa muito contente. Sem dúvida, é ótimo conhecermos melhor os autores ;)

      Beijos

      Excluir
  5. Oie Milena!!
    Além dos livros, meu outro amor é a fotografia. Tem quase 3 anos que trabalho com isso, e é um prazer pra mim.
    Amo o trabalho da Giselle e simplesmente adorei a entrevista. Concordo muito com ela sobre a questão das fotos digitais e o espaço vazio que ficará nessas gerações.
    Parabéns pelo post. Adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís!
      Muito obrigada! Também sou apaixonada por fotografia... *-*

      Beijos

      Excluir
  6. Adorei a entrevista,não conhecia a fotógrafa e nem seu livro.. Eu amo tantoooo fotos de bebês e fico namorando elas sempre que as vejo no Facebook ou em qualquer outro lugar. Pena que meus filhos já são crescidos, usaria o livro dela e suas dicas para registrar melhor essa fase tão linda da vida deles.

    ADOREI a dica...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! Hahah verdade! Bem, eu quem sabe use as dicas futuramente hehe :P

      Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Eu adorei a entrevista. Amo fotografia e saber a opinião dela foi maravilhoso. Fotografar crianças é bem desafiador e tem que ter muita paciência, saber como abordar as crianças e extrair o melhor delas.
    O post está maravilhoso.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! Concordo com você em todos os aspectos! E muito obrigada pelo elogio!

      Beijos

      Excluir