Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11/12/2016

# Dica de Leitura # 71

Título: Nenhum de Nós - A Obra Inteira de Uma Vida
Autor: Marcelo Ferla
Número de páginas: 272
Ano: 2016
Editora: Belas Letras


* Livro cedido em parceria com a editora.

Era outubro de 1986, quando pela primeira vez subiram ao palco três garotos nerds e amigos de escola apaixonados por música e que tinham o sonho de montar uma banda de rock. Para isso, precisavam dar um nome a ela, e foi assim que Thedy Corrêa, Carlos Stein e Sady Homrich perceberam que tinham algo em comum: "nenhum de nós enxerga bem, nenhum de nós repetiu de ano, nenhum de nós serviu no quartel" e assim foi batizado o sonho juvenil que perdura até hoje, com 30 anos de carreira.

Diferente das demais bandas de rock, o Nenhum de Nós fazia questão de ressaltar suas raízes gaúchas influenciadas pela música latina, o que causou muitas críticas por parte da imprensa e de outras bandas que acreditavam que o trio foi "inventado pela gravadora". O fato é que o sucesso das músicas Camila, Camila e a versão de Starman, O Astronauta de Mármore deixou muito roqueiro com dor de cotovelo:

"O Nenhum de Nós foi como o nerd que chegou tarde numa festa de descolados, mas foi escolhido por uma das mais belas garotas".

Em pouco tempo o trio virou o clube dos cinco, e a entrada de Veco Marques e João Vicenti no time revolucionou ainda mais o estilo musical da banda, que teve o ano de 1997 como um dos melhores da carreira. Entre altos e baixos e o olhar fixado no século 21, o Nenhum de Nós conquista fãs de todas as idades (inclusive minha mãe e eu) e permanece fazendo músicas com a mesma emoção e intensidade de 10, 20 ou 30 anos atrás.


O que mais me surpreendeu foi a maturidade da banda em lidar com as fragilidades da carreira, totalmente diferente dos Engenheiros do Hawaii, por exemplo. Thedy e seu grupo sempre tiveram os pés no chão, no entanto, isso não os impediu de alçar voos, mais altos até do que da maioria das outras bandas da época, transformando o sonho adolescente em realidade. Conheça você também essa obra narrada pelo jornalista Marcelo Ferla. Super indico!

CLASSIFICAÇÃO:

MUITO BOM!

18 comentários :

  1. Infelizmente nunca li, mas fiquei super curiosa e a história parece ser maravilhosa. ♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Apesar de curtir o bom e velho rock, conheço a banda de nome mas não gosto muito. Também não sou fã de biografias mas para quem curte a banda, é um prato cheio.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que pena que não curte muito a banda e nem ler biografias, mas quando der vontade, está aí uma bela dica hehe

      Beijo

      Excluir
  3. Amo a banda, sou fã a mais de 10 anos.
    Também li o livro e dei 4 estrelinhas hahaha, inclusive foi o livro que resenhei hoje :)

    Beijos

    Beijos
    http://apenasimagine.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Camila? Poxa que coincidência! Gosto muito das músicas deles também!

      Beijos

      Excluir
  4. Olá, não conhecia o livro mas conheço a banda, gosto muito de rock mas infelizmente essa banda não foi uma das que eu gostava, curtia outras bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Paralamas do Sucesso. Mas gostei de conferir suas impressões e adorei o post, muito bom, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Paula. Realmente eles não são assim super famosos, mas continuam há 3 décadas juntos e o principal, não perderam a ética profissional. Isso que achei bacana.

      Beijo

      Excluir
  5. Não sabia que tinha livro sobre eles 😱😱😱

    ResponderExcluir
  6. Olá Milena, tudo bem?

    Infelizmente biografias não costumam me chamar tanto a atenção assim, principalmente de bandas. Lembro que meus alunos de espanhol fizeram um TCC todo sobre uma banda mexicana e foi só por Deus, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela! Hahah eu curto biografias e até imagino qual banda seja: RBD, acertei? Haha Eu amo eles até hoje, sério! Também ia querer fazer um TCC sobre eles, seria interessantíssimo! <3

      Beijo

      Excluir
  7. Oie, tudo bom?? Não conhecia a banda e já fui pesquisar as músicas. Adorei!!! Fiquei curiosa também com a leitura :D Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia o livro e nem a banda, mas achei bem interessante.
    Fiquei bem curiosa sobre o livro deles.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi algumas músicas da banda e até curti, o som deles envolve. Para ler o livro sobre eles, já não faz meu estilo. Não sou muito fã de leituras desse gênero. Mas para quem é fã, com certeza é uma excelente leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tammy! Eu gosto de biografias, assim percebemos como as pessoas penaram até chegar onde chegaram...

      Beijos

      Excluir