Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20/12/2016

# Dica de Leitura # 74

Título: Precisava de Você
Autor: Pedro Guerra
Número de páginas: 224
Ano: 2015
Editora: Belas Letras


* Livro cedido em parceria com a editora.

Precisava de Você é uma espécie de carta-desabafo de Lola Tavares para Gabriel Vegas, o cara pelo qual se apaixonou à primeira vista. O enredo já começa deixando o leitor a par de um detalhe importante: o relacionamento não deu certo e para piorar, o saldo foi um coração partido em mil pedaços.

Com uma pegada bem infanto-juvenil, o enredo aborda a primeira desilusão amorosa de uma garota de 18 anos que se acha madura o suficiente (como todos nessa idade rs') e acaba se apaixonando pela primeira vez, mas pelo cara errado. Pois é, quem nunca? E é exatamente isso que faz qualquer um, (qualquer um meeesmo) se identificar com esse des(romance). Afinal, não importa a idade que se tenha, a verdade é que ninguém está preparado para lidar com uma desilusão amorosa:


"Porque quando a gente gosta, não há quem possa nos dizer o que é certo ou errado. Tudo o que pensamos é certo, porque é o que sentimos. E não podemos ir contra o que sentimos quando gostamos de uma pessoa, porque naquele momento estamos com a pessoa certa." 

"Quando você está amando alguém, não há limite entre sensatez e estupidez. Simplesmente não existe. Você perde o controle sobre o que fala, e às vezes até mesmo sobre o que faz. É como se alguém manipulasse você - e esse alguém fosse o amor."

Conhecemos também Sam e Noel, um casal de amigos gays de Lola que mostram ao extremo que amigos de verdade estarão sempre ao nosso lado, principalmente quando estamos na fossa. A relação deles é muito bonita e evidencia o valor da verdadeira amizade.

Ler esse livro é como ler a própria história, e como não existe receita pronta para superar a dor de amor, pelo menos o Pedro, ou melhor, a Lola, nos dá uma dica super valiosa: "Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim." e foi graças a isso que eu pude conhecer esse livro M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O e que já é um dos meus favoritos do ano. O Pedro realmente consegue nos envolver do início ao fim e, apesar de todo o drama, conseguimos dar umas boas risadas com a Lola.

Gente, vocês não fazem ideia de como eu queria e precisava desse livro. Ou melhor, preciso, sempre vou precisar, pois não se pode deixar no pretérito imperfeito esse livro que é puro amor... (entendedores entenderão kkk). Já deu pra perceber que eu super indico, né?


CLASSIFICAÇÃO:


ÓTIMO!

12 comentários :

  1. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro. Apesar de não fazer o meu ''tipo literário'', confesso que até achei interessante justamente por trazer um conteúdo que permite que qualquer pessoa se identifique. E uma coisa é realmente certa: ''afinal, não importa a idade que se tenha, a verdade é que ninguém está preparado para lidar com uma desilusão amorosa''. Nós vivemos, amadurecemos e achamos que estamos prontos para qualquer coisa, e não sou lá a melhor pessoa para falar sobre isso, mas o fato é que toda decepção amorosa, por menor que seja, dói como se fosse a primeira.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Concordo em gênero, número e grau! Hahaha
      Disse tudo ;)

      Excluir
  2. Olá!

    Nunca li nada do autor, mas achei a premissa bacana, não é o tipo de livro que costumo ler, mas acho que poderia me divertir lendo e pelo que você disse o autor abordou muito bem a temática da desilusão. XD

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, além disso, o livro tem também suas partes engraçadas. Eu fiquei apaixonada!

      Beijo

      Excluir
  3. Olá Milena!
    Ainda não conhecia esse livro e lendo a sinopse, concordo com você: realmente quem nunca passou por uma decepção amorosa. Infelizmente é mais comum do que deveria ser, né?
    Mesmo assim, com seu relato positivo não me senti tentada a ler essa obra. Não me despertou interesse.
    Talvez em outro momento, quem sabe?
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís! Que pena que não tenha se interessado, mas quem sabe você se anima em 2017, hein?

      Beijos

      Excluir
  4. Sou um admirador do Pedro, mas ainda não li o livro. Sua resenha está incrivel e só desperta mais interesse para ler logo. Vou procurar comprar pra ser um dos primeiros de 2017. Parabéns pela resenha, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jhonatan! Muito obrigada! Fico feliz que tenha se interessado ainda mais pelo livro. Espero que curta a leitura assim como eu.

      Beijos

      Excluir
  5. Olá! Tudo bem por aí?

    Achei essa capa muito linda, apesar de simples. A premissa da história é bem interessante e eu pretendo dar uma chance a ela, apesar de não conhecer o autor ainda. Sua resenha ficou ótima!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada. Fico feliz em ter despertado seu interesse pelo livro. Espero que goste tanto quanto eu. Boa leitura.

      Beijos

      Excluir
  6. Amei a sua resenha! *-* fiquei muito curioso pra ler, deve ser um livro bem forte e triste. E o que dizer dessa capa linda??

    http://obaucultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rael! Pois é, a capa é belíssima e a história muito bem desenvolvida.

      Beijo

      Excluir