Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21/03/2017

# Dica de Leitura # 89

Título: Meninas
Autor: Ziraldo
Número de páginas: 48
Ano: 2016
Editora: Melhoramentos

* Livro cedido em parceria com a editora.

Para quem é fã ou já leu alguma obra de Ziraldo, sabe que o público-alvo do autor é o infantil, com destaque para os meninos. No começo do livro, intitulado "Conversa de começo de livro", o autor conta de onde surgiu a ideia de escrever um livro para meninas. Afirma que, em uma de suas muitas viagens pelo Brasil, foi abordado por uma pequena fã que queria saber o porquê dele sempre escrever sobre meninos e nunca sobre meninas. Ele respondeu que isso acontecia pelo fato de ele entender mais sobre meninos do que sobre meninas.

Insatisfeita, a menina "perguntadeira" pediu que mesmo assim, ele escrevesse uma história sobre meninas. Procurando atender a leitora maluquinha, Ziraldo publicou em 2007 Meninas das Estrelas, obra em que tentava se explicar para sua fã.

Alguns anos mais tarde, observando sua neta Alice e a coleção de Alice no País das Maravilhas que a pequena possui, nosso querido autor decidiu criar um livro onde pudesse explicar "quem" é a menina, esse ser encantado que dura apenas dos 7 aos 11 anos, que inventa amigos imaginários, transforma lágrimas em rios de esperança, enfrenta rainhas loucas, persegue coelhos brancos e se apaixona por gatos luminosos. Baseando-se na análise feita por Lewis Carroll, percebeu que a mesma não se trata apenas de uma onírica, como também uma ode em homenagem à menina,
"...que, ao final do seu tempo, se divide em duas (menina e mulher) e, juntas, seguem em frente para desmentir quem afirma que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo."


E é assim que as histórias de Ziraldo nos acompanham enquanto crianças e vão crescendo conosco e, mesmo chegando ao final, elas nunca terminam, pois sempre há uma forma de recomeçar através do eterno "Era uma vez...".



Bem, eu sou suspeita em falar sobre o Ziraldo, pois juntamente com Maurício de Sousa e Monteiro Lobato, ilustraram a minha imaginação infantil, fazendo a ponte para meu primeiro contato com a literatura. Amo esses três de paixão até hoje e, quando soube que o Ziraldo tinha, finalmente, escrito um livro para as meninas, fiquei muito animada e curiosa para saber o que o mestre tinha a nos dizer. Quando recebi esse exemplar cedido pela Melhoramentos, tive que furar a "fila de leitura". E como sempre, o resultado não poderia ser melhor: ilustrações incríveis baseadas em Alice no País das Maravilhas aliadas à beleza da narrativa, cujo tema somos nós, meninas, meninas-moças e por fim, mulheres. Seres únicos e de importância singular que crescem e se modificam externamente, porém, sem perder a essência interior.

CLASSIFICAÇÃO:


ÓTIMO!

30 comentários :

  1. Olá,

    Amo livros voltado ao público infantil, muitas vezes eles nos trazem boas reflexões né?

    Gostei da sua resenha, da capa do livro e dos quotes.


    Beijos,

    frasesdeumlivroqualquer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabi!
      Também sou apaixonada por esse tipo de literatura e fiquei honrada em receber a obra para resenhar.

      Beijo

      Excluir
  2. Às vezes os livros infantis levam-nos de novo à infância! Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Eu adoro os livros do Ziraldo.
    Eu ainda não o livro, mas quero muito ler.
    Gostei do resumo sobre o livro.
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia!
      Eu sou super fã do Ziraldo. Amo os livros dele.

      Beijo

      Excluir
  4. Oi Milena,
    Sou muito fã de Ziraldo também, nunca tinha pensado em livros para meninos ou meninas, como criança sempre me identifiquei muito com as obras dele. Adorei essas ilustrações, vou querer ler também hehe
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo aconteceu o mesmo. Também não pensava na diferença entre os meninos e as meninas e adorava tudo que Ziraldo escrevia. Mas agora, adulta, amei a iniciativa!

      Excluir
  5. Oi. não conhecia essa obra do Ziraldo e nem a história por trás dela, achei bem legal, o autor nunca erra quando o assunto é criatividade, então, certamente deve ser um ótimo livro ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian! Também achei muito criativo quando soube. Amei a novidade. Até hoje não acredito que vi o Ziraldo tão de perto ^^

      Excluir
  6. Ai que livro fofo! Adooroo o Ziraldo, acho muito massa o jeito que ele aborda assuntos mais sérios com as crianças. Faz tempo que não leio nada dele, mas é uma ótima dica para quem tem crianças! As ilustrações são lindas tbm!
    bjs
    Jo Scarreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro ele!
      A dica não vale apenas para as crianças, mas também para nós, adultos, afinal temos que manter viva a nossa criança interior.

      Beijos

      Excluir
  7. Ain que amooor, Eu sou apaixonada pelas obras do Ziraldo e me tornei fã dessa menina perguntadeira que despertou no autor a escrita por assuntos de meninas kkk Não li mas me deu muita vontade, saudades dessa histórias infantis <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzane! Também sou apaixonada pelo Ziraldo. E essa menina perguntadeira merece todo nosso respeito! Graças a ela podemos nos deliciar com mais uma obra incrível!

      Beijo

      Excluir
  8. O livro parece ser muito amor mesmo! *-*
    Porém, mais amor que o livro, só a foto que você fez com a Bunny <3

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga!
      Hahaha obrigada!
      Em uma obra que fala de Alice, não poderia esquecer a Bunny... Pena que não tenho as outras, senão ficaria ainda mais lindo kkk :P

      Excluir
  9. Eu também sou muita suspeita quando se trata dele, pois cara, ele fez parte da minha infância, então é difícil não se encantar por isso. E sabe, eu nunca tinha me dado conta que ele só falava sobre meninos e amei ainda mais, saber que por conta da opinião de uma leitorinha, ele resolveu criar esse livro.
    Já quero ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!

      Nossa, nem me fale! É muito amor pelo Ziraldo, e a cada obra dele, esse amor só aumenta!

      Beijo

      Excluir
  10. Oi, Milena!
    Que trabalho bonitinho!
    Te confesso que quase não tive contato com o universo do autor, então infelizmente não sinto essa magia toda, sabe?
    Mas fico feliz que vc tenha tido uma ótima experiência!
    Amei a ilustração e gostaria de saber mais. Vou procurar.
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andresa!
      Acho que você vai se apaixonar! O livro é puro amor!

      Beijo

      Excluir
  11. Oi Mi,
    Eu conheci o Ziraldo na Bienal do ano passado.
    Mas não li esse livro, acho que dele só li O Menino Maluquinho e Uma Professora Muito Maluquinha, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale!
      Eu também conheci ele na Bienal e foi um momento mais que especial para mim. Agora só falta o Maurício de Sousa <3

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Que máximo hein?! Não sabia da existência desse livro e já quero muito conferir a obra! Também sou muito fã do Ziraldo, assim como dos outros autores que você citou também! Vou procurar o livro e com certeza vou realizar a leitura! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tudo bem e você?
      Que bom que você gostou da novidade. Tenho certeza que vai se apaixonar por esse livro, da mesma maneira que eu <3

      Beijos

      Excluir
  13. Olá, que coisa linda, não sabia desse livro, me parece ser muito lindinho, eu adoro livros infantis, desenho, filme, tudo, amo criança e alimento a criança que vive em mim com essas coisas. Adorei saber, vou conferir bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!
      Também sou apaixonada por coisas de criança, é sempre muito bom manter viva essa essência dentro de nós. Fico feliz que tenha se interessado pelo livro. Espero que goste tanto quanto eu!

      Beijos

      Excluir
  14. Olá!
    Não dever ser fácil escrever um livro sobre meninas já que você não conhece muito o universo delas. Achei bem legal o autor atender o pedido da fã e se aventurar nesse novo universo.
    Amei a resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen!
      De fato, tal atitude só aumentou ainda mais a minha admiração por Ziraldo.
      <3

      Excluir
  15. Olá, não conhecia essa obra do Ziraldo...adoro suas histórias e curti sua resenha. Quero muito conferir a obra.

    Abraços

    ResponderExcluir