Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28/03/2017

# Dica de Leitura # 90

Título: Quando tudo muda
Autoras: Regina Drummond e Shirley Souza
Número de páginas: 224
Ano: 2016
Editora: Panda Books

Vanessa é uma garota de 13 anos que vê sua vida virar de pernas para o ar depois da separação dos pais. E para piorar, a mãe perdeu o emprego! Na tentativa de reconstruir a vida, as duas embarcam em uma viagem para a Alemanha, um país totalmente desconhecido e que elas não sabem nem ao menos falar o idioma.

Paula, a prima de sua mãe casada com um alemão, foi a única que estendeu a mão neste momento difícil e, apesar de as duas encontrarem conforto e amparo na casa dos Blumen, a vida na Alemanha vai se revelar repleta de desafios, como aprender um novo idioma, se adaptar à uma cultura diferente, viver longe de todos os amigos, isso sem mencionar os conflitos com a mãe, a desilusão amorosa e o sonho frequente com o homem da máscara de gato. Quem será ele?

“Ela parou um instante, esperando que suas pupilas se abrissem e seus olhos se adaptassem à pouca luz… Mas, como sempre, ficou sem saber o que acontecia lá dentro, porque neste momento, igual a tantas outras vezes, Vanessa acordou.” 

Em meio a um turbilhão de emoções e à descoberta de novos amigos, Vanessa perceberá que nem sempre é ruim quando tudo muda, pelo contrário, será ainda melhor do que ela esperava... Como? Só lendo pra saber!

"Naquele momento, Vanessa se deu conta de que tinha se apaixonado pela Alemanha. Era como se tivesse escolhido viver ali desde o começo. Tinha aprendido a apreciar a diversidade; conhecido tanta gente; aprendido a se virar sozinha, a suportar a dor da solidão, a superar o sofrimento, a olhar para frente, a buscar os objetivos. Só podia agradecer essa experiência fantástica."

Os temas que envolvem a narrativa são a coragem frente às mudanças, o primeiro amor, a primeira desilusão, e a separação dos pais. Neste aspecto, a história se parece muito com a do livro "Minha Vida Fora de Série", da Paula Pimenta. Em ambos os casos, consegui me identificar com as protagonistas, numa narrativa leve e muito bem escrita. Devo ressaltar que o contato com a cultura alemã que tive através do livro, fez despertar minha curiosidade em conhecer o país um dia. Aspectos tão diferentes aos quais estamos habituados que, simplesmente deu vontade de largar tudo e começar uma vida nova na Alemanha! Regina Drummond conseguiu retratar muito bem suas experiências no país dando voz à Vanessa.

A edição do livro está um puro charme, a capa além de ser belíssima, tem tudo a ver com a história, deixando uma marca forte e interessante no visual do livro. As autoras, Regina Drummond e Shirley Souza, são veteranas: as duas já escreveram muitos livros para o público infanto-juvenil, além de terem ganhado vários prêmios importantes, e o resultado, como era de se esperar, não poderia ser melhor: um livro fascinante, cuja narrativa prende o leitor do início ao fim e ainda deixa com o gosto de "quero mais".

CLASSIFICAÇÃO:

ÓTIMO!

12 comentários :

  1. Já tinha visto esse livro no Skoob, mas até então não despertava meu interesse. Mas adorei a sua resenha e conhecer um pouco mais sobre a cultura alemã me despertou demais o interesse.

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A cultura alemã é um dos pontos fortes do livro. Adorei conhecer um pouco melhor sobre esse país incrível e saber o desfecho da história de Vanessa.
      Beijo

      Excluir
  2. Que livro interessante, gostei bastante da capa e da história também, e ele também me lembrou um pouco Minha Vida Fora de Série! Gostei bastante e amei, vou procurar pra ler ♥️

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado, Suzane.
      A história e muito gostosa, vale a pena fazer a leitura.

      Beijo

      Excluir
  3. Que livro mais perfeitinho! Fiquei louca para descobrir o que acontecerá com a garota e como ela irá enfrentar todas essas mudanças. Realmente, às vezes recomeçar pode ser difícil, mas depois percebemos que talvez tenha sido o melhor. Adorei saber que a autora introduziu a cultura alemã através da personagem, fiquei ainda mais empolgada para ler!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!

      Tenho certeza que irá se apaixonar pela escrita das autoras, o livro é simplesmente maravilhoso. Com ele aprendemos que mudanças são necessárias e benéficas algumas vezes.

      Beijos

      Excluir
  4. Adoro ler livros que trabalhem com outra cultura! Dica anotada aqui para quem sabe, uma futura leitura! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Olá, Milena.
    Nunca tinha visto o livro mas achei bem fofo pela capa e com um tema interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jhonatan!
      O livro é puro amor. Você vai adorar, com certeza.

      Beijos

      Excluir
  6. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro mas achei as temáticas bem interessante fora que, achei interessante conhecermos um pouco da cultura alemã através do enredo. Saber que a premissa lembra o Minha vida fora de série só me deixou mais curiosa pela leitura. Sugestão anotada!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim! E os personagens são tão amados quanto os de MVFS.

      Aposto que irá adorar!

      Excluir