Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29/03/2017

# Dica de Leitura # 91

Título: Ulisses e a Odisseia em Versos de Cordel
Autor: Maurício de Sousa
Número de páginas: 64
Ano: 2016
Editora: Melhoramentos

* Livro cedido em parceria com a editora.

Maurício de Sousa e o ilustrador Fábio Sombra já trabalharam juntos no livro "A Guerra de Troia em Versos de Cordel", lançado em 2015 pela Editora Melhoramentos. Agora, os dois retomam a parceria na obra "Ulisses e a Odisseia em Versos de Cordel". Foi assim que a Turma da Mônica teen mergulhou na mitologia grega, em ambos os casos, narrada pelo Homero repentista, que reconta as histórias das duas obras do poeta grego, seu xará: Ilíada e a conquista de Troia, e Odisseia e o regresso do guerreiro Ulisses à sua terra natal.

"É isso que me faz amar tanto as histórias da Grécia Antiga: elas lidam com todas as grandes emoções humanas, o amor, o ódio, a raiva, o desejo de vingança e, principalmente, o desejo de justiça. E é por causa desse grande amor que resolvi recontar a Odisseia com meus próprios versos de cordel e trazer aos jovens do nosso tempo uma história que encanta o mundo há séculos!"

Com o fim da Guerra de Troia, Ulisses e seus homens se puseram ao mar a caminho de casa. O que eles não imaginavam é que demorariam 10 anos para regressar. Nessa longa jornada, repleta de aventura e ação, o herói grego enfrenta feiticeiras e criaturas apavorantes, mas não deixa de nutrir a maior das esperanças: voltar para os braços de sua amada Penélope. 



Em poesia com sextilhas de cordel, a épica e famosa obra de Homero, Odisseia, é narrada de forma sintetizada, com humor e belíssimas ilustrações. Além de ser apaixonada por mitologia grega, eu diria que a obra foi feita na medida para encantar não apenas os jovens leitores, como também os amantes da literatura universal, pois facilita a interpretação no que se refere à obra original. O livro é rico em conteúdo e informações e, na última página nos deparamos com curiosidades em relação ao poeta grego e suas obras.

O livro pode e deve ser utilizado em sala de aula, tanto na disciplina de Língua Portuguesa quanto de História, pois através deste exemplar o professor terá em mãos um rico material de trabalho. A estratégia de recontar uma obra canônica, inserindo personagens tão conhecidos do público em geral, só poderia resultar em mais uma das minhas obras favoritas deste talentoso escritor que venho acompanhando desde a infância e cada vez admiro mais!

CLASSIFICAÇÃO:

ÓTIMO!


12 comentários :

  1. Oi.

    Nunca li esse livro e nem a versão original. Na verdade, eu não sou muito fã de Maurício de Sousa. Assistia a Turma da Mônica, mas nunca fui tão apaixonada assim pelos livros ou pelo desenho. Vou passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sério? Sou o seu oposto. Desde pequena minha mãe me incentivava a ler com os gibis da Turma da Mônica e cada vez meu amor cresce mais. Esse é mais um excelente trabalho do autor e que além de tudo, tem cunho didático. Fiquei apaixonada!

      Excluir
  2. Que delicia, não sabia que existia essa releitura de histórias em forma de turma da Mônica, amei pois é uma maneira muito mais divertida e dinâmica de ler clássicos! Vou procurar o livro para poder ler, fiquei muito encantada!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzane!
      Com certeza é uma alternativa super dinâmica. Adorei a ideia do autor.

      Leia, você vai amar!

      Excluir
  3. Eu também amo a mitologia grega, ela oferece tanto sobre a psiquê humana, quer dizer, a mitologia no geral. Eu não leio Turma da Mônica há anos, mas quem sabe este ano eu me jogue novamente na aventura teen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian.

      Acredito que esse seja o momento ideal para você se reaproximar dessa turma teen. Você vai adorar a leitura!

      Beijos

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Não sabia dessa releitura.
    Vejo muitos comentários sobre a Turma da Mônica Jovem é preciso urgentemente ler rs ...
    Parabéns pela sua opinião .

    ResponderExcluir
  5. Eu amo tudo do universo do Mauricio de Souza! Não conhecia essa obra, mas já quero demais! Como professora, anotei a dica aqui! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou apaixonada pelas obras do autor e cada vez me encanto mais por suas obras. Espero que goste da leitura tanto quanto eu.

      Beijos

      Excluir
  6. Eu adooooooro essas versões de clássicos adaptados, e esses da turma da mônica então, são lindissimos, mas o que tem de lindos tem de caros kkkkkkk amo mauricio de souza! <3 adorei a dica! bjs Jo Scarreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jo!

      Infelizmente eles são carinhos sim... Mas vale a pena pela qualidade.

      Beijos

      Excluir