Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

01/04/2017

# Dica de Leitura # 92

Título: A escova de dentes azul
Autor: Marcos Mion
Número de páginas: 48
Ano: 2016
Editora: Panda Books

* Livro cedido em parceria com a editora.

O apresentador do Legendários, Marcos Mion, resolveu escrever uma obra em homenagem ao filho mais velho, Romeo, de 11 anos, portador do Transtorno Espectro Autista. Nesta obra, o autor expõe as características peculiares do filho, bem como relata o amadurecimento que essa relação lhe proporcionou.

O livro é narrado sob a perspectiva da Golden Retriever da família, Pankeka, deixando a narrativa ainda mais interessante de ser analisada: Romeo e Pankeka veem o mundo de um jeito diferente dos irmãos mais novos, Stefano e Donatella. E é justamente essa visão de mundo que abordada no livro.



O Natal está se aproximando e com ele toda a euforia de escrever a cartinha para o Papai Noel. O que será que as crianças escolherão de presente? Enquanto Stefano e Donatella listam os mais diversos brinquedos modernos, Romeo pede algo bastante simples e que surpreende toda a família.

"Naquele momento eu tive a certeza de que o Romeo tem mesmo um superpoder. O meu irmãozão tem o poder de mostrar para todo mundo que a felicidade pode estar nas coisas mais simples (...). O que importa é o valor que a gente dá para elas. O Romeo é mesmo especial... Superespecial!".

Com sua pureza e simplicidade, o garoto mostra o verdadeiro significado do espírito natalino e, que mais importante que ser diferente é fazer a diferença.


O livro é direcionado para o público infantil, com o objetivo de minimizar o preconceito social, mas também como forma de conscientização, respeito e conhecimento por parte dos adultos. A leitura é fácil, rápida e cheia de reflexões e muita emoção, por isso indico-a para todas as idades! 

Hoje, 2 de abril, é o dia mundial da conscientização autista, e encerro a resenha com uma frase dita por Marcos Mion em uma entrevista ao jornal O Globo:

“O preconceito velado é tão violento quanto o explícito. Aquela cutucada ou olhada machucam. As pessoas não sabem lidar. Tem gente que fala alto e pausadamente, como se ele não fosse entender. Outras ficam na dúvida se tocam, se dão a mão. Se você chegar com paciência e amor, vai ser bem recebido."



CLASSIFICAÇÃO:

ÓTIMO!


16 comentários :

  1. Ain que lindo, eu já tinha ouvido falar desse livro e ele é uma atitude tão bonita do Marcos, afinal todos precisam de identificaçao e as crianças de autismo se verem nos livros é ótimo ♥️ Amei demais!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzane.

      Marcos Mion mostra o quanto ainda somos pouco desenvolvidos é o tanto que temos que aprender com essas crianças maravilhosas.

      Beijo

      Excluir
  2. Já tinha ouvido sobre esse livro,mas bem superficialmente. Concordo que todos devem conhecer essa história,que parece emocionar,mas principalmente tem o objetivo de conscientizar a todos e diminuir o preconceito.

    Ótima dica,vai ser minha escolha de presente para as crianças da família e amigos.

    bjssss


    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!
      Fico feliz em saber que você vai presentear as crianças de sua família com um livro tão belo quanto este. Fará a diferença na vida de cada uma delas.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi,

    Nossa que legal não conhecia o livro, e com poucas paginas da pra ler rapidinho.
    Lendo sua resenha lembrei do livro " Extraordinário" .

    Vou anotar sua dica 🙃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!

      A leitura é bem rápida, porém bastante reflexiva. Espero que goste tanto quanto eu.

      Beijo

      Excluir
  4. Ola, Milena.
    Não sabia que esse apresentador é autor e muito menos a respeito do filho dele.
    Adorei essa idéia dele ter criado o livro com inspiração no filho. As ilustrações parecem ser lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações são belíssimas, assim como a lição que Mion nos deixa com esse livro.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Milena.

    Não sabia que o filho de Marcos Mion é autista e foi uma bela homenagem fazer um livro. Mesmo que seja direcionado para o público infantil, é uma ótima oportunidade dos pais lerem juntamente com os filhos para minimizar o preconceito social e mostrar mais respeito e conhecimento. Tem parabenizá-lo pela iniciativa. Tomara que faça bastante sucesso.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kênia! Sem dúvida, o assunto é de grande valia tanto para crianças quanto para adultos: conscientização e respeito!

      Excluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Com certeza irei indicar esse livro para uma conhecida minha, ela sei que irá gostar da leitura, gostei da proposta da obra, mas por enquanto procuro outros tipos de leitura, por isso deixarei passar a dica por enquanto!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nay!
      Espero que um dia você tenha a oportunidade de conhecer Romeo e aprender com ele a beleza da simplicidade. Um livro muito bonito e emocionante.

      Beijo

      Excluir
  7. Milena, que coisa mais linda de viver esse livro do Mion, quero ler ontem, por vários motivos, mas destaco dois deles: amo as crianças autistas e o tema e amo livros infantis. Romeo é realmente um “ser iluminado e mágico” que dá lições o tempo todo e a Pankeka deve ser demais.
    Obrigada por esta linda dica.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tania!
      Imagina! Fico feliz que você tenha se interessado e se identificado com a obra. Espero que goste tanto quanto eu *-*

      Beijo

      Excluir
  8. Nossa, não sabia que o Marcos Mion tinha escrito um livro. Que fofinho ><
    Sempre quis saber mais a respeito de autismo e em crianças, com certeza leria <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thai!

      Com certeza! O livro é pura demonstração de amor *-*

      Excluir