Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18/04/2017

# Dica de Leitura # 96

Título: Lumi e sua Luz
Autora: Aline Netto Roméro
Número de páginas: 28
Ano: 2016
Editora: Grupo Editorial Scortecci

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Quando nasceu, Lumi recebeu uma luz única e brilhante. Algum tempo depois sua luz foi envolta em uma bolha azul e recebeu, junto com os demais amigos de bolha azul, a tarefa de caçar vagalumes, enquanto que aqueles que possuíssem a bolha rosa deveriam cuidar das flores. O problema é que tudo o que Lumi mais queria fazer era cuidar das flores. Sentia-se infeliz caçando vagalumes. Mas imaginava que havia um motivo para obedecer a essa regra.

Um dia, tomou uma atitude: mesmo que todos considerassem errado, Lumi acreditava ser a coisa certa a se fazer. Foi assim que estourou sua bolha e deixou sua luz brilhar livremente. Com o tempo, os demais aceitaram sua escolha e perceberam que não havia razão para fazer o que não gosta e viver infeliz. 

Este livro, direcionado ao público infantojuvenil, mas que deveria ser trabalhado da mesma maneira com o público adulto, foi criado com o intuito de educar sobre a igualdade de gêneros, rompendo com padrões sociais pré-definidos e preconceituosos, tais como, a ideia de que a menina gosta de rosa e brinca de boneca, o menino, por outro lado, deve gostar de azul e brincar de carrinho. E que a inversão de fatos, representa algo errôneo e inaceitável. Justamente, pelo ponto de vista social ainda ser muito machista e arcaico, vemos tanto preconceito nos últimos anos. Principalmente, no que diz respeito às pessoas transgêneros.



É muito comum, principalmente na infância, que algumas crianças não se identifiquem com seu gênero de nascimento, e esse livro tem o objetivo de ajudá-las a se aceitar como são e aos demais, que não sofrem com uma situação semelhante, a respeitar a individualidade e ressaltar que cada um tem uma luz própria.

CLASSIFICAÇÃO:


ÓTIMO!



8 comentários :

  1. Aí que fofo, eu estou lendo um livro parecido com isso e acho incrível quando o autor quer mudar o "perfeito" para o "imperfeito"
    Adorei saber sobre o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kerollyn!
      Realmente essa "desconstrução" de modelos vem bem a calhar em nossa realidade.

      Beijos

      Excluir
  2. Não conhecia o livro e já gostei, a temática é de meu interesse enquanto leitora e educadora, ótima resenha e indicação. Vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lilian!
      Fico feliz que tenha se interessado pela obra e espero que possa aproveitá-la em suas aulas.

      Beijos

      Excluir
  3. Interessante,gostaria de ler. Como futura educadora é sempre bom estar por dentro dos livros infantis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabella.
      Sem dúvida, é muito importante.
      Tomara que goste!

      Beijos

      Excluir
  4. MEU DEUS DO CÉU QUE COISA FOFA. Eu precisoooooo! adoreiii tudo, o tema, a capa, tudo... queroooooo! bjos
    Jo Scarreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Hehehe fico feliz que minha indicação tenha despertado tanto o seu interesse! Espero que aprecie a leitura.

      Beijos

      Excluir