Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25/06/2017

# Dica de Leitura # 104

Título: Morgenstern
Autora: Kelly Hamiso
Número de páginas: 368
Ano: 2016
Editora: Novo Século


* Exemplar cedido em parceria com a LC - Agência de Comunicação.

Sarah Vega é uma jovem estudante de fisioterapia dedicada aos estudos e à família. Ajuda a mãe com o carrinho de cachorro-quente e tem um amor incondicional pelo pai, seu Átila, que sofrera um acidente, ficando paraplégico e dependendo totalmente dos cuidados da esposa e da filha.

À espera do homem que irá abalar suas estruturas e conquistar de vez seu coração, ela terá uma agradável surpresa ao participar de uma aula externa especial da faculdade, em uma academia famosa: conhecerá Hans Scheidemann, lutador profissional de MMA, também conhecido como A Muralha Alemã, por nunca ter perdido uma luta. 

Quem não vai gostar nada dessa história será Andreas, seu amigo de faculdade loucamente apaixonado por ela. Diferentemente dele, Hans não será bem aceito pela família e pelos amigos, por ser mais velho e também por ser estereotipado como um homem que resolve tudo na porrada. Misterioso e dono de si, Scheidemann envolverá a protagonista em um turbilhão de emoções e dúvidas.

Você tem que se permitir (...) Nessa vida, ninguém é de ninguém. Você nunca vai saber se aquela ou outra pessoa pode ficar para sempre... Se for assim, nunca vai amar ninguém com medo de perder?

O problema é que no coração, ninguém manda. E se quiser viver um amor de verdade, Sarah terá de travar uma luta consigo mesma e, aceitar, antes de tudo, o dom que lhe foi cedido por Deus para ajudar a salvar a humanidade: ela é uma das cinco pontas da Estrela. Sarah é uma Estrela da Manhã, e aceitar esse dom de conseguir ver o futuro nem sempre é muito fácil, principalmente porque ele já está escrito e resta a cada um descobrir qual é o melhor caminho a ser seguido.

O destino é uma linha numa roca de fiar, mas quem tece a trama entre a urdidura é você. Não fique assim, Estrela Maior. Não se pode salvar as pessoas delas mesmas. As linhas do destino vão se cruzando conforme suas escolhas. Por isso eu disse que sim, você poderia ter evitado a tragédia, porque previu, mas só se eles aceitassem ouvi-la.
Às vezes os sacrifícios são necessários para que as coisas caminhem do jeito certo.

Preciso fazer um comentário especial sobre alguns personagens, entre eles, Gil e Paulo, dois grandes amigos de Sarah. Ela, sempre com alegria de viver, será o suporte para a amiga em alguns momentos. Ele, um aspirante a cantor que sonha alto e quer mudar de vida. Há também, o amigo gay de Sarah, Ramon, que terá um papel fundamental na trama e será um dos protetores da Estrela da Manhã.

Já o Seu Antônio merece um parágrafo dedicado a ele! Exemplo de amizade e fidelidade, o senhorzinho é o pilar que sustenta Hans. Depois de ter perdido a esposa, Zaira, voltou a se sentir vivo acompanhando A Muralha Alemã em suas lutas e campeonatos. Além disso, ele exerce o papel de pai na vida do lutador. Definitivamente, uma pessoa mais que especial e fundamental na narrativa.

Além desses personagens, trago uma curiosidade. A personagem de Érica, a lutadora de MMA apaixonada por Hans Scheidemann, foi inspirada na lutadora de MMA paranaense Érica Paes. A mesma, foi também, a musa inspiradora para que Glória Perez criasse a personagem da policial Jeiza, na novela das nove "A força do querer".



Morgenstern abalou minhas estruturas. É o tipo de leitura cativante do início ao fim. Me peguei em alguns momentos chorando de tristeza e desespero, mas depois da tormenta, veio o choro de alegria. Mais que um livro, eu me sentia personagem dessa história e devo dizer a vocês que foi uma das melhores leituras que fiz esse ano e em toda a minha vida! E o mais importante: o livro serviu para confortar meu coração que estava em turbulência. Posso dizer que Morgenstern trouxe, além de uma bela história, uma grande lição de vida: às vezes para ganhar, precisamos perder. Por mais doloroso que seja. O destino já está traçado e aquilo que for para ser seu dará um jeito de chegar até você, mais cedo ou mais tarde. Não há porque insistir na hora errada. Tudo tem o tempo certo. E se as evidências nos guiam para tomar determinadas decisões, não devemos temê-las. Apenas nós somos capazes de guiar nosso caminho, esse poder está em nossas mãos.

E o que nos torna fortes ou invencíveis é a invejável capacidade que Deus concedeu, a tudo aquilo que criou, de recomeçar. Podemos nos cansar e parar para respirar, fazer uma pausa, rever estratégias, relaxar por um tempo, mas nunca desistir.

CLASSIFICAÇÃO:

ÓTIMO!

44 comentários :

  1. Oiiii tudo bem??

    Não conhecia o livro, a autora, e muito mesmo imaginava que a história poderia ser assim, olhando a capa imaginaria algo bem meiguinho, personagens não tão interessantes.
    Gostei de conhecer e poder mudar minha ideia pelo livro e até fiquei com vontade de realizar a leitura, ainda mais com personagens tão cativantes.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa! Fico feliz de tê-la instigado a começar a leitura. Espero que goste tanto quanto eu.

      Beijo

      Excluir
  2. Olá!!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro aqui por portugal, mas fiquei muito curiosa para ler, vou procurar! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liliana!
      Obrigada pela visita! Creio que você vai adorar saber mais sobre essa história tão perfeita! *-*

      Excluir
  3. Olá Milena, tudo bem?

    Eu também cheguei a receber o livro da Lilian Comunica, mas como não havia sido informada, eu acabei deixando-o de lado, esperando uma brecha para lê-lo. Ainda assim não acho que será uma leitura dentro da minha zona de conforto, mas que fazê-la mesmo assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela!
      Fico feliz que você dê uma oportunidade à leitura e não se mantenha presa apenas à sua zona de conforto.
      Beijos e boa leitura.

      Excluir
  4. Oie

    É tão bom quando um livro mexe desse jeito com a gente, né? Achei legal a autora se inspirar em alguém que conhecemos e trazer assuntos e personagens que não temos costume de conhecer.

    Beijinhos,
    Livros que Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Nossa, nem me fale! Já estou com vontade de ler de novo hahaha
      Beijos

      Excluir
  5. Oi. Tudo bem?
    Parece ser um livro muito tocante. Deve ser alguns momentos bem tristes na história para ter deixado você tão emocionada. A história parecer ser muito boa e envolvente. Confesso que não é o tipo de livro que me interessa, mas fiquei com um pouco de vontade de conhecer mais a fundo a história. Talvez essa impressão seja passada devido à sua ótima resenha. Vou anotar a dica aqui. Quem sabe um dia não pegue para ler, não é mesmo?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro!
      Que bom que você se interessou pelo livro depois de ler minha resenha! Espero que se envolva com a história tanto quanto eu!
      Beijo

      Excluir
  6. A história parece ser bem interessante, quero muito conhecer um pouco mais sobre esses personagens. Meu único problema é que não gosto muito da temática do MMA.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Garanto que a temática do MMA não compromete a leitura, mas sim, deixa-a ainda mais emocionante.

      Beijo

      Excluir
  7. Eu estou louca para ler esse liro, ganhei de presente de aniversário em fevereiro, mas ainda não tive tempo para ler. Eu gostei da sua resenha e de saber as suas impressões com a leitura, eu tenho certeza que vou curtir o livro, a premissa me agrada bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bea!
      Fura a fila de leitura! Hahahah o livro é ótimo, garanto! ;)

      Excluir
  8. Oi tudo bem?
    Já tinha visto a capa desse livro por aí na internet da vida, mas confesso que ele não tinha me chamado muito a atenção achei que seria uma apenas mais um clichê bobinho, mas ao ler tua resenha vi que é muito diferente com personagens fortes e marcantes e um enredo bem diferente irei fazer a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais, você não irá se arrepender se der uma chance a esse livro da Kelly! Foi um dos melhores que li no ano!
      Espero que goste tanto quanto eu.
      Beijo

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro, nem a autora.
    Gostei da capa, da premissa e das suas impressões.

    Vou anotar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, como dizem não julgue o livro pela capa, ótima resenha, gostei do enredo, a história parece interessante.

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem?
    Não conhecia o livro e de cara já torci o nariz. Achei o enredo, apesar de bem bacana, meio clichê com todo esse triângulo amoroso. Mas confesso que me surpreendi pela pitada de fantasia no meio dele. Não esperava.
    Ótima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camila!
      Espero que dê uma chance ao livro, não irá se arrepender e vai se surpreender, garanto.
      ;)

      Excluir
  12. Olá!
    Não conhecia essa história e fiquei super empolgada após ler sua resenha. Espero conseguir ler em breve, mesmo parecendo um pouco clichê sinto que a autora conseguiu deixar a leitura envolvente.
    Dica anotada!

    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Sem dúvida, o enredo é super envolvente e apaixonante!

      Excluir
  13. Oi Milena, já conhecia o livro, mas não o li ainda. O enredo continua me interessando, sem falar que sua resenha está ótima.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Eu achando que se tratava de um New Adult comum quando você solta que ela vê o futuro e é uma das 5 estrelas. Eita! rs
    Gostei do fato de ter sido inspirada numa lutadora de MMA. Prevejo uma protagonista forte e determinada.
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha
      Oi, Luana. Pois é, o livro consegue superar as expectativas!

      Excluir
  15. Oie, não conhecia o livro, porém o contexto me deixou bastante curiosa para le-lo, ah sobre essa que capa hem é linda.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a capa é maravilhosa!
      Fico feliz que tenha se interessado.

      Beijo

      Excluir
  16. Oie amore,

    Sempre me deparo com a capa desse livro que me instigou desde a primeira vez que vi... com sua resenha fiquei ainda mais curiosa pela leitura.
    Adorei a resenha e as fotos estão um amore!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Grazi!

      Espero que leia o livro em breve e se apaixone tanto quanto eu.

      Excluir
  17. Olá!

    É um livro que tenho bastante vontade de ler, apesar do título ser um pouco esquisito... Apesar dos clichês, tem um toque de fantasia, que ajuda a quebrar a mesmice. Pretendo ler o livro, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fizer a leitura, você vai descobrir o porquê do título esquisito. Se eu contasse, daria um mega spoiler.

      Beijo

      Excluir
  18. Olá,

    Eu li esse livro logo que lançou, foi uma leitura muito boa e que me deixou aflita em vários momentos. Também posso dizer que esse livro teve uma da série maiores trollagens que já li, eu estava quase arrancando meus cabelos e aí a autora revelou "aquela" coisa, fiquei com o queixo no chão. Gostei muito desse livro e que bom que você também gostou.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha que bom ler o comentário de alguém que também leu o livro e se sentiu tão desesperada e emocionada quanto eu!

      Beijo

      Excluir
  19. Já conheço esse livro faz um tempinho, de resenhas e de folear, mas, infelizmente, não sou o público leitor, achei bem juvenil, voltado ao público entre 18 e 29, mas para mim não rolou. Sua resenha ficou ótima, estruturada, boa de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lilian.
      Pena que não se interessou, mas acho que se desse um chance, não se arrependeria. Pense com carinho ;)

      Excluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai e confesso que achei a premissa dele interessante, mas quando começou a misturar fantasia eu desanimei um pouco, mas lendo sua resenha parece que a autora soube trabalhar bem a história e parece ser um livro cativante mesmo. Enfim, gostei bastante de conferir sua resenha, mas no momento não é o tipo de história que quero ler.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa.
      Espero que dê uma chance à leitura mais cedo ou mais tarde e que se deixe envolver por esses personagens cativantes.
      Beijo

      Excluir
  21. Olá linda,

    Eu estou com vontade de ler esse livro há um tempo já, pretendo adiciona-lo ao meu kindle em breve, sua resenha me deixou ainda mais motivada, estou curiosa para conhecer esse casal.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivi!
      Que bom que você gostou, linda. Espero que se apaixone pela narrativa tanto quanto eu.
      Beijo

      Excluir
  22. Olá Milena!
    Eu ganhei esse livro num sorteio e estou bem empolgada para fazer a leitura. Sua resenha me deixou mais motivada a passar ele na frente e conhecer esses personagens tão cativantes.
    Adorei a resenha e vou fazer a leitura em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suh! Parabéns por ter ganhado o livro! Ele é incrível, tenho certeza de que você irá amar a leitura assim como eu.

      Beijos

      Excluir