Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

02/10/2017

# Dica de Leitura #116

Título: Quando é inverno em nosso coração
Autor: Américo Simões
Número de páginas: 352
Ano: 2017
Editora: Petit

* Livro cedido em parceria com a editora.

O Recanto dos Pássaros, propriedade dos Bellmonte, onde vivem as irmãs Clara e Amanda e seu pai, Ernest, é um cenário europeu do final do século XIX, no qual se desenvolve a narrativa. Naquela época, os casamentos eram arranjados pelos pais conforme lhes convinha com o intuito de ampliar as fortunas. Aos 18 anos, Clara, a irmã mais velha, descobre que fora prometida desde seu nascimento ao poderoso Raphael Monie. No entanto, desde menina, seu coração sempre pertenceu a Raymond Trust, o jardineiro da família que fora abandonado, ainda garoto, pela tia, na propriedade dos Bellmonte, vivendo aos cuidados da empregada, Stella.

Raymond e Clara vivem um amor escondido há muito tempo e todos os dias dão um jeito de se encontrar e prometer juras de amor. No entanto, o casamento com Raphael tornara-se um empecilho entre os dois, ainda mais que Clara, depois da morte da mãe, jamais ousara desobedecer seu pai, tornando-se submissa à todas as suas vontades. E para piorar a situação, quando Amanda viu o noivo da irmã pela primeira vez, rendeu-se de amores por ele...

Coincidência ou não, algumas semanas antes do casamento, Clara é acometida por uma doença terrível que a deixa à beira da morte. Para não desfazer o acordo entre as famílias, Ernest Bellmonte faz Amanda, a filha mais nova, casar-se com Raphael. A essa altura, porém, ele já está perdidamente apaixonado por Clara e não aceita de bom grado a decisão tomada pelos pais, mas se vê obrigado acatar a ordem, ficando ainda mais transtornado quando percebe que milagrosamente sua ex-noiva se recupera da doença, levando-o a crer que tudo não passava de fingimento apenas para evitar o matrimônio, já que descobre que Clara e Ray têm uma paixão secreta.

É assim que todo o amor que o primogênito dos Monie dizia sentir se transforma, na mesma proporção, em obsessão, ódio e rancor e, sua vingança, permanecerá em segredo até o desfecho da história e irá abalar profundamente a vida de todos dali para frente, tirando-lhes a paz por longos e árduos anos.

"Queremos mudança, agimos como se tivéssemos realmente mudado, evoluído... Mas até onde de fato mudamos e evoluímos?"

Abordando a temática do espiritismo, o romance revela que todos nós carregamos marcas de vidas passadas e reencarnamos com o intuito de compreender, perdoar e fazer diferente, para que elevemos nosso espírito. Posso adiantar que, independentemente de ser espírita ou não, a história em si é muito linda e traz muitos ensinamentos e reflexões sobre nossas atitudes diante das mais diversas situações, que podem sempre nos levar a dois caminhos: o do bem e o do mal;

"A quem você quer servir hoje? Ao rancor ou à compreensão? À mágoa ou à superação? Ao amor ou ao desamor? A Deus ou às trevas?"

Na vida, estamos sujeitos aos dias de luta e aos de glória, só cabe a nós decidirmos como enfrentar cada um deles. 

Fiquei apaixonada pela história e, com certeza, esse se tornou um dos meus livros favoritos. Me emocionei em diversos momentos e ao finalizar a leitura senti meu coração mais aquecido. Acompanhar a trajetória e a evolução dos personagens foi muito gratificante, assim como perceber que nunca é tarde demais para recomeçar e ser feliz.

A capa é maravilhosa e a diagramação está perfeita. Mais uma vez a editora não deixou a desejar. Recomendadíssimo! 

Finalizo a resenha com esta reflexão, pois muitas vezes não entendemos e não aceitamos os caminhos que a vida nos leva a tomar:

"Como vê, nem sempre o mal é o mal de verdade. Pode e é muitas vezes o bem disfarçado de mal. A princípio o encaramos como o mal; mais tarde, no decorrer do tempo, descobrimos ser o bem que veio para nos libertar de algo que não nos tinha nada a acrescentar em termos de evolução, vem para causar uma renovação. Ouso até chamá-lo de bênção."

CLASSIFICAÇÃO:

 
ÓTIMO!


26 comentários :

  1. Olá!
    Realmente parece ser uma história bastante envolvente e emocionante. Anotei sua dica e pretendo ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha se interessado pela obra. Se tiver a oportunidade de ler, depois me conta o que achou.

      Excluir
  2. Oiii. Amei a capa do livro e sua resenha, fiquei intrigada com essa história de amor e ódio. Esse negocio de casar com a pessoa que não se ama e a que ama amar outro, meu Deus acho que vai dar maior confusão.
    Fiquei com muita vontade de conhecer a história.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane!
      A história é bastante envolvente e nos traz grandes lições e reflexões, é uma excelente opção de leitura.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá! Tudo bom?
    Eu não conhecia esse livro, mas logo de cara já estou apaixonada, a capa é perfeita, o gênero literário é minha cara, e a sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler ele.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce!
      Fico feliz que tenha se interessado pela obra. Acho que você vai amar!

      Excluir
  4. Olá
    A história parece bem intensa, cheia de reviravoltas coisa é tal, até gosto dessa pegada espírita e espiritual, mas sou o tipo de pessoa que não suporta essas confusões amorosa vai casar com um, mas ama outro e assim por diante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniele!
      O livro tem essas confusões amorosas em função de uma outra vida conturbada. Mas tudo é esclarecido de maneira bastante satisfatória no final. Se você der uma oportunidade à obra, não irá se arrepender ;)

      Excluir
  5. Olá, a história parece ser muito boa, mas não faz parte do gênero que eu gosto de ler pois falar sobre espiritismo e eu não leio nada que envolva religião. Mas gostei muito da sua resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lara.
      Que pena que livros religiosos não sejam de seu interesse...
      Obrigada pela visita

      Excluir
  6. Não conhecia esse livro! Capa linda não?!
    Achei a trama envolvente e fiquei bem curiosa mesmo.
    Vou anotar a dica e ler com certeza.
    Sua empolgação me deixou ansiosa!! huahuauha

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha que bom que consegui instigar sua curiosidade. A capa do livro é linda e a história também! Boa leitura!

      Excluir
  7. Olá!
    Achei a história bem cativante, mas não sou muito chegada a livros espíritas. Por isso não leria. Mas fiquei feliz em saber que você apreciou o livro.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Realmente, gostei bastante do livro. É um dos meus favoritos da editora.
      Beijos

      Excluir
  8. Oie!

    Gosto bastante dos livros lançados por essa editora, mas os livros espiritas que leio são mais focados no estudo, que em histórias como esse, mas é uma dica valida com certeza para uma leitura mais leve!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nay!
      Com certeza, é uma leitura bastante agradável, se você der uma oportunidade à leitura, vai amar!

      Excluir
  9. Olá Milena,
    esse livro é incrível, não é? Ele faz a gente pensar sobre a vida, sobre o mal e o bem e sobre tudo o que nos cerca.
    Fazia muito tempo que eu não lia nada nesse estilo e esse livro foi um balsamo. Adorei sua resenha e fiquei com muuita vontade de reler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Muito obrigada! O livro é ótimo mesmo, não só pelas reflexões que nos traz, mas também pelo fato de a história ser bem narrada.
      Beijos

      Excluir
  10. Oiee, não conhecia o livro, mas depois de sua resenha tão apaixonante me peguei bem curiosa para saber mais a respeito, que bom que vc gostou da leitura, espero realmente ler em breve!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Janiele!
      Espero que aprecie a leitura tanto quanto eu!

      Excluir
  11. Oie,
    Não conhecia o livro, mas achei essa capa bem bonita, embora eu não costume gostar de livros que tem pessoas na capa.
    Acredita que nunca li na espirita?
    Anotei a dica para poder iniciar no gênero.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tenho certeza de que esse será uma excelente escolha para iniciar o gênero. Depois me conta o que achou, viu?

      Excluir
  12. Sou apaixonada por romances de época!!! Preciso dele urgentemente

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu amo romance de época, mas não gosto de livros espíritas e sei que editora escreve livros assim. No meu caso não leria, mas achei a história bem interessante e vou indicar para uma amiga.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suh!
      Tomara que sua amiga goste da indicação :)
      Beijos

      Excluir