Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14/12/2017

# Dica de Leitura # 123

Título: O Garoto do Cachecol Vermelho
Autora: Ana Beatriz Brandão
Número de páginas: 294
Ano: 2016
Editora: Verus

Melissa é uma jovem bailarina extremamente egoísta, mimada, arrogante e preconceituosa. Possui um péssimo relacionamento com a mãe, amizades superficiais e um "quase" namoro de aparências. O ballet é a única coisa que faz seu coração pulsar de verdade, por isso, está trabalhando duro para conseguir uma audição em Juilliard e realizar o seu grande sonho de se tornar uma bailarina famosa.

Em uma noite de Ano Novo, seu destino se cruza com o de Daniel, um jovem amável e de bom coração. A partir do momento em que é confrontado pela antipática bailarina, o garoto do cachecol vermelho resolve mostrar a ela que o mundo não gira apenas ao redor do seu umbigo e lhe propõe um acordo. Agora, os dois vão passar a maior parte do tempo juntos e o destino de Mel ganhará uma nova direção.


"Daniel tinha esse poder sobre as pessoas. Ele era como um farol no meio da noite escura, um ponto de luz que você tem que seguir se quiser sobreviver."



No decorrer das páginas, vamos nos familiarizando com o passado triste e cheio de cicatrizes da bailarina e conseguimos entender, em parte, algumas de suas ações e a necessidade de ajuda. O livro mostra seu amadurecimento como ser humano, porém, sem perder sua essência de garota decidida e um pouco mandona, capaz de lutar até o fim por aqueles que ama.


"Apesar do seu discurso maluco sobre me ajudar, e apesar de todas as coisas sem sentido que dizia, Daniel era a minha chance. Eu o conhecia havia tão pouco tempo, e mesmo assim sentia que ele sabia mais sobre mim do que qualquer um no mundo. Porque ele via alguma coisa que ninguém jamais tinha visto. Ele enxergava a esperança em meio a todo caos de raiva e desprezo em que eu vivia mergulhada."

Ana Beatriz soube articular a trama com maestria, prendendo o leitor da primeira à última página, com uma narrativa envolvente, emocionante, nos trazendo belíssimas reflexões e grandes ensinamentos sobre a vida. Adianto para vocês que o livro é muito mais que um simples clichê. São abordados temas como preconceito racial, discriminação de pessoas com limitações físicas, câncer e ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Todos esses aspectos abordados foram muito bem construídos e, pude perceber como a autora se esforçou para mostrar o quão especial e essencial essas pessoas podem ser.


"Você me ensinou a amar. P.S: Obrigada pelas sapatilhas mágicas, meu vândalo."



O que falar sobre o vândalo? Que ele foi o melhor personagem que tive a honra de conhecer esse ano e, que com ele aprendi muito sobre a vida. A superação não aconteceu apenas na vida da Mel, mas na minha também. Daniel é e sempre será o nosso anjo dos cabelos loiros e cacheados.

O Garoto do Cachecol Vermelho não se tornou apenas mais um livro favorito na minha estante, mas também no meu coração que, ainda está dividido em milhões de pedacinhos. Preparem os lenços, vocês irão precisar.

CLASSIFICAÇÃO: 



ÓTIMO!


22 comentários :

  1. apesar de nao ser meu genero favorito, a resenha que vc fez me deixou bem curiosa para ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milca. Fico feliz em saber disso. Espero que tenha a oportunidade de ler o livro em breve.
      Beijo

      Excluir
  2. Gosto do enredo deste livro e já li bastante resenhas sobre ele e todos concordam no quando a leitura é envolvente, então é claro que quero ler. Agora coisa que poucos mencionam são as reflexões contida nele, que com certeza é algo de grande importância em um livro.
    Gostei muito da sua opinião de O Garoto do Cachecol Vermelho, espero fazer está leitura.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Com certeza, o mais importante de tudo em um livro são as lições que ele nos traz. Fiquei muito emocionada com a leitura e, creio que, mudei bastante meu jeito de ver as coisas. Tenho certeza que você vai gostar.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Milena

    Eu sou aquele tipo de pessoa que acha que não importa as coisas pelas quais passamos, nada justifica tratar mal as pessoas e agir de uma maneira ruim. Então eu meio que não curto muito enredos assim. Mas pelo menos a personagem amadurece, né?
    Que bom que você gostou tanto! *-*

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires.
      O amadurecimento da personagem é apenas consequência de uma história de muito amor e aprendizado. Apesar de concordar com você de que nada justifica tratar mal as outras pessoas. Ainda bem que existiu um Daniel na vida da Melissa! Hehe
      Beijos

      Excluir
  4. Primeiramente, não poderia deixar de comentar sobre esse autógrafo super fofinho! Que lindo!
    E eu AMO histórias que tem protagonistas chatinhas que melhoram conforme a premissa vai melhorando. Amei também o fato de envolver dança, pois amo esse tema. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Fico feliz que tenha gostado é que se identifique com o estilo da narrativa da Ana. Tenho certeza de que você vai amar conhecer os dois protagonistas!

      Excluir
  5. Oi Milena!

    Deu pra perceber que você gostou mesmo do livro e é tão bom quando isso acontece. Aliás, pra você é mais difícil resenhar um livro que você amou de paixão ou sou só eu?! Nossa, tenha muita dificuldade de escrever a resenha de um livro que gostei muito... acho que me cobro demais, por querer passar todas as emoções e sentimentos que aquele(a) escritor(a) me fez sentir durante a leitura!
    Enfim, gostei muito da premissa do livro e um ponto a favor (que me faria ler a obra) foi que disse que é muito mais do que um clichê, pois aborda temas mais complexos com o preconceito racial e doenças como ELA. Fiquei interessada nesse ponto e acho que darei uma chance sim ao livro.
    Boa dica!

    Obrigada, beijos
    Fe
    https://ateaultimapagina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê! Eu me sinto exatamente como você quando gostei bastante de um livro. Também me cobro de mais e demoro horas pra deixar a resenha do jeitinho que eu considero "perfeita". Jesus, que sofrimento! Hahahahah
      O livro é muito enriquecedor e muito bem escrito. Fico feliz em saber que você se interessou por ele.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Mi! Que livro fofo! Bem do jeitinho que você gosta hehe
    Gostei dessa premissa repleta de ensinamentos pra vida. Acho legal quando a trama procura despertar no leitor uma acordada para certas situações. Se fosse só uma história dramática e superficial não ia despertar meu interesse.
    Não tinha dado muita bola pra ele, mas lendo sua resenha agora vou querer ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Você vai se emocionar muito, garanto. As lições que o livro nos traz são maravilhosas! Não deixe de ler. Depois me conta o que achou, viu?
      Beijo

      Excluir
  7. Olá ♥
    Sou doida para fazer a leitura desse livro ♥
    Vi que muitas pessoas gostaram. Todo romance tem lá seus clichês, mas creio que é aquele ditado os meios justifica o fim. A premissa é maravilhosa e lendo sua resenha fiquei de coração cheio e com muita vontade de ler ♥
    Parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Fico feliz em saber que te deixei ainda mais curiosa com a obra. Espero que goste e se emocione tanto quanto eu.
      Beijos

      Excluir
  8. Sabe quando você quer muito ler um livro mas alguma coisa diz para você não o ler ainda? É que estou fugindo um pouco de dramas - mesmo os que tem final feliz e pelo seu comentário de preparar os lencinhos fico pensando se devo ou não arriscar - como disse, estou fugindo das lágrimas.
    Mesmo assim, a premissa do livro (e saber que além dos clichês ele tem muito mais) me faz ficar doida para fazer a leitura. Ai que dúvida!
    Bom, ele está na lista, quem sabe mês que vem minha vibe de "sem lágrimas" não me impeça de arriscar e conhecer essa história :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Lica, eu acho melhor você deixar pro próximo mês mesmo... Você não vai conter as lágrimas se fizer a leitura deste livro.
      Depois me conta se chorou "largada" como eu rsrs

      Excluir
  9. A autora desse livro é tão fofa! Toda vez que vejo videos dela no instagram fico encantada! Acho bacana que mesmo tão nova ela trate de temas importantes, como ELA, espero poder ler em breve e simpatizar com a leitura tanto quanto você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ela é uma fofa! E, apesar de ser jovem, tem uma escrita muito madura. E foi isso que me conquistou neste livro.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Milena

    O que mais me chamou a atenção nessa história foi a autora abordar o ELA! Quando era bem criança uma tia muito querida minha teve a doença, na época muito pouco se sabia sobre a doença e menos ainda sobre tratamento e infelizmente, ela acabou por falecer. Mas fico feliz com os avanços que temos hoje e que pessoas com a doença tenham a oportunidade de ter uma vida mais longa e melhor. Na época eu tinha apenas 3 anos mas tenho lembranças muito fortes de minha tia, vou procurar o livro para ver como a autora abordou o assunto. Obrigada pela dica.

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Carol... Sinto muito pela sua tia :(
      Espero que você tenha a oportunidade de conhecer a escrita da autora.
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Milena! Tudo bem?
    Achei a proposta desse livro muito interessante e igualmente a evolução da personagem. Ainda mais com os assuntos que são abordados e um deles é um ainda pouco abordado, a ELA. Com certeza é uma obra que eu leria.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!
      Tenho certeza que você se interessaria muito pela obra, afinal a autora, mesmo sendo bem jovem, consegue abordar de maneira muito eficaz essa doença e todo o restante da trama. Eu fiquei apaixonada por Daniel e Melissa.
      Beijos

      Excluir