Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21/01/2018

# Dica de Leitura # 129

Título: A gente dá certo
Autor: Leonardo Antan
Número de páginas: 120
Ano: 2017
Editora: Rico

* E-book cedido em parceria com a LC - Agência de Comunicação.

Se você tem mais ou menos a mesma faixa etária que eu (24) e se depara com o título deste livro, não te lembra uma certa música da dupla pop mais famosa do Brasil? Pois é, assim que bati os olhos na obra de Leonardo Antan, automaticamente me lembrei de Sandy & Júnior. Ok, mas o que isso tem a ver? Tudo, meus caros. Vou explicar:

Juliana é uma moça de gênio extremamente forte, cursa Jornalismo e joga a culpa de tudo o que acontece em sua vida no seu signo ascendente em Áries. Rodrigo é formado em administração, centrado e dono de um coração gigante.

Os dois já foram os melhores amigos de infância, mas o destino optou em separá-los, deixando muitas mágoas e decepções desta história conturbada. Passados dez anos que não se viam, a vida trata de colocá-los frente a frente em uma festa na Lapa, cujo tema são os clássicos dos anos 2000. É no embalo desses hits que os dois começam a relembrar o passado e "lavar a roupa suja". Rodrigo está prestes a viajar para a Tailândia. Eles têm apenas uma noite. Será que vão conseguir se perdoar? Ainda existe amor ou apenas uma lembrança agridoce?

"É só encarando e mergulhando na tristeza que podemos superá-la."

"Nem tudo vai dar certo, mas a gente tem que tentar... Viver experiências boas e ruins, aprender a viver. Se permitir." 

A obra é um verdadeiro musical, repleto de referências, com destaque especial para Sandy & Júnior, os grandes ídolos dos protagonistas. São citados, também, Claudinho e Buchecha, Art Popular, Os Travessos, CPM 22, Charlie Brown Júnior, RBD, High School Musical, Luka, Rouge, KLB, Tribalistas, Senhora do Destino, Malhação, Chiquititas, A Usurpadora e até Harry Potter e o Senhor dos Anéis! Através da leitura desse livro fui transportada às minhas lembranças da infância-adolescência e cantei muito junto com os personagens, me sentindo um deles. É muita nostalgia, gente! 


Além disso, o autor aborda temas importantes como as dificuldades na transição da infância para a adolescência, perdas, descobertas, preconceitos, orientação sexual, amores, desilusões e, principalmente o amadurecimento. Entre diálogos dinâmicos, alfinetadas e muitas gargalhadas, o livro tem tudo para ser um clichê, mas garanto que não é. O autor soube fazer o desfecho adequado e foi assim que esse enredo me "ganhou".

Se sua idade não estiver entre os vinte e poucos e trinta anos, não se preocupe, tenho certeza de que vai gostar do livro mesmo assim, afinal, os personagens e a narrativa são muito bem construídos, só não vai ter toda a nostalgia envolvida que tem para nós.

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


38 comentários :

  1. Oie
    Que bacana essa dica, adorei! Ainda não conhecia esse livro, mas bacana saber que tem essa pequena nostalgia, adoro Sandy & Júnior, apesar de um pouco mais nova que vc. Amei o post.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Já vi algumas resenhas deste livro em alguns blogs, a história parece ser bem interessante, principalmente a nostalgia que realmente deve passar.

    Abraços,
    https://jovemcigano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que delícia saber que você embarcou nessa viagem de volta aos anos 2000! Obrigado demais pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, eu que agradeço por ter a oportunidade de ler sua obra. Foi como entrar em uma máquina do tempo e me sentir parte integrante da história *-*

      Excluir
  4. Oi!
    Ah, mesmo que o livro fosse um clichê eu iria querer ler, porque amo clichês. Mas saber que não me deixou mais curiosa para conhecer essa história que, assim como com você, junta tanta música que remete minha infancia e adolescencia. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  5. Não conheço a música que mencionou, talvez por não ter a idade mencionada, sou meio velha rsrs, mas o livro parece ser bem legal e leve e um particular: Eu amo estórias com referências musicais, adoro nostalgia. De quebra ainda aborda assuntos importantes. Não conhecia o livro, mas espero ter a oportunidade de tal leitura.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Tenho certeza que você vai adorar conhecer essa história e espero que leia logo. Depois me conte o que achou!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Eu adoro esses livros que abordam temas adolescentes, sempre me divirto e aprendo coisas importantes. Adorei a resenha e fiquei curiosa pra ler a obra!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Milena. Menina, que capa linda a desse livro, né? Eu já conhecia a obra, mas ainda não li. Adorei a sua resenha e poder conhecer um pouco mais sobre a obra, fiquei curiosa com a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado, Beatriz. Espero que goste tanto quanto eu!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Dica interessante! Não conhecia o livro, mas acho muito legal livros que envolvem musica! Adorei sua resenha e anotei a dica! A capa é lindinha e tenho certeza que é uma leitura interessante, apesar de nostálgica! rsrsrsr
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sophia!
      A capa é maravilhosa e a história também. Espero que tenha a oportunidade de conhecer.
      Beijos

      Excluir
  9. Que capa mais amorzinho!!! E a história então? deve ser uma leitura deliciosa. Já quero saber todas essas referências musicais. Ótima dica!!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beta!
      É uma leitura deliciosa, mesmo! Você vai adorar!

      Excluir
  10. Pela sua resenha acho que essa leitura me deixaria super nostálgica, pois temos mais ou menos a mesma idade. Gostei da premissa, vou lê-lo assim que puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Tomara que você goste da leitura e se divirta como eu me diverti lendo.

      Excluir
  11. Eu lembrei da musica na hora haha adoro livros cheios de referências, acho que vale a pena a leitura e me leva pra uma nostalgia tão gostosa. Gostei dos temas abordados e espero ler logo logo, linda resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Espero que você embarque logo nessa história nostálgica e apaixonante.

      Excluir
  12. Olá!
    Esse livro deve nos remeter a adolescência, com uma playlist bem daquele tempo e um romance clichê já dá aquela vontadizinha de pegar o livro pra embarcar na leitura.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo, Camila!
      Além disso, a leitura é bem rápida e gostosa. Você vai amar!

      Excluir
  13. Uau! Fiquei encantada por essa dica, principalmente com tantas referências musicais lindas como as que encontramos aqui. Adorei também a relação dos protagonistas e estou ansiosa para conhecê-los.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu adorei conhecer esse livro. A capa é linda e o enredo bem bacana, ainda mais com essas referências. Além disso, a obra aborda temas bem importantes.
    Vou colocar na minha lista de desejados, pois gosto desses livros curtinhos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que bacana esse livro! E que nostalgia que bateu... amava Sandy e Júnior, RBD, A Usurpadora... Deve ser muito legal mesmo. Não conhecia, mas vou procurar aqui pra ler depois.

    Um beijo, Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amava tudo isso, por isso me senti personagem dessa história deliciosa. É um livro muito bom para relaxar.

      Excluir
  16. Eu amo demais esse tipo de livro haha já anotei o nome aqui!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Oii! Nossa, parece ser um romance divertido e envolvente. Gostei de saber que tem referências da cultura pop dos anos 2000, seria uma maravilhosa nostalgia haha. Amei a sua resenha e leria esse livro com certeza, bjss!

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem/
    Não conhecia a obra, mas não ando me animando com leituras com premissa adolescente, então deixo essa dica passar, mas gostei bastante da sua resenha, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kris!
      Que pena, o livro é muito legal! Quem sabe em outra oportunidade, né?

      Excluir
  19. Adoro um livro que faz referência musical, show.
    Mesmo não sendo o público alvo do enredo, gosto de fazer essas leituras pra saber se faço indicacão da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Fico feliz que mesmo assim tenha se interessado. Espero que possa indicar para outras pessoas também!

      Excluir