Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

09/09/2017

# Dica de Leitura # 114

Título: Desafinados no coro dos contentes
Autor: Aguinaldo Tadeu
Número de páginas: 172
Ano: 2014
Editora: Giostri

* Livro cedido em parceria com a Oasys Cultural.

Narrado sob a ótica intercalada de dois personagens aparentemente muito diferentes, porém, semelhantes em suas essências, sonhos e ideais, Desafinados no coro dos contentes é uma obra tipicamente brasileira, na qual é ressaltada a importância de acreditar nos sonhos que se tem.

Arthur é um funcionário público que mora em uma quitinete na capital federal e tem três grandes paixões: a leitura, o seu querido Náutico e as mulheres. Apesar de ter optado por uma vida só, são elas que lhe inspiram a compor seus contos, crônicas e poemas no longo trajeto de metrô que percorre todo santo dia de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Aspirante a escritor, o pobre Arthur passa a maior parte do seu tempo carimbando papéis em sua insatisfeita profissão na repartição.

Joaquim Venâncio, ou melhor, Kim Kim, é um artista de rua sem papas na língua e que vende sua arte através da informação. Pode parecer contraditório, mas ele não é um mendigo comum. O ex-garçom possui casa própria, e optou pela vida nas ruas por se sentir mais livre. Inteligente, perspicaz, antenado e carregado de bom humor, leva aos transeuntes do centro da capital federal notícias políticas e críticas sociais.

Vendo-se ocasionalmente entre um horário de almoço e outro, a amizade entre Arthur e Kim Kim vai crescendo a cada dia à medida que percebem que têm mais em comum do que imaginavam. Mas é durante uma movimentação contra o governo na Esplanada dos Ministérios que, não apenas os caminhos do país seguiriam rumos diferentes, mas também os desses dois desafinados no coro dos contentes.
"Quero ter uma vida comum, mas quero também o direito de ser incomum. Mas não é fácil ser diferente. Todos te querem um ser comum. Todos te querem igual a grande massa dos comuns. O diferente incomoda os acomodados. Acho que sou um desafinado no coro dos contentes."
"As pessoas ficam eternamente esperando por algo, mas não fazem nada para mudar suas vidas, pois são acomodadas e têm muito medo. Elas têm medo de seus próprios sonhos e por isso eles ficam guardados em gavetas bem trancadas." 

"O livro é para mim uma marca de distinção entre a pessoa comum e aquela que sonha".
"Uma pessoa que lê sempre me desperta interesse. Um livro é um sinal de reconhecimento entre almas irmãs."

Eu me identifiquei totalmente com os personagens e, confesso que jamais esperei que um livro com menos de duzentas páginas fosse tão bem escrito a ponto de deixar meus olhos inundados no desfecho. Em uma sociedade tão cheia de pressa, as pessoas têm deixado seus sonhos de lado e preferido se acomodar achando que a felicidade que tanto almejam cai do céu. Eu diria que, o texto além de ser muito bem escrito, é também, uma motivação para aquela faísca de esperança que carregamos dentro do peito de que as coisas poderiam ser de outro jeito e de que os nossos sonhos podem sim, se tornar realidade.


"Seus sonhos têm a medida de sua coragem."
"Valeu a pena ter esperança no arco-íris. Eu encontrei meu pote de ouro."

Até o momento, esse foi o melhor livro lido do segundo semestre e, sem dúvida, entrou para a lista dos meus favoritos.

CLASSIFICAÇÃO:


ÓTIMO!


11 comentários :

  1. Ola, não conhecia o livro, e pela capa não podia imaginar tamanha história. Parece incrível, e fiquei com muita vontade de ler. Me pareceu que esses dois personagens tem muito para nos ensinar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eles têm mesmo, Ariane! O autor soube dar um desfecho muito bom à história e não deixou nenhuma ponta da narrativa solta. Super indico!

      Excluir
  2. Parece ser o tipo de livro que nos faz inspirar e refletir. Adoro isso.
    Sempre me emociono no final, com todos os ensinamentos e as semelhanças com nosso dia-a-dia.
    Anotado a dica.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nizete! Realmente o livro é neste estilo e por isso me cativou tanto. Leia, você vai adorar!

      Excluir
  3. Esse não é meu tipo preferido mas com certeza eu daria uma chance. Amei conhecer mais ❤️👏🏻

    ResponderExcluir
  4. Já vou começar dizendo que adorei a capa, simples e diz muito sobre o livro.
    Eu adoro conhecer autores nacionais, e esse livro, tão pertinente pro momento, despertou mesmo minha atenção, obrigadão pela dica, vou ficar de olho nele pra conseguir o meu.

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Tudo bom?
    Não conhecia esse livro e confesso que a história me instigou não só por me fazer refletir,mas também por ter visão dos dois personagens principais.
    Amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Michelle!
      O livro é muito bom, nos traz grandes reflexões, além de ser super atual.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Oi, gente, obrigado pelas palavras de carinho e incentivo!

    Quem quiser conhecer um pouco mais de meu trabalho ou adquirir meus livros, acesse: https://www.facebook.com/aguinaldotadeuescritor/
    http://aguinaldotadeu.blogspot.com.br/

    O livro Desafinados no coro dos contentes também pode ser adquirido na página da editora:
    https://lojavirtual.giostrieditora.com.br/Desafinados%20no%20coro%20dos%20contentes

    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir