Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25/12/2017

# Dica de leitura # 125

Título: Uma História dentro da outra e Lendas do Rio Doce
Autora: Geny Vilas-Novas
Número de páginas: 80
Ano: 2017
Editora: Zit

* Exemplar cedido em parceria com a Oasys Cultural.

Tendo como pano de fundo a baía do Rio Doce - território às margens do rio que cruza parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo - Geny traz doces lembranças de sua infância feliz com a família no Sítio de Cima e das lendas passadas de geração a geração, contadas, à beira do fogão a lenha, pela vovó Carolina.

É assim que conhecemos a história do menino que caiu no rio e, para evitar sua morte, o pai, que tinha poderes, o transformou em um peixe de escamas douradas, a história do filho do caçador que ficava aos cuidados de um cão enquanto o pai ia trabalhar, entre tantas outras.




A narrativa é intercalada entre memórias pessoais - como a do telescópio feito de argila e o assombro causado pelo quadro da Mona Lisa - e as lendas e causos regionais. Eu nunca tinha ouvido falar sobre eles, mas a leitura do livro deixou bastante evidente a força da cultura popular presente na região e a importância de preservá-la, por isso, creio que as memórias do livro não pertencem apenas à autora, mas também, à toda comunidade.

A escrita é leve, interessante e de fácil assimilação. Li em questão de horas. As ilustrações estão bem caprichadas, assim como a obra de forma geral. Aproveite, e venha você também embarcar nesta incrível jornada pelo Vale do Rio Doce.

CLASSIFICAÇÃO: 

MUITO BOM!



30 comentários :

  1. Não conhecia o livro, mas sempre é interessante uma leitura sobre lendas e causos regionais, ainda mais quando são relacionadas ao nosso país.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu não conhecia esse livro, mas me parece bem interessante o fato de envolver lendas regionais, né? Gostei da premissa!

    Um beijo, Pri :*

    Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Que bom que você gostou, a leitura é bem gostosa. Espero que tenha a oportunidade de ler.

      Excluir
  3. Oie, tudo bem?
    A capa e a narrativa parecem ser bem fofinhas, e é legal por ser uma leitura leve e rápida.
    Adorei seu post, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. É a primeira vez que vejo esse livro e parece um amorzinho. O tema é muito interessante! Fiquei curiosa e fascinada!! Obrigada pela indicação!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Cidália!
      Espero que leia a obra em breve. Depois me conta o que achou, viu?

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas gostei dele, ache a capa bonita!
    BJs

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Parece ser um livro bem leve e fofo, já anotei aqui. Fora que ele é bem curtinho, como você mencionou dá pra ler em horas, tô ansiosa pra ver as ilustrações. Adorei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  7. Olá Milena,
    Que história mais incrível. Eu imagino como o pai se sentiu ao ver seu filho naquela situação e os sacrifícios que ele faz. A sua resenha está incrível e senti que posso aprender com esse livro e ensinar para os mais novos, sabe?
    Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não conhecia o livro e achei a capa dele muito bonita, gostei de saber um pouco sobre a obra e de ler a sua resenha sobre ela.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, achei a capa super bacana, bem interessante, bem colorida. Gostei de saber a sua opinião, impressões sobre a leitura. Vou anotar a sua dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que história interessante.
    Acho bem dinâmico trazer essas leituras mais lúdicas e com gravuras. Não são leituras que agradam a todos, mas o colorido pode atrair mais leitores.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Olá! Parece um livro perfeito para conhecer o folclore local, mesmo que ainda voltado para o público infantil. Vou anotar como dica de leitura.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Gente parece ser uma história bem fofa. Não conhecia o livro, nem a editora confesso, porém estou bem curiosa sobre ele. Histórias rápidas sempre são boas, e o tema deve ser uma graça. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      A leitura é bem rápida, você deveria dar uma chance. Acho que vai gostar :)

      Excluir
  13. Oii! Eu não conhecia essa obra, mas achei bem interessante, ainda mais por conter histórias populares na região numa versão infantil. Fiquei curiosa para conhecer essas histórias e a edição está muito fofa, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do livro tanto quanto eu, Jennifer!
      Beijos e boa leitura

      Excluir
  14. ah, deve ser uma leitura fabulosa. adoro livros infantis :D
    costumo ler para meu sobrinho, ele ama...
    espero ter a chance de ler algum dia...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que o seu sobrinho vai adorar a leitura. É um livro bastante curioso, com lendas locais.

      Excluir
  15. ainda nao tinha visto um livro que se passasse nesse cenário, interessante, ainda mais na situação atual do rio né?
    a capa é bem lindinha, eu amo historias que fazem relembrar os momentos de infancia, acho muito gostoso

    ResponderExcluir