Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

05/03/2018

# Dica de Leitura # 134

Título: O Diário de Afrodite 
Subtítulo: O Despertar da Deusa
Autora: Helena Leen
Número de páginas: 226
Ano: 2017
Editora: Ixtlan

* Livro cedido em parceria com a autora.

Afrodite é uma estudante do ensino médio que, desde muito pequena, teve dificuldades em se relacionar com os colegas. A menina gordinha nunca entendeu por que a mãe lhe deu o mesmo nome da deusa do amor e da beleza e tinha absoluta certeza de que se a deusa grega realmente existisse, estaria, no mínimo, ofendida, afinal, de deusa, a jovem Afrodite não tinha nada. Pelo menos era o que ela achava...

Sem vaidade e muito tímida, ela era considerada a "estranha" da turma e, por isso, começou a sentir aversão à escola, pois mesmo gostando muito de estudar, sempre fora alvo de piadas e brincadeiras maldosas.

O único lugar em que ela se sentia bem era em casa. Mesmo tendo sido adotada, a relação de amor, amizade e respeito que ela tem com os pais, sem dúvida, é um ponto extremamente importante na narrativa, pois vemos com frequência os jovens se distanciando cada vez mais da família, e com Afrodite acontece totalmente o contrário.

"Na porta de casa, Afrodite parou esperando para abraçar de novo a mãe. Naquele abraço tentava absorver toda a força que emanava dela, toda a sua boa vibração. Afrodite sabia que, assim que pisasse fora de casa, estaria fora das muralhas de proteção do seu castelo encantado, estaria sozinha num mundo frio e cruel. Sabia, também, que por trás dos portões da escola existia um mundo impiedoso pronto para devorá-la e que teria que aprender a lidar com tudo aquilo sozinha. Teria que travar suas próprias batalhas sem auxílio de ninguém."

Sempre que voltava da escola, seu melhor amigo e companheiro era seu amado diário.

"Escrevia freneticamente como se quisesse entender todos os problemas do mundo através dos seus próprios sentimentos. Depositava naquelas folhas de papel cor de rosa todos os seus conflitos internos, suas vontades mais singelas e seus medos mais escondidos, tudo o que fazia ser quem realmente era."


Mas ela sequer imaginava que seria através deste diário que ela viajaria para um mundo mágico e conheceria Adônis, o garoto perfeito que lhe ajudou a descobrir mais sobre si mesma, sua essência e autoestima, libertando sua deusa interior. Após a mudança de alguns hábitos e atitudes, a garota "estranha" se tornou popular e começou a atrair a atenção de todos, principalmente a de Kaléu, o menino mais lindo da escola.

Agora, dividida entre dois mundos e diante do confronto entre o real e o imaginário, Afrodite embarcará em uma aventura rumo ao autoconhecimento, regado de mistérios, surpresas e deuses do Olimpo, e perceberá como as atitudes tomadas no passado podem ser decisivas no futuro.

Infelizmente, não posso dar maiores detalhes sobre como a mitologia grega é explorada na narrativa, mas posso adiantar que a autora soube abordar o tema com precisão e excelência, envolvendo o leitor em uma narrativa fantástica, regada de lições e aprendizados. A leitura é simples, rápida e muito gostosa. Os personagens são bem construídos e apaixonantes! Não vejo a hora que sai a continuação, estou ansiosa para saber o desfecho dessa grande aventura! O único problema que encontrei no livro foi relacionado à revisão, não vou negar que apareceram alguns errinhos de ortografia e pontuação, mas nada que impeça o leitor de aproveitar um livro de qualidade, afinal, esse problema poderá ser sanado em edições futuras.

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


26 comentários :

  1. Já vi esse livro anteriormente e fiquei muito curiosa quanto a leitura, pois gosto muito de mitologia e isso em um livro de literatura fantástica deve ser maravilhoso. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, e tem continuação? Já quero! Muito bacana abordar temas sérios como o bullying e ainda assim escrever um livro rico culturalmente falando, que aborda mitologia, muito legal, adorei as citações, me fizerem refletir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Day! Achei a escrita da autora espetacular e não vejo a hora que a continuação seja lançada.

      Excluir
  3. Olá
    Adoro mitologia, achei bem bacana e fiquei curiosa para saber como a autora utiliza a mitologia no livro. Só ando meio sem paciência com a parte escolar

    ResponderExcluir
  4. Oi Milena tudo bem? Adoro livros em que o enredo, fala sobre mitologia grega acho fascinante. Gostei da premissa sobre autoestima e autoconhecimento, parabéns pela resenha, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu que agradeço!
      Fico feliz que tenha gostado. Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Beijo

      Excluir
  5. Que legal, uma forma diferente de utilizar a mitologia grega. Parece ser uma leitura muito interessante!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro maravilhoso, Mari!
      Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Milena.

    Eu não conhecia este livro e pela capa ele já me conquistou. Mas a curiosidade aumentou lendo sua resenha e sabendo que é leitura simples, rápida e muito gostosa. Dica anotada para conhecer esses personagens apaixonantes que você comentou.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kênia!
      Fico feliz que tenha gostado! Também acho a capa bem linda.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi! Eu adoro mitologia grega, e só por isso já despertou meu interesse. Acredito que iria entender muitas referências, pois sempre que tem alguma intertextualidade com esse assunto já me emociono kkkkk
    Única coisa que não gostei foi da capa. Talvez a ilustração ainda seja amadora, e não condiz muito com a premissa. Mas no geral me deixou com vontade de ler.
    Dicas anotada, amiga! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado, amiga. Me surpreendi positivamente com a leitura!

      Excluir
  8. Oi Mi,
    Já tinha visto a capa do livro, mas não tinha dado atenção a premissa! Me pareceu uma aventura bem gostosa!! Dica anotada, adoro mitologia grega.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou apaixonada por mitologia! Adorei o livro, é realmente muito bom!

      Excluir
  9. Olá Milena!!!
    Adoro livros que tem como pano de fundo a Mitologia!! A capa está linda!! Sua resenha me deixou muito curiosa para saber o desfecho da história!!!
    Dica anotada!!
    Bjks!!
    www.garotasdevorandivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lívia! Fico feliz que tenha se interessado. Também achei a capa bem linda!

      Excluir
  10. Oie Milena ^^
    Já tinha visto sobre esse livro antes, e parece ser muito reflexivo e interessante. Ainda assim, a premissa não me chama a atenção, não sou muito fã de histórias que trazem mundos mágicos e coisas do tipo. Mas fico feliz em saber que gostou :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Dryh?!
      Nossa, eu sou completamente apaixonada por esse estilo e narrativa! Quem sabe, futuramente você dê uma chance?

      Excluir
  11. Vi as primeiras impressões dele há um tempo atrás e já achei bem legal, mas com seu post agora achei ainda mais interessante! Com certeza eu leria essa obra!
    Parabéns pelo post :)

    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Evy!
      Saber que você ficou interessada, me deixou bastante curiosa!

      Excluir
  12. Não conhecia o livro, talvez se o visse na estante de uma livraria não o compraria, mas após sua resenha, com certeza daria uma oportunidade de realizar a leitura.. Amei a dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que legal que você se interessou tanto, Mara!
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Milena!
    Tenho visto resenhas desse livro por aí, sempre com resenhas elogiosas e isso está instigando minha curiosidade. Adoro mitologia e imagino que vou amar a história.
    Bjs!

    ResponderExcluir