Título: Fazendas Ásperas
Autora: Geny Vilas-Novas
Autora: Geny Vilas-Novas
Número de páginas: 216
Ano: 2017
Editora: 7Letras
* Exemplar cedido em parceria com a Oasys Cultural.
Através da contação extremamente detalhada de sua própria história, Geny Vilas-Novas esbarra com o passado e busca reconstruir a trajetória de sua família desde a época em que imigrantes portugueses se instalaram em terras brasileiras e aqui constituíram seus novos lares, até o memorável palco de sua infância em Sítio de Cima - MG, às margens de um riacho que corria para o Rio Doce.
Entre lágrimas e sorrisos, alegrias e tristezas, a autora vai dando cor e vida a diversos personagens; cada qual com sua devida importância no enredo e totalmente indispensáveis para a conclusão deste quebra-cabeça tão singular composto pelos membros da família Neves e Villas Novas.
A narrativa não-linear permite que vários assuntos sejam abordados, possibilitando ao leitor a viagem entre um passado conturbado e um presente alvo de críticas políticas, sociais e econômicas.
"Não sei apalpar, ou entro em um personagem e arrisco tudo, ou não toco no assunto. Vou contando a saga da família. Tudo é ficção, nada é oficial. São todos obscuros personagens."
Paralelo a este enredo sentimental e nostálgico, a autora aborda a metalinguagem sobre o ato de escrever e toda a pesquisa necessária para a criação de uma obra autobiográfica, cultural e histórica quanto Fazendas Ásperas.
"Existe um momento em que, se eu não escrevesse, a vida seria insuportável. Escrever exige distanciamento, e quando a emoção chega, ela já aparece decantada."
"Se a escrita estiver muito bem comportada, desconfie. Sujeito, verbo e complemento. ‘Suje-a'. Faça inversões."
"Aqueles momentos, nas nossas vidas, eram tão raros, mas tão raros que mais pareciam sonhos."
Nesta obra que oscila entre presente e passado e mistura romance, ficção, memorialismo e prosa poética, Geny Vilas-Novas apresenta um estilo ímpar de escrita, levando o leitor muito além do enredo, ao proporcionar um encontro íntimo e pessoal com suas próprias raízes e memórias através da reflexão. Recomendo para todos aqueles que sabem apreciar uma boa escrita e que gostem de se surpreender com uma história tão bem desenvolvida quanto esta.
CLASSIFICAÇÃO:
MUITO BOM! |
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia a autora e nem sua obra, e confesso que esse livro não despertou minha curiosidade em ler. Acho bem interessante essa ligação de passado-presente, mas dessa vez a premissa não foi do meu agrado.
Beijos
Sinceramente a obra não faz muito meu estilo de leitura, mas essas citações (que já ate salvei umas aqui) e sua resenha me deixou com vontade de conferir kkk. Fotos lindas.
ResponderExcluirBeijos,
Letícia do Garota Perdida nos Livros
Oi Milena.
ResponderExcluirEu não conhecia este livro e mesmo que sua opinião esteja bacana, dessa vez vou deixar a dica de leitura de lado. Infelizmente o livro não despertou meu interesse. Adorei as fotos.
Bjos
https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/
Oi, Milena. Eu não conhecia o livro e mesmo não sendo uma obra que eu me interessaria pela leitura, gostei de conferir a sua opinião. Acho que pode ser uma boa leitura para quem se interessa pela temática.
ResponderExcluirMenina, suas fotos são sempre um show, eu fico apaixonada demais haha a composição é sempre incrível. Quando ao livro, acho que eu ficaria um pouquinho perdido, não somente pela temática como também pelo estilo de escrita, uma pena, dessa vez passo a dica.
ResponderExcluirParece uma leitura interessante para quem tem interesse nesse gênero. Deve levar a vários tipos de reflexões. Também gostei das fotos, bem criativo usar a fazendinha de brinquedo.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Olá.
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas parece interessante. Adoro narrativas entre presente/passado. Acho que deixa a história ainda mais intensa e maravilhosa.
*ps: adorei sua cachorrinha haha que fofinhaaa!
Beijos,
Blog PS Amo Leitura
Acho interessante quando uma obra busca resgatar as raízes da nossa cultura, pois mantém viva a essência e valoriza a nossa história. Não é um livro que eu leria, olhando apenas a sinopse e a capa, mas com sua resenha creio que daria chance à leitura :)
ResponderExcluirAs fotos estão muito fofas! Parabéns, Mi pelo cuidado e capricho com seu trabalho aqui no blog! Está sempre muito lindo!
Oi Mi,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, sua resenha ficou muito bacana, mas ainda sim não me senti atraída por ele, não sei se a capa ou o gênero, mas dessa vez vou deixar passar!!
Beijokas
Boa tarde
ResponderExcluirNão conhecia ainda o livro nem a autora, gostei da forma diferente como ela escreveu sua história, essa alternância de épocas que acaba explicando o enredo me deixa com vontade de ler, dica anotada.
Oi Milena!
ResponderExcluirO enredo me lembrou um pouquinho os livros da Maria José Dupré que eu lia na escola, eram assim meio autobiográficos e tão comoventes! Fiquei curiosa e vou querer ler, com certeza!
Bjs!