Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10/08/2018

# Dica de Leitura # 168

Título: Fazendas Ásperas
Autora: Geny Vilas-Novas
Número de páginas: 216
Ano: 2017
Editora: 7Letras

* Exemplar cedido em parceria com a Oasys Cultural.

Através da contação extremamente detalhada de sua própria história, Geny Vilas-Novas esbarra com o passado e busca reconstruir a trajetória de sua família desde a época em que imigrantes portugueses se instalaram em terras brasileiras e aqui constituíram seus novos lares, até o memorável palco de sua infância em Sítio de Cima - MG, às margens de um riacho que corria para o Rio Doce.

Entre lágrimas e sorrisos, alegrias e tristezas, a autora vai dando cor e vida a diversos personagens; cada qual com sua devida importância no enredo e totalmente indispensáveis para a conclusão deste quebra-cabeça tão singular composto pelos membros da família Neves e Villas Novas.


A narrativa não-linear permite que vários assuntos sejam abordados, possibilitando ao leitor a viagem entre um passado conturbado e um presente alvo de críticas políticas, sociais e econômicas.

"Não sei apalpar, ou entro em um personagem e arrisco tudo, ou não toco no assunto. Vou contando a saga da família. Tudo é ficção, nada é oficial. São todos obscuros personagens." 

Paralelo a este enredo sentimental e nostálgico, a autora aborda a metalinguagem sobre o ato de escrever e toda a pesquisa necessária para a criação de uma obra autobiográfica, cultural e histórica quanto Fazendas Ásperas.

"Existe um momento em que, se eu não escrevesse, a vida seria insuportável. Escrever exige distanciamento, e quando a emoção chega, ela já aparece decantada."
"Se a escrita estiver muito bem comportada, desconfie. Sujeito, verbo e complemento. ‘Suje-a'. Faça inversões."
"Aqueles momentos, nas nossas vidas, eram tão raros, mas tão raros que mais pareciam sonhos."


Nesta obra que oscila entre presente e passado e mistura romance, ficção, memorialismo e prosa poética, Geny Vilas-Novas apresenta um estilo ímpar de escrita, levando o leitor muito além do enredo, ao proporcionar um encontro íntimo e pessoal com suas próprias raízes e memórias através da reflexão. Recomendo para todos aqueles que sabem apreciar uma boa escrita e que gostem de se surpreender com uma história tão bem desenvolvida quanto esta.

CLASSIFICAÇÃO: 

MUITO BOM!


11 comentários :

  1. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a autora e nem sua obra, e confesso que esse livro não despertou minha curiosidade em ler. Acho bem interessante essa ligação de passado-presente, mas dessa vez a premissa não foi do meu agrado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente a obra não faz muito meu estilo de leitura, mas essas citações (que já ate salvei umas aqui) e sua resenha me deixou com vontade de conferir kkk. Fotos lindas.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Milena.

    Eu não conhecia este livro e mesmo que sua opinião esteja bacana, dessa vez vou deixar a dica de leitura de lado. Infelizmente o livro não despertou meu interesse. Adorei as fotos.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Milena. Eu não conhecia o livro e mesmo não sendo uma obra que eu me interessaria pela leitura, gostei de conferir a sua opinião. Acho que pode ser uma boa leitura para quem se interessa pela temática.

    ResponderExcluir
  5. Menina, suas fotos são sempre um show, eu fico apaixonada demais haha a composição é sempre incrível. Quando ao livro, acho que eu ficaria um pouquinho perdido, não somente pela temática como também pelo estilo de escrita, uma pena, dessa vez passo a dica.

    ResponderExcluir
  6. Parece uma leitura interessante para quem tem interesse nesse gênero. Deve levar a vários tipos de reflexões. Também gostei das fotos, bem criativo usar a fazendinha de brinquedo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá.

    Não conhecia o livro, mas parece interessante. Adoro narrativas entre presente/passado. Acho que deixa a história ainda mais intensa e maravilhosa.
    *ps: adorei sua cachorrinha haha que fofinhaaa!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  8. Acho interessante quando uma obra busca resgatar as raízes da nossa cultura, pois mantém viva a essência e valoriza a nossa história. Não é um livro que eu leria, olhando apenas a sinopse e a capa, mas com sua resenha creio que daria chance à leitura :)
    As fotos estão muito fofas! Parabéns, Mi pelo cuidado e capricho com seu trabalho aqui no blog! Está sempre muito lindo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi,
    Não conhecia o livro, sua resenha ficou muito bacana, mas ainda sim não me senti atraída por ele, não sei se a capa ou o gênero, mas dessa vez vou deixar passar!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde
    Não conhecia ainda o livro nem a autora, gostei da forma diferente como ela escreveu sua história, essa alternância de épocas que acaba explicando o enredo me deixa com vontade de ler, dica anotada.

    ResponderExcluir
  11. Oi Milena!
    O enredo me lembrou um pouquinho os livros da Maria José Dupré que eu lia na escola, eram assim meio autobiográficos e tão comoventes! Fiquei curiosa e vou querer ler, com certeza!
    Bjs!

    ResponderExcluir