Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17/12/2018

# Dica de Leitura # 198

Título: Portões de Fogo
Subtítulo: Um romance épico sobre Leônidas e os 300 de Esparta
Autor: Steven Pressfield
Número de páginas: 432
Ano: 2017
Editora: Contexto

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Portões de Fogo é um livro épico sobre uma das batalhas mais famosas da história da Grécia: a Batalha das Termópilas. Nele, Steven Pressfield recria com maestria a atmosfera deste confronto entre gregos e persas, ocorrido no ano de 480 a.C.

Narrado durante o pós-guerra sob a ótica de Xeones, um sobrevivente feito prisioneiro pelo exército persa, a pedido do rei Xerxes, temos acesso à linha de frente da defesa grega que contava apenas com 300 soldados de Esparta - a maior cidade-estado da Grécia Antiga - em uma resistência desesperada e quase suicida do rei Leônidas para impedir que os inimigos persas - cerca de 2 milhões de homens comandados pelo rei Xerxes - invadissem as Termópilas, também conhecida como Portões de Fogo, e escravizassem a Grécia.


Ao explorar habilmente este cenário, além de conhecermos a trajetória e a luta anônima de um homem incrível, desde a sua infância até o momento de sua prisão, a narrativa torna-se tão intensa e bem construída, que temos a sensação de sermos transportados para dentro da guerra, vendo o lado mais sujo, como os momentos de medo, desespero diante da morte iminente, dúvida, coragem e aflição, como também o lado mais humano dela, ao representar as fraquezas e limitações de soldados que deram suas vidas no campo de batalha em nome de uma causa, crença ou nação. A honra, a coragem e a determinação de cada um destes homens fazem com que a obra se torne inesquecível; não apenas por ter como pano de fundo uma das batalhas mais sangrentas da história da Grécia Antiga, mas também por falar sobre a formação de homens e evidenciar o amor dos mesmos por Esparta.


Através desta narrativa multifacetada, o autor traz informações precisas e detalhadas sobre a cultura e táticas militares gregas de forma enriquecedora, destacando a disciplina dos soldados que trabalhavam em conjunto para o bem comum de seu povo, não dando margem às individualidades. Com personagens bem construídos, uma trama envolvente e um enredo maravilhoso, creio que faltam-me adjetivos para qualificar a preciosidade desta obra, que é uma verdadeira aula de história.

Mais uma vez, o selo Marco Polo está de parabéns pelo projeto gráfico apresentado: capa belíssima, folhas amareladas, diagramação e revisão impecáveis, além da presença de alguns mapas que ilustram e dão maior consistência à obra.

CLASSIFICAÇÃO: 


ÓTIMO!


Nenhum comentário :

Postar um comentário