Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

04/07/2014

# Dica de Leitura # 09

Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Número de páginas: 224
Ano: 2004
Editora: Gold

A história é narrada em primeira pessoa, sob a visão de Bento Santiago. Órfão de pai, vivia com a mãe, a prima Justina, o tio Cosme e o agregado José Dias.


Próximo à casa deles, vivia Pádua com sua esposa e a filha Capitolina (Capitu).

Bentinho e Capitu cresceram juntos e aos poucos desenvolveu-se um amor, da infância, para a adolescência.
José Dias denuncia o possível romance dos jovens e sugere que Bento seja mandado o mais rápido possível para o seminário. Isso porque como D. Glória havia perdido o primeiro filho, fez uma promessa, de que se esse (no caso, Bentinho) fosse homem e vingasse, se ordenaria padre.

Bento vai para o seminário e conhece Escobar, que torna-se seu melhor amigo e confidente e que, de certa forma ajuda Bento a se livrar do seminário. Bento e Capitu casaram-se. Assim como, Escobar e Sancha (melhor amiga de Capitu). O quarteto desenvolve uma grande amizade e batizam seus filhos com os nomes dos amigos para homenageá-los. A filha de Escobar e Sancha, chama-se Capitolina e o filho de Bento e Capitu, Ezequiel (primeiro nome de Escobar).

Tudo estava perfeito. Até que acontece uma reviravolta na trama e a mulher com olhos de ressaca, passa a ser o alvo de desconfiança e ciúme do marido. Bento, torna-se um homem fechado, triste, solitário e por isso recebe o apelido de Casmurro. A dúvida perseguiu-o até a morte... Afinal, Capitu é culpada ou inocente?

Eu gosto muito das obras do Machadão haha e com certeza indico esta obra a todos. Talvez nem todos gostem ou entendam, mas a excelência com que a obra é escrita merece ser apreciada e lida por todos.


A obra machadiana foi reproduzida através de uma minissérie intitulada Capitu e exibida pela Rede Globo no ano de 2008, para homenagear o centenário de morte do nosso mestre da Literatura, Machado de Assis. 

Para mim, a Capitu juntamente com a Aurélia Camargo de Senhora de José de Alencar, são as divas da Literatura Brasileira. E acredito que ela seja inocente. Este livro já gerou diversas discussões, é acusação de lá, defesa pra cá, mas ninguém tem certeza do que realmente aconteceu, e é isso o que torna a história mais fascinante ainda!

Como já disse em um post anterior, só lendo Machado é possível compreender a magnitude de sua perspectiva de mundo e suas possíveis e inúmeras interpretações. 

CLASSIFICAÇÃO:


ÓTIMO!




12 comentários :

  1. Milena, eu comecei a ler Dom Casmurro, mas desisti. Na verdade eu nem sei porquê :/
    Mas Machado de Assis é show! Já alguns contos dele e são ótimos! Também li o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas e é fantástico!
    Abraços!
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Victor? Também li Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas gostei mais de Dom Casmurro... Talvez você tenha desistido porque no começo ele é bem "enrolado" e quando as coisas começam a acontecer é tudo muito 'de repente'. Mas é muuiiito legal *-*

      Abraços!

      Excluir
  2. Oi Milena, é uma pena que nem todos entendam a genialidade do Machado de Assis, pq ele realmente merece todo o prestígio! Já li várias de suas obras, e gosto muito de Memórias póstumas e Dom Casmurro.
    Só pelo fato de não termos certeza da traição de Capitu, é um indício da complexidade e genialidade do autor.
    bjbj
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Milena!
    Boa a dica!
    Já li o livro duas vezes e assisti a série Capitu, gostei bastante de ambos!
    =D
    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série não assisti inteira, mas pelo que pude acompanhar, era simplesmente incrível! ;)

      Excluir
  4. Ooi Milena, já ouvi falar muito desse livro. Tenho duas versões dele, e só conseguir ler metade de um livro. Mas meu professor fala muito bem dele, qualquer dia nessas férias, vou voltar a leitura. Bom, adoro seus vídeos e queria saber se você pode dar uma olhadinha no meu canal. Voltei com os vídeos agora e o primeiro é sobre livros. Espero que goste. Beeijos e muito obrigada. *u*
    ohmygoodblog.blogspot.com.br
    https://www.youtube.com/channel/UCU2QQsPJZnzOHvHhwhxZ7mQ/videos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaís! Muito obrigada! Irei olhar sim, com certeza! ;)

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Milena!
    Eu não li esse livro, mas já conhecia a história porque é um clássico.
    Do Machado de Assis, meu preferido é "O Alienista"!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li O Alienista também! Inclusive, fiz um artigo sobre ele para a faculdade! É genial, não é mesmo??

      Beijos

      Excluir
  6. Já fiz até teatro desse livro no colégio! hahahaha
    Adoro Machado de Assis!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?! Nossa, que legal! Também amo o Machadão! Hahaha

      Beijos!

      Excluir