Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21/09/2016

"O emprego formal é um bicho em extinção"

Olá, pessoas!

Trago novidades sobre o mais novo lançamento da Editora Belas-Letras: "101 Profissões fora do comum", juntamente com uma entrevista dos gêmeos jornalistas e humoristas Anderson e Emerson Couto à editora.


"O emprego formal é um bicho em extinção"

A frase é dos gêmeos Anderson e Emerson Couto, jornalistas e humoristas por acaso. Conversamos com a dupla sobre o lançamento do livro 101 profissões fora do comum para pessoas nada normais, já em pré-venda. Confira!

Belas Letras: De onde veio a ideia para criar um livro com profissões fora do comum?
Anderson e Emerson: O 101 profissões foi o desafio de ampliar nosso mundo, ir além das redações de jornal. A linguagem é muito semelhante à do nosso primeiro livro, com humor e deboche, mas agora falando de outros profissionais. A questão do “fora do comum” é que a gente não queria fazer um guia de carreiras convencional, sério, todo certinho. Ter uma profissão hoje não significa ter necessariamente um curso superior. Ser subcelebridade, por exemplo, seduz muito mais do que estudar agronomia. A gente queria falar destas estranhezas, inventar carreiras, brincar com a história da escolha de um caminho profissional, ironizar os clichês deste universo.

BL: Se não trabalhassem como jornalistas e tivessem que escolher uma das profissões do livro, qual seria?
A e E: Uma ocupação interessante seria doador top de sêmen, mas não teríamos competência para tal. Talvez personal escritor de mensagens de amor para usuários do Tinder tenha mais a ver com a gente.

BL: Vocês comentam no livro que o mercado de trabalho está em transformação, e que trabalhar não é mais só um meio de ganhar dinheiro. A mensagem de vocês é que dá pra trabalhar se divertindo?
A e E: Em muitos setores, o emprego formal, com carteira assinada e coisa e tal, é um bicho em extinção. E isso independente de crise econômica. As novas gerações não querem mais relações de trabalho caretas, não dependem mais das ferramentas de trabalho do patrão. 

BL: As profissões chamadas clássicas também ganham um novo olhar no livro. Como foi essa construção misturando profissões clássicas e novas?
A e E: Quando a gente fala de novos tempos, não significa dizer que profissões clássicas vão morrer. Médicos, engenheiros, advogados serão sempre necessários, mas precisam se adaptar a tais novos tempos. Até algum tempo atrás, não existiam crimes digitais. Hoje, temos advogados especializados em direito digital. O nude que vazou de forma criminosa rende mais causas que pensão para ex-mulher. 

BL: Vocês são gêmeos e têm a mesma profissão. Como é isso?!
A e E: Temos uma conexão fantástica, nos sentimos bem juntos, fazendo as coisas juntos (quase todas, claro). Temos afinidade com os textos, nos completamos. O fato de sermos igualmente jornalistas e escritores também deve ter a ver com algum gene de pobreza que herdamos da família. 


E aí? O que acharam? Esse livro promete, né? Espero lê-lo em breve!

Beijos!


10 comentários :

  1. Olá,
    Gostei bastante da entrevista dos gêmeos e fiquei curiosa porque eles não teriam competência para serem doadores top de sêmen kkkkk
    Fiquei bastante curiosa para ler a obra e pretendo adquiri-la em breve para conferir essas profissões excêntricas.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele. O livro já está aqui em casa e em breve tem resenha para vocês.

      Beijo

      Excluir
  2. Amei, Milena...
    Quero ler com certeza. Eles parecem ser super engraçados e esse tema vai de encontro a um momento que estou passando...
    Ainda mais essa questão de a carteira assinada estar com os dias contados não por falta de opção, mas sim justamente pelo contrário.

    "E isso independente de crise econômica. As novas gerações não querem mais relações de trabalho caretas, não dependem mais das ferramentas de trabalho do patrão."

    Ansiosa para conferir =]

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei a entrevista, parabéns!
    Fiquei bastante curiosa para conferir a obra dos irmãos :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou bem curiosa! O livro já está aqui e estou ansiosa para ler.

      Beijo

      Excluir
  4. Oi Milena.

    Com certeza vou querer ler este livro, pois a entrevista foi bastante legal e mostrou que será uma leitura criativa. Acho que será uma boa leitora para os jovens que estão no momento de procurarem uma profissão de carteira assinada.
    Adorei a dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que além de criativa e interessante, a obra seja muito engraçada. Estou ansiosa para ler.

      Beijo

      Excluir
  5. Muito interessante esse livro e adorei a entrevista.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir