Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24/07/2017

# Dica de Leitura # 110

Título: Quem me roubou de mim?
Subtítulo: O sequestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa
Autor: Fábio de Melo
Número de páginas: 152
Ano: 2008
Editora: Canção Nova

Para quem me acompanha aqui no blog, sabe que eu sou uma grande fã dos ensinamentos Padre Fábio de Melo e sua capacidade de nos dar um tapa na cara de forma sutil. Em outras palavras: tratar de assuntos complicados de maneira que nos faça entender a simplicidade que há por trás daquilo que nós, muitas vezes complicamos e nos ajudar a encarar tudo com maturidade e naturalidade.

Quem me roubou de mim? já estava há algum tempo na minha estante, mas dias atrás, resolvi parar tudo e ler. O livro começa estabelecendo um paralelo entre o sequestro físico e o subjetivo. Em ambos os casos, o sujeito torna-se refém de uma terceira pessoa, perdendo seu direito de ir e vir. A diferença é que no primeiro tipo de sequestro, o indivíduo é prisioneiro em um cativeiro físico, enquanto que no segundo, é aprisionado no cativeiro da alma.

Esse tipo de sequestro velado é muito mais comum do que se imagina. Aos poucos vamos sendo roubados por pessoas que julgamos amar intensamente, mas que não passam de nossos algozes. O livro traz relatos de relacionamentos abusivos cujos protagonistas são pais e filhos, casais de namorados, marido e mulher, professor e aluno, e até mesmo entre amigos que se sujeitam a essas situações por medo, necessidade, autoritarismo, baixa autoestima, ou até mesmo por achar que amam demais...

"O que dá testemunho de nosso amor não é a declaração que a linguagem das palavras nos permite, mas é a linguagem dos gestos que concretizamos diariamente."

A leitura precisa ser feita de maneira atenta e reflexiva. Independente da religião, o livro é mais que indicado, pois traz um direcionamento psicológico, com o intuito de ajudar o leitor a se conhecer, a se questionar e a se libertar de tudo aquilo que o aprisiona. 

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


12 comentários :

  1. Eu também amo o Padre, já li vários livros dele, inclusive esse, e é muito bom. O que mais amo é tempo de esperas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane. Tempo de esperas é o meu favorito também. Lembro que quando finalizei a leitura, estava com os olhos marejados.
      Beijo

      Excluir
  2. Sempre tive curiosidade em ler os livros dele... Depois da sua resenha, fiquei empolgada para conhecer um pouco mais, acho que vou arriscar a leitura!

    ResponderExcluir
  3. "
    Para quem me acompanha aqui no blog, sabe que eu sou uma grande fã dos ensinamentos Padre Fábio de Melo e sua capacidade de nos dar um tapa na cara de forma sutil. Em outras palavras: tratar de assuntos complicados de maneira que nos faça entender a simplicidade que há por trás daquilo que nós, muitas vezes complicamos e nos ajudar a encarar tudo com maturidade e naturalidade"

    Concordo plenamente, ele nos faz parar para pensar, adorei seu post e fiquei muito curiosa sobre o livro!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Kira!
      Espero que tenha a oportunidade de ler.

      Excluir
  4. Olá! tudo bom?
    Ótima resenha, pequena, rápida de ler e assertiva.
    Eu nunca li o livro, mas gosto de ler ensinamentos como esse.
    Parabéns pelo post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada!
      Espero que dê uma chance à leitura.
      Beijo

      Excluir
  5. Oi, amiga! Tudo bem?
    Adoro as reflexões do Padre Fábio também, principalmente o bom humor que ele usa em suas redes sociais. Acredito que dessa forma ele consegue o carisma e muitos adeptos aos ensinamentos, não apenas religiosos, mas da vida.
    Dois amigos já tinham me indicado antes, e agora com sua resenha fiquei ainda mais interessada. Dica anotada! Beijão :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga!
      Fico feliz que tenha gostado do livro. Creio que tem tudo a ver com as situações que vivemos e eu acho que é uma leitura bastante essencial nos dias de hoje.

      Excluir
  6. Tenho vontade de ler algum livro dele, mas ainda não tive a oportunidade.
    Eu sempre intercalo as minhas leituras ficcionais com livros não-ficcionais, como esse.
    Anotei a dica.
    Bjsss

    ResponderExcluir