Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18/11/2017

# Dica de Leitura # 119

Título: Maria Isabel & Soraia
Autora: Nara Tosta
Coleção: Mulheres em Cena - volume 1
Número de páginas: 176
Ano: 2017
Editora: Bambual

* Livro cedido em parceria com a Oasys Cultural.

O livro faz parte do projeto "Mulheres em Cena" desenvolvido pelas irmãs Nara Tosta e Lara Braga. O primeiro volume é dividido em duas partes e composto pelos contos: Maria Isabel & Soraia. 

Maria Isabel, Bel, é uma dedicada dona de casa que tenta, sozinha, salvar o casamento com Luiz Henrique que, vem se mostrando cada dia mais distante, autoritário e frio. Acaba se envolvendo com outros homens e sentindo-se eternamente culpada por trair o marido, ao mesmo tempo em que volta a se sentir viva por ter experimentado sensações nunca antes sentidas. Sua única motivação dentro de casa é o filho, Vinícius que, a cada dia precisa mais dela. E foi por ele que Maria Isabel tentou, pela última vez consertar sua relação desgastada com o marido. Porém, quando decide deixar para trás a simples dona de casa e criar o seu próprio negócio, vai ter de encarar a outra face de Luiz Henrique que até então lhe era desconhecida.


Soraia é uma empresária de sucesso, tem dois filhos, Fábio e Flávio e se considera uma pessoa feliz. Pelo menos depois que se separou do ex-marido, com o qual foi obrigada pela mãe a se casar aos 17 anos. Soraia apenas amou um homem em toda a sua vida: Gustavo, seu primeiro e único amor da adolescência, com o qual foi impedida pela mãe de viver a grande paixão que sentia. Sua vida muda totalmente quando recebe a notícia de que Gustavo não resistiu a um acidente de trânsito. É aí que as memórias de seu grande amor são reavivadas e ainda mais intensificadas no momento em que descobre o quão apaixonado ele ainda era. É assim que ela entra em uma depressão terrível e se entrega ao vício do álcool. Confesso que achei essa parte do livro um tanto repetitiva e arrastada, mas o desfecho superará qualquer outra sensação, pois ela encontrará forças para recomeçar sua vida de onde jamais imaginou. O final é lindo!

"Às vezes a vida toma um rumo diferente do que sonhamos, e achamos que seremos infelizes, ou que não temos sorte, ou simplesmente que a vida não nos dá a oportunidade da felicidade. Entretanto, surpresas acontecem!".

Cada qual à sua maneira, Maria Isabel e Soraia reforçam o empoderamento feminino, trazendo à tona muitas reflexões por meio de suas histórias intensas e comuns à muitas outras mulheres. A leitura é, realmente, muito gratificante. Não conhecia a Editora Bambual ainda, mas devo destacar que a edição está maravilhosa e bem caprichada. Outro aspecto interessante, e que eu amei, é que as folhas do livro são rosa!

Como a leitura é bem rápida e a escrita da autora sucinta, acredito que todos deveriam dar uma oportunidade a esse projeto superbacana!


CLASSIFICAÇÃO: 

MUITO BOM!


12 comentários :

  1. Tenho medo da palavra empoderamento, não gosto de nada que defenda ISMO, todos ISMOS são ruins, na minha opinião. No mais acredito que o livro é pode trazer uma boa história com boas mensagens.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso, o tema voltado para as mulheres donas de si, me agrada bastante. Acho que temos lutado com frequência pelos nossos direitos e merecemos nosso lugar de destaque.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?

    Não conheço a editora. E nem essa obra. Mas fiquei curiosa com a história. Quero saber qual foi o desfecho que mudou a Soraia. Dica anotada.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado pela obra. Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Beijos

      Excluir
  3. Oie, tudo bem?!?! Eu não conhecia a obra e já adorei. Qualquer obra que exalte e empodere as mulheres hoje em nosso país, que só dabe nos denegrir e agredir, deve ser exalatada.
    Cansa ler somente livros onde as mulheres são coitadinhas.
    Ja coloquei na lista de futuras leituras.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Anastacia. Livros assim, também me cativam!
      Beijos e boa leitura

      Excluir
  4. Oi Milena!
    Não conhecia o livro mas já amei! O mercado literário precisa cada vez mais de livros que reforcem o emponderamento feminino, sua força e resiliência para vencer os problemas. Dia anotada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Nina!
      Fico feliz que tenha gostado da proposta da autora.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem? Gostei da premissa da história, apesar de ser contra traição, cada um encontra um caminho para liberdade. Mesmo que errado, mas o importante é que elas aprendederam a lutar pelos seus objetivos. Sou muito a favor de histórias no qual as mulheres são protagonistas do seu sucesso! Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também gosto de livros em que as mulheres se destacam dessa maneira. Apesar de também ser contra qualquer tipo de traição.

      Beijos

      Excluir
  6. Olá Milena!
    Eu amei o projeto e achei muito linda e impactante as histórias. Fiquei muito motivada a ler e conhecer a vida dessas duas mulheres guerreiras. Não conhecia a editora e já vou pesquisar sobre ela.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen. Que bom que você gostou do enredo. Espero que tenha a oportunidade de conhecer as protagonistas em breve.
      Beijos

      Excluir