Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

01/04/2018

# Dica de Leitura # 141

Título: Da Rua da Frente à Beira-Mar
Subtítulo: Histórias de Pescador
Autora: Rachel Garcia
Número de páginas: 50
Ano: 2017
Editora: Beira-Mar

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Há mais de cinco décadas, quando a atual Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, ainda era feita de terra batida, era conhecida como Rua da Frente, por ser a primeira via que ligava a praia ao centro da capital. Naquela época, não havia asfalto, prédios e muito menos o calçadão...

Com o intuito de resgatar a cultura local, a professora de Sofia, Bia, Isaque e Felipi desafia a turma toda a fazer uma pesquisa para conhecer melhor a história da cidade. É assim que as crianças conhecem seu Francisco, um pescador aposentado. Através de um mergulho nas fotos de um álbum antigo, eles voltam no tempo e desfrutam dos prazeres da vida na colônia de pesca, fazem amizade com um cachorro muito especial, chamado Baruque e, além disso, têm acesso a outras curiosidades históricas.

Será que a professora e os colegas vão acreditar nessa história de pescador de viajar no tempo? Pois é, a aventura desses quatro amigos vai dar o que falar!


Com o intuito de impedir que as novas gerações percam sua identidade sócio-histórico-cultural, o livro proporciona, principalmente ao público infantil da cidade de Fortaleza, o conhecimento da evolução do local em que se vive, pois à medida que a criança estabelece uma relação entre si, o espaço e suas práticas cotidianas, possibilita mudanças no modo de entender a si mesma e aos outros e de viver as relações sociais. Através de pesquisas, relatos e contribuições, a autora conseguiu dar à luz ao seu tão sonhado projeto que, além de ter importância fundamental à cultura local, é uma excelente dica para que outras crianças, de outras regiões, percebam, junto com os protagonistas, a importância de preservar essa cultura, já que ela faz parte da identidade de cada um de nós. Eu, particularmente, não conhecia a história, e descobrir através desta leitura simples e agradável, foi algo totalmente novo no que se refere às minhas experiências com leituras de livros infantis. As ilustrações e a edição estão belíssimas! Indico para todas as idades que queiram embarcar nessas maravilhosas aventuras regadas de conhecimento que são as histórias de pescador!

CLASSIFICAÇÃO: 

MUITO BOM!



16 comentários :

  1. Menina, fiquei curiosa porque tu não deu nota 5 para um projeto desse, de verdade. Você elogiou bastante o livro e ele realmente me pareceu tão promissor, ainda mais por buscar esse interior da criança de Fortaleza que desconhece sua própria cultura e história.

    Adorei e curiosei demais com ele! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Na verdade, eu já li outros livros do projeto da editora Beira-Mar e acabei me envolvendo mais com eles, achei-os mais poéticos. Foi uma questão pessoal mesmo, mas nem por isso o livro aqui resenhado perde seu lugar de destaque ;)
      Afinal, possui uma história maravilhosa que, com certeza, merece ser lida.
      Beijos

      Excluir
  2. Gosto da ideia de livros assim, que resgatam o passado que faz parte de quem somos hoje e do que é o meio em que vivemos. Sou muito nostalgica com tudo, então a premissa do livro é encantadora. Preservemos a cultura e passemos isso a nova geração. Dica anotada.

    Abraços Milena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Fico feliz que tenha gostado. A ideia do livro é muito bacana.
      Beijos

      Excluir
  3. Que gracinha de livro. Fez lembrar minha infancia, quando gostava de ler esses livros cheio de aventuras. E fora que acho importante passar a historia da cidade, estado, pais para as crianças desde cedo, conhecer sua historia e identidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Prih! É muito importante mesmo! Esses livros infantis são maravilhosos!

      Excluir
  4. Oie!

    Eu vi a sua divulgação dessa obra lá no seu Instagram, eu não sou de ler obras voltadas mais para crianças, mas acho interessante as editoras estarem focando nisso, mais do que já era para quem desde crianças elas peguem o amor pela leitura, e também de conhecerem sua cultura!

    BJss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nay! Eu amo literatura infantil e é muito bom que esses livros tragam novos aprendizados.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Amo livros de criança, porque de forma simples eles trazem tantas mensagens. É muito bom de vez em quando relembrarmos do passado e conhecer como tudo aconteceu para que uma coisa ou lugar chegasse aquele estado.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Suh!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que tenha a oportunidade de se aventurar nessa história deliciosa.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oiii, eu adoro vir aqui, pois sempre encontro resenha de livros que me despertam a curiosidade e o que mais gosto nesses livros são as mensagens e ensinamentos... Amei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwnn! Fico muito feliz que você se identifique com o meu cantinho. Obrigada pelo carinho, Mara!
      Beijos

      Excluir
  7. Oie, tudo bem? Que enredo mais amorzinho. Faz tempo que não leio livros nesse estilo mas quando estava na 7ª série era um dos meus favoritos. As pessoas sempre questionam histórias de pescador porque muitos inventam, outros aumentam, e a criatividade voa solta haha Gostei da resenha e da indicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Érika!
      Que bom que você gostou. Espero que tenha a oportunidade de relembrar esses bons tempos!
      Beijos

      Excluir
  8. Nossa que fofa deve ser essa historia. Confesso que nunca li nada desse estilo, porque eu não lia nada e sou desse mundo conheço muito pouco, mas a vontade de ler é grande. Amei a dica e vou anotar para ler e não i,porta a época o tempo, leituras sempre são gratificantes.

    Parabéns pelo post.

    Um beijo

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir