Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28/05/2018

# Dica de Leitura # 152

Título: A Língua de Eulália
Subtítulo: Novela Sociolinguística
Autor: Marcos Bagno
Número de páginas: 224
Ano: 2010
Editora: Contexto

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Narrada em terceira pessoa, a história se inicia quando as amigas Vera, Sílvia e Emília decidem passar as férias de inverno na chácara de Itatibaia, onde mora a tia de Vera, Irene. Ela é uma linguista renomada que, apesar de ser uma professora universitária aposentada, continua estudando e pesquisando sobre sua maior paixão: a língua portuguesa e suas variedades linguísticas. Atualmente, seu principal objetivo é escrever um livro cuja temática seja o preconceito linguístico e a importância de combater a sua proliferação na sociedade.

Vera, assim como sua tia, é estudante da área de Letras, enquanto suas colegas Emília e Sílvia cursam Pedagogia e Psicologia, respectivamente. O que as três jovens professoras do curso primário de uma escola da cidade de São Paulo jamais poderiam imaginar, é que suas vidas, seus pré-conceitos e seus métodos de ensino mudariam profundamente após essas férias de inverno.

Assim que conhecem Eulália, uma senhora simples e alfabetizada depois de adulta, as amigas percebem que há algo "errado" em seu modo de falar, o que lhes causou certa estranheza e soou, por vezes, engraçado. Com o intuito de defender a amiga considerada parte da família, Irene mostra às jovens que a língua de Eulália não é errada, mas sim, diferente.

"É o mesmo que acontece com a letra da gente, não é? Cada um tem a sua letra, o seu jeito de escrever, que é único e exclusivo, e que até serve para identificar uma pessoa, mas que ao mesmo tempo pode ser lido e entendido pelos outros."

Ou seja, trata-se de uma variação não padrão, decorrente da heterogeneidade da língua portuguesa, causada por fatores históricos, sociais, econômicos, geográficos e temporais.

"Todas as coisas mudam, os costumes, as crenças, os meios de comunicação, as roupas... até os bichos evoluíram e continuam evoluindo... Por que a língua não haveria de mudar, não é?"
"A 'pureza da língua' de hoje já foi a 'contaminação na língua' de ontem. O que hoje os gramáticos defendem com unhas e dentes era combatido com todo vigor por seus ancestrais em épocas passadas."
"Por isso, a transformação do modo de encarar as variedades não padrão tem de ser feita em todos os campos da educação, sendo uma tarefa de todos e não apenas dos professores de língua portuguesa."

Após uma explicação prévia, as três amigas mostram interesse em aprender mais sobre o assunto. E, a partir de então, todas as noites, as quatro se reúnem, e Irene acaba transformando as férias em uma atualização pedagógica na qual as "alunas" reciclam seus conhecimentos linguísticos e descobrem que a língua portuguesa nada mais é que um processo ininterrupto de transformação.

Com uma linguagem simples e uma escrita contagiante, Marcos Bagno reflete sobre os métodos de ensino-aprendizagem nas escolas do país e a importância de combater o preconceito linguístico infundado. Ao contrário do que muitos pensam, o que os linguistas condenam é a forma como a norma padrão é ensinada e exigida na escola, deixando claro, porém, que é extremamente importante que todos tenham contato com essa variedade prestigiada e saibam quando usá-la. Em contrapartida, o conhecimento prévio desses alunos, bem como sua variedade linguística não devem ser descartados e nem condenados, uma vez que também exercem a função de veículo de comunicação, expressão e interação entre as pessoas.

O livro é bem didático e foi uma pena que eu não o havia lido antes. Sem dúvida, é uma obra extremamente imprescindível para todo profissional de Letras e também para todo e qualquer aspirante acadêmico e/o influenciador de conteúdo.


CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


22 comentários :

  1. Oi Mi!

    Tudo bem? Eu nunca tinha ouvido falar do livro, mas confesso que fiquei MUITO interessada por ele depois de ler a sua resenha!

    Falar sobre preconceito, seja ele qual for, é muito difícil é um tipo de preconceito quase nunca discutido é o linguístico e por isso já quero conhecer a Eulália.

    Faz alguns anos vi uma palestra falando sobre isso e, na época, fiquei um tanto incomodada com o fato de ter esse conceito de que que a forma padrão de falar ou escrever é so isso: padrão, não certa ou errada. Demorei um tempo pra absorver isso é para ser honesta ainda estou tentando superar um certo preconceito linguístico que está enraizado profundamente em mim e acho que este livro me ajudaria.

    Muito obrigada pela dica maravilhosa. Com certeza ele foi parar na minha wishlist.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ficado tão interessada pelo livro! Confesso que antes de entrar na faculdade, eu também tinha certo preconceito. Hoje não mais. Com certeza o livro será de grande valia para você. Depois me conta o que você achou.
      Beijos!

      Excluir
  2. Que bacana! Eu acompanho o trabalho de Marcos porque sou estudante de Letras, entao seus textos sao muito presentes no meu curso, fico feliz que tenha sido uma leitura tao proveitosa, nao conhecia essa obra mas ja vou dar um jeitinho de adquirir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Day!
      Este é um livro fundamental para todos os estudantes do curso de Letras. Com certeza, você vai gostar muito!

      Excluir
  3. Um livro bem educativo e importante para pessoas que escrevem assim como nós, conhecimento nunca é demais e no meu caso é muito bem vindo . O que mais me chama atenção é abordando um assunto tão complexo a linguagem ser simples e ainda contagiante. Apaixonado pelo universo pedagógico como sou eu adoraria fazer essa leitura.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho certeza que vai gostar muito, Camila! A linguagem é simples e a história e maravilhosa.

      Excluir
  4. Nossa! Que livro diferente, já quero muito ler.
    Preconceito lingüístico é uma coisa que todos nós temos e nem nos damos conta né? Achei interessante abordar do assunto de uma forma menos acadêmica e de mais fácil acesso.

    Super amei a dica.

    http://thereviewbooks.com.br/
    #thereviewbooks | @thereviewbooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, muitas vezes acabamos nem percebendo... E o fato de o tema ser abordado de maneira bastante diferente, é o que nos faz ficar ainda mais interessados nesta obra. Espero que tenha a oportunidade de ler em breve.
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá
    Esse livro me parece ótimo, me ajudaria muito a estudar mais sobre escrita e coisas assim me parece diferente de tudo que eu já li.
    Adorei sua resenha, vou anotar essa dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Espero que tenha a oportunidade de ler e aprender muita coisa com esta obra.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Milena.

    Eu não conhecia este livro, mas pela sua resenha parece ser muito bom e história das três amigas passando férias com a tia e com ela aprende mais sobre a língua portuguesa deixou uma vontade de conhecer melhor o livro. Vou anotar sua dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Kênia!
      Espero que tenha a oportunidade de conhecer esta história maravilhosa. Quero ver resenha lá no seu blog, hein?
      Beijo!

      Excluir
  7. Acredito que seja uma obra interessantíssima e cheia de ensinamentos acerca da nossa língua. Com certeza, imprescindível para quem faz Letras.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Mari!
      É uma história muito bem escrita e que traz muitos ensinamentos, não só para os estudantes de Letras, mas para todos os leitores, afinal, o preconceito linguístico ainda é muito comum na nossa sociedade.

      Excluir
  8. Ola Milena lindona, amei a premissa do livro com um tema muito interessante e repleto de aprendizagem. Não conhecia o livro e já me interesse. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce!
      O tema é bem interessante mesmo. Fico feliz que você gostou. Espero que tenha a oportunidade de ler em breve.
      Beijos!

      Excluir
  9. Nossa, estudei bastante esse cara na faculdade, a professora era fã dele pelo que pude perceber rs
    Mas ele realmente é fantástico e sociolinguística da meio que um tapa na cara da gente, né?
    Faz a gente pensar em como às vezes conseguimos ser tão preconceituosos.
    Bjo grande flooooor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Hehe
      Também estudei muito sobre ele na faculdade, mas este livro eu tive a oportunidade de ler só agora, e adorei!

      Excluir
  10. Gente, juro que se eu não tivesse lido a resenha esse livro teria passado despercebido por mim, por isso que não devemos julgar o livro pela capa. Eu acho que nunca li nada parecido como a proposta desse livro, deve bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante mesmo! Tenho certeza que você não vai se arrepender se der uma chance a esta obra.

      Excluir
  11. Oi Milena!
    Adorei esse livro! Que ideia incrível reunir conceitos de linguista e ensino aprendizagem em uma história tão envolvente, quero ler com certeza!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!
      A obra é muito criativa, espero que você tenha a oportunidade de ler.
      Beijos!

      Excluir