Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

07/06/2018

# Dica de Leitura # 155

Título: Ansiedade em palavras
Autora: Kely Benfica
Número de páginas: 70
Ano: 2018
Editora: Sekhmet

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Ansiedade em palavras é uma obra composta por 34 poemas e 4 contos, na qual a autora brinca com as palavras e expressa os mais profundos sentimentos e lembranças de alguém que tem pressa de ser feliz, aliado a uma crítica à sociedade, seus costumes e valores, cuja demonstração de poder é o ponto de partida para a realização de pessoas que apenas vivem de aparências.

"Perdemos tempo
Com brigas e discussões;
Amores não recíprocos
Tristezas sem motivo
E, principalmente
Perdemos mais tempo
Sonhando com uma vida tão distante
E esquecendo-se de viver a atual."

Com esta capa que representa com perfeição o estilo da obra, o leitor percebe desde as primeiras páginas a ansiedade que a autora tem de mudar o seu modo de vida, levando-nos a algumas reflexões: vale a pena diferenciar o pobre do rico se, depois da morte, seremos todos iguais e não mais distinguidos pela roupa que usamos ou o carro que compramos? Por que a nossa sociedade insiste em desvalorizar a mulher, ser tão frágil e precioso, como se fosse apenas um objeto ou um "pedaço de carne", como a própria autora ressalta? Até que ponto vai a maldade humana, capaz de maltratar os animais, seres tão indefesos e amigos do homem? Prender-se à uma rotina cansativa e deixar a vida passar diante de seus olhos sem vivê-la no sentido real da palavra, é uma boa escolha?

"Quantas perguntas sem respostas...
e quantas respostas sem perguntas."



O que mais me chamou a atenção é que a autora ainda consegue ter esperanças, em si mesma, nas pessoas, e no mundo. Com uma carga bastante reflexiva e pessoal, o livro, sem dúvida, é um tapa na cara da nossa intolerância e desperta aquilo que há de melhor no ser humano: a ânsia de mudar, de cada dia ser diferente, de ser, como já diria o consagrado Raul Seixas, uma metamorfose ambulante.

"Já beijei alguém sem amar,
Já amei alguém sem beijar.
Já abracei alguém sem querer
Já quis abraçar, mas não pude.
Já disse 'eu te amo' sem sentir
Já disse 'eu te amo' com todas as forças.
Já quis tantas coisas
E já não quis mais nada."

Abro um parênteses ao final da resenha para destacar o poema e o conto que se tornaram meus preferidos. O primeiro, intitulado E se... A morte chegasse? aborda a efemeridade da vida e como as pessoas não sabem dar valor ao tempo que dispõem aqui na Terra. E o segundo, foi o conto O cachorro cego, no qual conhecemos um cachorro de rua que, apesar de velho, cego e maltratado, nunca perdeu as esperanças de encontrar um dono que o amasse de verdade. E ele, de fato, tem a chance de viver plenamente seus últimos dias de vida, depois de ter sido, finalmente, adotado por uma moça que, diferente das demais pessoas, conseguiu se apaixonar pela sua essência e enxergar a beleza por trás de uma verdadeira amizade. Sem dúvida, foi a parte mais emocionante de todo livro. Quando se trata de cachorro, eu sou a manteiga mais derretida do mundo. Adotei recentemente um vira-lata, e o amor incondicional que eles têm é algo inenarrável. Por isso é melhor eu parar com esse assunto por aqui, senão vou começar a chorar de novo...

Enfim, o livro possui fluidez na escrita e é uma leitura extremamente rápida e reflexiva. Indico para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados por poesias e contos!

"Deixe todos os sentimentos transbordarem
Pois assim você se afogará de uma só vez,
Pois tudo passa."

CLASSIFICAÇÃO: 

MUITO BOM!


14 comentários :

  1. Surtada estou!
    que lindo, amei os trechos que você postou, parece ser um livro tão intenso e com tantas coisas, daquele tipo que te faz pensar em tudo e mais um pouco, quero muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca!
      Fico feliz que tenha gostado :)
      Espero, em breve, ver uma resenha no seu blog.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Milena.

    Eu não conhecia este livro de poemas e achei interessante. Vou adicionar na minha lista de desejados para tentar adquiri-lo, ainda mais sabendo que é uma leitura rápida e reflexiva. Será uma boa experiência.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho dúvidas de que você irá gostar. Depois me conta o que achou!

      Excluir
  3. Amei essa capa e a proposta central do livro... E ainda sou uma apaixonada por poemas... Amei os trechos que você trouxe e com certeza vou incluir o livro na minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Isso me deixa muito feliz, Mara! Espero que você goste do livro tanto quanto eu!

      Excluir
  4. O livro parece ser mesmo bem legal e reflexivo... Só não leria porque não gosto de contos e menos ainda de poesias, tenho problemas sérios para me envolver com textos curtos. Mas anotei a dica para presente e até já sei quem vai amar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não curte, mas espero que a pessoa que ganhará o livro fique muito feliz com o presente.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Milena.
    O livro parece ser muito bom. Achei interessante essa mescla entre poemas e contos e a forma como a autora consegue colocar em palavras seus sentimentos.
    Muito bonitos os trechos que você destacou.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Realmente, o livro é bastante reflexivo e belo. Espero que possa conhecê-lo em breve.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Milena, sua linda, tudo bem?
    A autora colocou em seu texto o sentimento de muitos de nós. Às vezes acho difícil ter esperança, apesar de sempre ter fé. Não sei até onde irá o Homem. Sucesso para a autora. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ❤️
      Preciso concordar com você. Mas apesar de tudo, ter fé sempre é imprescindível, né?
      Beijo!

      Excluir
  7. Oi Mi!

    Tudo bem? Eu tenho ansiedade e sei como é difícil conviver com esse sentimento todo o tempo, mas não sei se consigo ler sobre isso. Às vezes e ate difidif falar sobre ansiedade, não por medo de julgamento ou algo assim, e so que em algumas situações isso me faz entrar em crise.

    Enfim, é um tipo de leitura especialmente interessante para que as pessoas possam se sentir empatia por certas situações.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Jessie. É um tema extremamente delicado. Espero que, quem sabe, o livro possa te ajudar de alguma forma...
      Beijos!

      Excluir