Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

05/06/2018

# Dica de Leitura # 154

Título: Querida Jane Austen, uma homenagem
Organização: Katherine Salles (várias autoras)
Número de páginas: 290
Ano: 2017
Editora: Bezz (selo Leque Rosa)

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Em comemoração ao bicentenário de morte de Jane Austen, uma das autoras de maior prestígio da atualidade, o selo Leque Rosa da Editora Bezz presta uma singela homenagem a esta mulher tão à frente de seu tempo, capaz de encantar gerações e gerações com seus personagens cativantes e sua crítica a uma sociedade patriarcal e, consequentemente, machista.

Feito de fã para fã e com todo carinho e delicadeza que as obras de Jane Austen merecem, o livro apresenta uma coletânea de textos através dos quais o leitor faz uma viagem no tempo e visita personagens marcantes e queridos, cujas histórias têm a tão sonhada continuação que nós, admiradores de suas obras, adoraríamos ler. Além de contos contemporâneos inspirados na temática da autora.

Em Sinceramente Sua, Luciana Viter narra a inusitada descoberta do amor de Margaret Dashwood, a irmã mais nova das duas protagonistas de Razão e Sensibilidade.

Com uma "pegada" de Persuasão e uma pitada de contemporaneidade, Os acasos do amor e Uma pausa no tempo, de autoria de Julia Ventura e Naiara Aimee, respectivamente, provam como o amor verdadeiro consegue manter sua chama acesa ao longo dos anos e superar as barreiras do tempo e da mágoa.

Em Algo em seu olhar, Raquel Cavalcanti relata a perda de memória do Mr. Darcy após sofrer um acidente e a intensidade do amor de um homem que ama verdadeiramente uma mulher, sendo capaz de se apaixonar por ela repetidas vezes, como se cada uma delas fosse a primeira.


Cacá Smith, em O legado de Mary Bennet, nos presenteia com a nova chance de ser feliz que Mary, uma das personagens mais "apagadas" de Orgulho e Preconceito, recebe do destino após passados uns bons anos do desfecho da história de amor de Lizzy Bennet e Mr. Darcy.

GarotaAusten.com de autoria de Katherine Salles, responsável pela organização da antologia, é uma versão divertidíssima e bem atual de A Abadia de Northanger, com cenas repletas de reviravoltas que geram muita expectativa ao leitor.

A bela e jovem, Amanda, dona de um "dedo pobre" quando o assunto é relacionamento, tem Um encontro com Mr. Darcy e companhia, no qual o próprio Darcy, o gentil Bingley e o audacioso Wickham, ambos personagens de Orgulho e Preconceito, são encarregados  pela autora, Tânia Picon, de ajudar a protagonista a encontrar o seu final feliz.

Pera, uva, maçã ou salada mista? de Moira Bianchi, é um conto que segue o mesmo estilo de Austendlândia, e além de ser repleto de referências, traz um mocinho que, até então, era inimaginável na vida de Lenny, uma das maiores admiradoras de Jane Austen, pois ele nada mais é do que a junção de características peculiares de cada um dos protagonistas masculinos da autora inglesa, em uma pessoa só.

Por fim, dois artigos fecham o volume. São eles: The Austen Power, de autoria de Mara Sop que fala sobre os trajes da época em que foram escritas as obras de Austen, e inclusive traz belíssimas ilustrações através de bonequinhas muito fofas e que têm tudo a ver com as personagens dos livros. Já em Seu lugar à mesa: os hábitos alimentares da época de Jane Austen, Vânia Nunes contextualiza passagens do livro com a realidade da época da Regência e, de quebra, ainda nos delicia com a receita de uma torta de queijo, que parece bem fácil de fazer!


Quem me conhece, sabe que sou extremamente apaixonada por romances de época e contos, e assim que vi que a proposta do livro juntava duas de minhas maiores paixões, não hesitei em solicitá-lo para leitura. Querida Jane Austen, uma homenagem foi uma grata surpresa, e cada conto conseguiu me envolver com sua simplicidade aliada a essência forte desta maravilhosa escritora. Foi a primeira vez que senti a mesma paixão por todos os contos, por todos os detalhes, sem ter como escolher apenas um. Tenho certeza que Austen não teria palavras para descrever tanto amor e carinho demonstrado por suas obras, e como a intenção da produção desta antologia era homenagear a autora, posso dizer que a missão foi concluída com sucesso.

A leitura é muito rápida, prazerosa e leve. A capa está maravilhosa e bem condizente com toda a temática dos contos. Obviamente indico aos fãs da autora que, assim como eu, vão se apaixonar perdidamente por esses textos tão bem escritos que fazem jus a todo legado de Jane Austen. Espero que acabem admirando também as nossas autoras nacionais, mulheres de essência marcante que, inspiradas na diva inglesa, souberam tão bem se expressar, deixando as emoções do leitor à flor da pele. E àqueles que nunca leram algo da autora, aproveitem esta antologia e mergulhem nesta temática fascinante, pois creio que, posteriormente, a vontade de ler qualquer um destes clássicos será ainda maior. Se apaixonem sem receios!

"Dias melhores sempre vêm para quem acredita no amor..."

CLASSIFICAÇÃO: 


ÓTIMO!


30 comentários :

  1. Que ótima resenha. Desde que eu vi umas divulgações desse livro, eu fiquei morrendo de vontade de ler! Fora que conheço algumas autoras aí e adoro o trabalho delas, como a Naiara! ♥ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aléxia!
      Espero que tenha a oportunidade de ler em breve. É maravilhoso esse livro!

      Excluir
  2. Que resenha incrível! Fiquei tocada por você ter achado que conseguimos fazer jus a autora. Jane Austen é incrível e me inspiro muito nela para os meus romances de época. Obrigada pelo carinho com nossos contos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ❤️❤️
      Fico feliz que tenha gostado da minha resenha 😍

      Excluir
  3. que resenha linda! ela realmente é bastante inspiradora. Vou procurar esse livro pra ler
    parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  4. bicentenário de morte e eu ainda não conheço a escrita dessa mulher, Jesus!
    Sou apaixonada por contos, ainda mais estes que conseguem cativar com sua simplicidade. Sem dizer que achei bem legal a proposta desse livro em trazer uma continuação para histórias que fãs da autora já conhecem bem e para mim com certeza seria um ótimo contato com o universo de Austen. Vou anotar a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você não conhece a escrita da Jane Austen? Menina! Corre comprar! Hahaha
      Eu adorei a proposta das meninas e fiquei encantada com esse livro. Já é um dos meus favoritos de 2018 ❤️

      Excluir
  5. Que bacana, creio que seja uma ótima forma de elogiar a autora, ela era uma mulher muito a frente de seu tempo e escreveu histórias que nos marcam até mesmo nos dias de hoje. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza, Day!
      Espero que tenha a oportunidade de conhecer esta bela obra feita em homenagem à autora. Você vai se apaixonar!

      Excluir
  6. Olá tudo bem que livro lindo a capa e título já me ganharam sou muito adepta as obras de Jane Austen e quero ler mais livros da própria escritora, acredito que teria grande prazer em ler o livro de sua resenha me parece ser uma ótima dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É uma leitura deliciosa, principalmente para quem gosta da Jane Austen e de romance ❤️

      Excluir
  7. Acredita que nunca li nada da Jane Austen e nem romance de época?! Eu sei, é uma vergonha hahaha Mas quero muito muito ler. E esse livro deve ser maravilhoso para conhecer melhor esse universo. Já entrou para minha lista! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Fico feliz em saber que você escolheu este livro para iniciar sua leitura de romances de época. Tenho certeza que vai amar!

      Excluir
  8. Não conhecia esse livro, mas amei a ideia e com certeza é uma ótima dica para os fãs da autora e principalmente para aqueles que já leram tudo dela e estão sedentos por algo que se inspire nas histórias. Amei a dica. Beijos e parabéns pela leitura, resenha e fotos (deu oara ter uma noção do que esperar da edição)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline ❤️❤️
      Espero que tenha a oportunidade de conhecer esta obra maravilhosa!

      Excluir
  9. Eu estava até falando com uma amiga que por mais que todos mundo fale maravilhas da Jane eu nunca fui tocada pelo desejo de consumir sua obra.

    Mas eu curto muito essas homenagens, pq autores importantes assim devem ser lembrados e revistos sempre!

    http://thereviewbooks.com.br/
    #thereviewbooks | @thereviewbooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida!
      Espero que um dia você se empolgue e leia algo dela, quem sabe até esta homenagem hehe

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?

    Eu nunca li nada da Jane Austen, e até antes de ler sua postagem não sentia vontade. Agora já mudei um pouco de ideia. Vou anotar essa dica, e começar por ela. Quem sabe não começo a gostar De Jane?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficaria extremamente honrada em saber que este livro despertou seu interesse graças à minha dica 😍 depois me conta o que achou, viu?
      Beijos!

      Excluir
  11. Ola Milena lindona, amei essa capa e a proposta da Editora em homenagear a Diva Jane Austen, preciso ler esse livro, adoro contos por sua intensidade em poucas páginas. Com certeza irei ler e comprar essa edição para deixar minha estante mais bela. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com isso, Joyce!
      Esse livro é apaixonante e possui os melhores contos que já li ❤️
      Com certeza, sua estante ficará ainda mais bela!

      Excluir
  12. Oi Milena,
    Que livro interessante! Eu gostei muito dos contos e fiquei contente por ver essa homenagem linda à Austen. Eu já percebi que alguns vão me agradar, como GarotaAusten.com, mas como Sinceramente Sua me dá a impressão que não vou gostar. no entanto, livros de contos são assim, né? Vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Bruna... Eu sou suspeita em falar, pois foi a primeira vez que amei todos os contos hahaha

      Excluir
  13. Boa noite
    Que ótima iniciativa nesse livro, de fato uma grande homenagem à autora e um presentão para os fãs mostrando uma forma diferente de contar as histórias!!!

    ResponderExcluir
  14. Como uma das autoras da coletânea, fico muito feliz com sua resenha, obrigada! Parabéns pelo blog! <3

    ResponderExcluir
  15. Resenha bem escrita, parabéns e como uma das autoras, obrigada.

    ResponderExcluir