Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21/06/2018

# Dica de Leitura # 159

Título: A última carta
Autora: Carla Laurentino
Número de páginas: 316
Ano: 2016
Editora: Bezz (selo Leque Rosa)

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

O ano de 1912 marca o início da temporada londrina do século XIX e, consequentemente, o início da vida adulta de muitas jovens da aristocracia inglesa, acompanhado pela inauguração do navio mais espetacular e seguro construído pelo homem: o Titanic. Enquanto os homens estão eufóricos e deslumbrados com tamanho poderio naval, as mulheres estão ansiosas e preocupadas em encontrar um bom partido que garanta sua ascensão social.

Quem não se mostra nada animada com essa "caça desenfreada" por um marido, é Violet Bernadth, uma jovem de 18 anos que, assim como suas amigas, Joana e Cecília, está prestes a ser apresentada à sociedade londrina. Porém, casar não está entre os tópicos mais importantes da vida desta dama cheia de si que anseia por outros princípios e objetivos. Além disso, com a aproximação do casamento, o seu maior segredo poderia ser revelado.

Desde muito pequena, ela descobriu que era diferente: suas mãos eram capazes de, apenas com um toque, enxergar o passado ou ter acesso às memórias impregnadas em um objeto, e se esse estranho dom fosse revelado, seria muito difícil para ela se explicar diante da sociedade.

"Não sei o que tenho, nem por que acontece, apenas sinto. Sou assim desde que me lembro. No início, achei que à medida que eu crescesse, essa estranha habilidade desapareceria, mas, ao contrário do que pensei, as coisas só pioraram. Ou melhoraram? Não sei dizer."

Prestes a se comprometer com o belíssimo, porém, sarcástico e misterioso, Thomas Wycomb, filho de um engenheiro renomado, por quem nutriu certa antipatia logo à primeira vista, Violet se vê envolvida em um caso perigoso e intrigante: crianças estão aparecendo mortas, misteriosamente. E quanto mais ela investiga, mais teme que, de algum modo, o nome de sua família esteja envolvido no caso. Para completar, Thomas também esconde um segredo que deixou cicatrizes profundas em sua história, com as quais ele foi obrigado a conviver, apesar da dor. Agora, mesmo contragosto, os dois serão obrigados a unir forças e tentar desvendar os mistérios que os rodeiam. E, entre tantas descobertas desagradáveis, eles encontram o amor.


Com um romance de época intrigante, incomum, bem estruturado, cheio de suspense e uma pitada de sobrenatural, que tem como pano de fundo o trágico naufrágio do Titanic, Carla Laurentino desenvolve, com maestria, um enredo permeado por questões extremamente polêmicas e delicadas e critica todo o glamour da sociedade da época, marcada pelo puritanismo, porém, capaz de mascarar mentiras, assassinatos e um crime hediondo com o qual todos compactuam e ninguém faz nada para impedir. No decorrer dos capítulos é possível que o leitor vá juntando pistas para tentar desvendar o mistério que envolve o passado da família de Violet e descobrir qual é a possível ligação com as crianças desaparecidas.

Todos os personagens são bem elaborados, assim como o cenário e toda questão histórica envolvida. Sou apaixonada por narrativas que, de alguma maneira, me fazem pensar e refletir sobre as atitudes e suas consequências, além é claro, daquelas que me surpreendem de maneira tão positiva quanto A última carta foi capaz de fazer. A leitura é extremamente rápida, os capítulos são curtos e a diagramação, assim como a revisão e a capa, estão extremamente caprichadas e delicadas. Recomendadíssimo!

CLASSIFICAÇÃO: 



ÓTIMO!




7 comentários :

  1. Oi Mi,
    Amei a dica, sou a louca dos romances de época e sempre que posso estou com um na mão. E o fato de ser nacional e romance de época me interessa e muito! Adorei a dica.

    beijokas

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas que premissa top! Amo romances de época e esse parece ser incrível demais. Amei sua resenha, viu? <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. AMO romances de época e fiquei super empolgada com sua resenha.O que mais me chamou atenção foi o fato da autora trazer elementos novos e bem diferentes, do tipo que a gente não encontra nos romances de época. Fico feliz que essa mistura tenha dado certo e você tenha gostado. Espero poder ler em breve. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Milena.
    Esse romance de época tem um enredo bem inovador ao mesclar elementos de outros gêneros.
    Fiquei curiosa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Tenho dado um tempo com romances de época, mas confesso que o fato de esse livro ter como plano de fundo o Titanic, me chamou MUITA atenção.
    Anotado a dica.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. Que livro diferente. Amei saber que um livro de epoca que tenha um pouco de sobrenatural, duas coisas que amo. Não conhecia e já entrou para a listinha.

    Bjus** http://imagine-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O selo Leque Rosa agradece a bela resenha.

    ResponderExcluir