Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20/06/2018

# Dica de Leitura # 158

Título: O bosque de faias
Autora: Amanda Bonatti
Número de páginas: 415
Ano: 2017
Editora: The Books

* E-book cedido em parceria com a editora.

O romance se passa no século XIX, época em que os pais firmavam acordos nupciais baseados no interesse e na ascensão social de sua família. Seguindo a tradição, era comum que as filhas mais velhas se casassem primeiro, para que, posteriormente, as demais fossem desposadas. Essa poderia ser apenas mais uma história comum, entre os membros da burguesia da sociedade francesa, de uma moça que não se casou por amor, e sim por obrigação. O problema é que não se trata de uma história comum, pelo contrário...

Mesmo após o baile de debutante no qual foi apresentada à sociedade, Joana, a filha mais velha de Frederico Hour, rejeita todos os seus pretendentes, atitude que não era bem aceita e lhe rendeu o título de "rebelde", afinal, a jovem estava mais interessada em livros que, na época, eram proibidos para mulheres, do que nas futilidades de uma sociedade egoísta e autoritária, na qual praticamente todas as mulheres se deixavam levar pelas ilusões e devaneios românticos.

Decidida a passar um tempo longe de tudo e de todos, ela vai para o seu tão amado bosque de faias, localizado próximo à sua casa.

"O bosque de faias não era o local mais apropriado para uma jovem dama frequentar, especialmente sozinha. Joana sabia disso, ainda mais após constantes invasões e batalhas que antecederam a restauração do rei ao trono. Porém não conhecia outro lugar na redondeza onde pudesse ficar sozinha e ler sem ser incomodada."

Joana estava concentrada em sua leitura, quando percebe a presença de um homem à cavalo, bastante inconveniente e intrometido, diga-se de passagem.

"- Quanta antipatia para uma jovem tão formosa - ele resmungou para si mesmo em tom baixo, no entanto, Joana pôde ouvir. - Pois bem, se é assim... também não desejo conhecer uma moça tão irritada quanto a senhorita. Adeus! Mas antes deixe-me olhá-la melhor, para poder evitá-la caso a encontre novamente."

Alguns dias após o ocorrido, o vilarejo está em polvorosa com a notícia da chegada do Lorde Phillip Motier, dono de uma das mais ricas propriedades da região que, decide se mudar para a França, depois de herdar a fortuna de seu tio. Com o intuito de organizar um baile a fim de se apresentar à sociedade, ele pede que seu amigo, Alexandre Franz, se encarregue de entregar os convites pessoalmente para os moradores do vilarejo.

Porém, os Hour o confundem com o Lorde, e esse grande mal entendido é o estopim para colocá-lo frente a frente com a moça "desbocada" que conheceu no bosque de faias. E é a fim de conhecê-la melhor, que Alexandre decide sustentar a mentira por um tempo. Mas ele sequer imaginava que quando Phillip, de fato, viesse para o vilarejo, a mentira que contara viria à tona e traria consequências inimagináveis.


Com personagens apaixonantes, uma trama bem amarrada, envolvente e cheia de intrigas, somos apresentados, com detalhes, aos  costumes e tradições da sociedade francesa do ano de 1816, reforçando também aspectos históricos da época. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e posso dizer que me surpreendi de maneira extremamente agradável. Amanda soube desenvolver muito bem não só os protagonistas, mas também todos os coadjuvantes, nos dando a sensação de estarmos vivenciando o dia a dia ao lado deles.

Me identifiquei muito com Joana, por ela ser uma protagonista ímpar, confiante e dona de si, e mesmo com uma sociedade lhe ditando tantas regras, ainda consegue seguir seu coração, mas sem tirar os pés do chão.

Recomendo o livro para todos os apaixonados por romances de época ou aqueles que  desejam se aventurar por um novo gênero literário. Garanto que terão seus corações aquecidos por este romance viciante e não conseguirão largá-lo até chegar à última página!

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


8 comentários :

  1. Oiiii,

    Adoro um bom romance de época e já quero ler esta cena do bosque e seus desenrolares kkkkk. Fora as consequências da mentira dele e tudo o mais, espero poder conferir a leitura em breve.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Mal conheço a Joana e já a considero pacas rs.
    Gostei da sua resenha e gosto de romances ambientados nessa época. Sem falar que achei essa capa linda *_*
    Obrigada pela dica.

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu tenho esse livro no kindle e eu não sabia nada dessa historia mais gostei de saber mais dessa historia e com certeza irei ler dica anotada

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adoro romances de época, principalmente quando a mocinha é fora dos padrões. O enredo parece ser leve e fácil de ler, vou colocar na minha lista de leituras. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha, esse livro está na minha lista e logo irei ler com certeza, adoro romance de época, e pelo que que você falou vou amar esse pois adoro mocinhas donas de si. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Milena! Nunca tinha visto esse livro, mas depois de ler a sua resenha tenho a certeza de que preciso ler... Apesar de ter lido poucas autoras, criei um amor pelos romance de época e quando as mocinhas são empoderadas, amo mais ainda!

    ResponderExcluir
  7. Oi Milena!
    Eu adoro romances de época e fiquei super empolgada com esse livro! Gosto muito quando o enredo traz uma mocinha dona de si, que enfrenta a rigidez das regras de sua época. Já quero muito ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro e apaixonei pela capa. Adoro romances de epoca e esse parece bem legal
    Njos flooor

    ResponderExcluir