Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19/06/2018

# Dica de Leitura # 157

Título: Retas oblíquas
Autora: Roberta Lahmeyer
Número de páginas: 80
Ano: 2018
Editora: Ibis Libris

* Exemplar cedido em parceria com a Oasys Cultural.

Retas oblíquas é um livro de poemas no qual a autora aborda diversas temáticas, entre elas, a essência da poesia em sua magnitude abstrata de enxergar aquilo que é invisível aos olhos, a arte de dizer, desdizer e subentender, mas acima de tudo, seguir em frente, descobrir, refletir, transformar, viver. Assim, a vida, tal qual a poesia, segue por retas oblíquas e apresenta as mais diversas possibilidades.

"Não sou de flores
Sou de palavras
Cultivo um jardim
de pensamentos abstratos"

Utilizando ora palavras rebuscadas, ora palavras singelas, a composição do livro é extremamente delicada e destinada às pessoas sensíveis e capazes de entender em versos a singularidade da vida. Apesar de seguir algumas influências de grandes poetas, Roberta consegue apresentar sua arte através das palavras de modo único, o que fez o livro se tornar uma experiência gratificante para mim, pois através dele o leitor é absorvido de uma nova maneira que, com certeza, vai agradar os fãs do gênero e aqueles que apreciam se aventurar em novos estilos de escrita.

"procuramos novos ângulos para coisas fixas
somos
retas
oblíquas
desejamos multiplicar nossas possibilidades"


"Nossa vida vem depois de dois pontos:
e num instante incerto termina
em concretas reticências..."

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


8 comentários :

  1. Oi! Eu não sou uma leitora de poesias fissurada, mas de vez em quando gosto de pegar por acidente, algo que me toque e me faça refletir um pouco sobre as palavras e o sentido que o autor deu a elas, e o que nós sentimos.. Gostei muito dessas pequenas linhas, e com certeza é uma leitura que eu faria! Obrigada pela dica!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Esse é um gênero que preciso me dedicar mais. Não li nenhum pema/poesia esse ano e esse livro parece ser bem interessante por causa da forma de linguagem. Quero dar uma chance pra leitura, mesmo sentindo dificuldade na interpretação.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Não sou muito de ler o gênero, mas fiquei feliz em saber que gostou. Experiência gratificante de uma leitura é algo magnífico <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse gênero e com certeza daria uma chance para esse livro, que bom que você curtiu a leitura!

    ResponderExcluir
  5. Oi Milena.

    Eu não conhecia este livro e através da sua resenha, eu achei ele bem interessante. Vou adicionar na minha lista de desejados para conhecer melhor os poemas. Obrigada pela dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Milena!
    Nossa, faz tanto tempo que não leio um livro de poesias, chega bateu uma certa nostalgia lendo seu post.
    Não conhecia o livro e acho que tem tudo pra me agradar. Acho muito bacana quando o autor brinca com as palavras num poema e passa tanta sensibilidade em seus versos. Sucesso à autora!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Acho que desde a escola eu não leio poemas e poesias. Tenho a impressão que isso é algo bem comum, já que normalmente precisamos nos dedicar mais a compreender toda a extensão dessas leituras.

    Adorei a capa e o nome do livro <3
    Acho interessante livros que brincam com as palavras e fazem isso funcionar.

    thereviewbooks.com.br
    @thereviewbooks | #TheReviewBooks

    ResponderExcluir
  8. Oi Milena!
    Juro que eu tento, mas não consigo gostar de poemas... acho que sou mais da prosa do que do verso rsrsrs. Mas esse liuvro parece ser uma ótima pedida para quem curte né?
    Bjs!

    ResponderExcluir