Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23/06/2018

# Dica de Leitura # 160

Título: Brilho eterno
Autora: Edna Nunes
Número de páginas: 299
Ano: 2018
Editora: Independente

* Exemplar cedido em parceria com a autora.

Rafaela é uma jovem de 27 anos que abdicou sua profissão em função do casamento com o possessivo e ciumento Marco. Submissa a essa relação doentia, a jovem vivia sem maiores perspectivas, pelo menos até ser atraída pela curiosidade e descobrir quem vivia no casarão antigo de sua rua. É lá que ela conhece o seu Zé, um senhor de idade avançada que vive na companhia de seu cachorro, um Golden Retriever chamado Bob. A afinidade entre os três é imediata e começam a desenvolver uma relação de amizade repleta de aprendizados.

O que ela não esperava era que Marco seria totalmente contra a sua amizade com  aquele senhor simples. E a decepção é evidente no momento em que o seu Zé passa mal e é hospitalizado. Rafaela se vê sozinha e sem o apoio do marido, que negou-se a mover um dedo sequer para ajudar ao próximo.

"Eu seria a pessoa mais feliz do mundo se pudesse conviver com um amigo ao meu lado. Alguém que aceitasse as minhas escolhas e torcesse por mim e por minhas realizações."

E é entre visitas constantes ao hospital que ela acaba conhecendo Daniel, o jovem médico encarregado de cuidar do seu Zé. A atração que Rafaela sente por ele é quase que instantânea, porém o que de fato fez o seu coração bater mais forte, foi o fato de que, diferente de Marco, Daniel é gentil, doce e altruísta.

Cansada do seu relacionamento, ela decide mudar de vida e seguir os conselhos do seu vôzinho, maneira carinhosa pela qual chamava seu Zé.

"Não adianta chorar pelo leite derramado. Tudo tem conserto, mas quanto mais o tempo passa, mais difíceis as coisas se tornam."


“Todos nós temos a nossa própria luz. Não podemos viver à sombra dos outros.”

Agora, além de precisar enfrentar o marido, terá que aprender a lidar com outras situações adversas, entre elas, dar uma nova chance ao amor, reconquistar sua independência, enfrentar seus medos e a si mesma.

"Temos que aguentar as lagartas se quisermos ter as borboletas. Tudo tem dois lados, o bom e o ruim."

"Seu Zé sempre me ensinou que todas as coisas ruins que acontecem em nossas vidas têm um propósito e nos trazem algo de bom. 'Para toda a dor, há uma lição de amor', ele dizia."

A história de Rafaela e Daniel é uma das histórias de amor mais lindas que já vi, e prova que o amor é capaz de vencer obstáculos e prevalecer sempre.

A escrita é leve, intensa e regada de muito amor e sabedoria. Seu Zé foi o divisor de águas na vida de Rafaela, pois no início da narrativa, ela era bastante submissa, e no decorrer das páginas vamos percebendo o seu amadurecimento. A autora aborda temáticas como o relacionamento abusivo, o amor, a amizade, os valores, a efemeridade da vida e a importância de não deixar a felicidade para depois. 

Seu Zé sempre tem um conselho para dar, não apenas para a protagonista, mas para nós, leitores, também. É o tipo de personagem inspirador que conquista a nossa admiração já nas primeiras páginas. E o mais incrível é que ele é uma singela homenagem da autora ao homem que tanto lhe ensinou e inspirou: seu pai. 

Brilho eterno foi uma mistura de sensações, e a maneira como a autora conduziu a narrativa foi surpreendente e faz com que belíssimas mensagens cheguem ao coração do leitor. Sou apaixonada por histórias que, de alguma maneira, me fazem pensar e refletir e, sem dúvida, cada página lida valeu muito a pena. Sabe aquela sensação de ler o desfecho e ter vontade de ler tudo de novo? Você não vai conseguir largar este romance emocionante até chegar à última página, garanto! Ah, e não esqueça de providenciar uma caixinha de lenços. Você vai precisar.

“Juro, pelo número de estrelas que existem no céu, que serei sempre uma luz em sua vida! Seu brilho eterno!”

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


6 comentários :

  1. Eu adoro livros que passam mensagens tão boas assim. Eu não conhecia a obra ainda, mas sua resenha ficou tão maravilhosa que nem preciso ler mais nada a respeito, eu já quero conhecer essa história.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  2. É uma história de fato muito bonita. Eu amo livro cujo personagens nos ensinam, passando lições inspiradoras. Gostei do tema discutido, já parou pra pensar quantas pessoas não estão sofrendo com um relacionamento abusivo nesse momento ? Achei uma discussão extremamente válida. A capa apresenta uma composição muito singela que a deixa linda. Dica anotada!
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece um livro muito bom, se não fosse por sua resenha, passaria direto por causa da capa, mas amei a maneira como você apresenta a indicação e certamente vou ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Que livro mais lindo, meu Deus! Não conhecia a obra ainda, mas fiquei fascinada com tua resenha e já tô querendo o livro pra ontem! Já prevejo que esse Marco irá me tirar do sério, porém acho que o personagem Zé irá compensar isso; eu adoro esses personagens mais velhos, que dão várias lições para os protagonistas e também para nós, leitores. Amei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ahh não sei o que gostei mais se foi da resenha, as citações ou suas fotos.
    A escrita da Edna parece ser muito fluida e o enredo bem instigante.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Pela premissa é nítido que se trata não apenas de um romance, mas de um livro de superação. No entanto, me incomoda um pouco já ter percebido que a personagem sai de um relacionamento (do qual deveria sair mesmo!) e já embarca em outro, como se ela não pudesse ser autossuficiente e se reconstruir primeiro, posso estar enganada mas tive essa sensação, porém, só lendo pra tirar minhas próprias conclusões, né? XD

    Beijo!
    Ana Luz.

    ResponderExcluir