Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27/07/2018

# Dica de Leitura # 165

Título: Crocodilo sonhador
Subtítulo: A prisioneira das próprias escolhas
Autora: Vanda Amorim
Número de páginas: 240
Ano: 2016
Editora: Letramento

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Eugênia é uma jovem de 17 anos que vê seu mundo desabar quando seu amor de infância, Julio, volta do intercâmbio na Austrália e decide terminar o relacionamento, sem um motivo aparente. Inconformada por tê-lo esperado ansiosamente durante um ano, ela deixa a desesperança e o desamor tomarem conta de sua vida por um longo tempo.

Mas quando entra na faculdade e conhece Gabriel, um jovem de bom coração, honesto e responsável, sente que sua vida tomará um rumo diferente. Porém, uma notícia inesperada, aliada à sua nova amizade com Eduardo, faz com que, em um momento de angústia e desespero, ela tome uma atitude que transformará sua vida para sempre. Dividida entre o amor e a paixão, ela descobrirá a duras penas que sua tentativa frustrada de provar que havia feito a escolha certa, apenas prolongou a tragédia que se transformou os seus dias, fazendo-a se arrepender amargamente pelo resto de sua vida.


Abordando temas como amizade, preconceito, homossexualidade, paralisia cerebral,  HIV, violência familiar, escolhas, perdão, superação e, sobretudo, o amor, Crocodilo sonhador é uma leitura rápida, porém intensa, que desperta no leitor os sentimentos mais controversos, tais como o ódio e o amor, ao narrar a história do desencontro da protagonista com o amor da sua vida e o tão sonhado reencontro consigo mesma. Esse turbilhão de emoções, sem dúvida, foi de grande aprendizado e me conquistou de maneira ímpar.

Vanda Amorim sabe conduzir muito bem suas narrativas e sempre traz importantes lições através de seus temas áridos. Apesar de não ser um livro de autoajuda, funciona como tal, pois nos faz refletir sobre as consequências de nossas escolhas e que apesar dos reveses da vida, amar ainda vale a pena. 

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


13 comentários :

  1. Confesso que se eu fosse me basear na sinopse eu não daria uma chance para a leitura. Mas lendo sua resenha deu pra perceber que há vários assuntos IMPORTANTES abordados na trama e isso despertou a minha curiosidade.
    Adicionei o livro na minha listinha de desejados <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Quando um livro aborda os temas que você citou e ainda nos traz uma reflexão sempre acabo me emocionando e remoendo a história eternamente hehe.
    O que será aconteceu para o namoro terminar tão de repente? Como Eugênia virará essa página? Fiquei muito curioso!
    Ótima sugestão!
    Abraços! ��

    ResponderExcluir
  3. Que capa linda! Eu esperava que fosse só mais um romancinho bobo mas a riqueza de assuntos abordados me surpreendeu bastante, com certeza será uma leitura que vai me emocionar demais, nunca li nada que falasse especificamente do HIV então estou ansiosa para saber como a obra abordou tal assunto.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu achei a capa linda! E confesso que apesar de não ser chegada a ler esses tipos de romance eu me interessei muito! Achei a premissa muito boa e fiquei curiosa pra saber como a autora incluiu tantos temas na história sem pesar e como será o romance.. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia o livro e curti muito a premissa. Achei a capa linda e parece ser uma leitura que me agradaria bastante.

    ResponderExcluir
  6. Oi Milena!
    Não conhecia o livro e fiquei bastante impressionada com a quantidade de temas que a história, aparentemente tão simples, aborda. Parece ser, realmente, uma leitura bem intensa e com uma carga emocional bem grande.
    Fico feliz que tenha gostado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Não conheço o livro, mais fiquei bastante curiosa sobre ele. Dica anotada

    ResponderExcluir
  8. Oi Milena, sua linda, tudo bem?
    Já vi que ela ficará deslumbrada com a atenção deles e acabará escolhendo o cara errado. Acredito que não é uma questão de escolha, o coração fala quando é amor, não há dúvidas. Parece ser uma história forte que irá emocionar. Dica anotada. Gostei muito da sua resenha.beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Milena,
    Adorei conhecer esse livro. Gosto muito de obras com amizade e que trabalha questões de homossexualidade também.
    A leitura parece ser bem gostosinha de se fazer e vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Milena!
    Não conhecia a autora e acho tão bacana perceber como o espaço para novos autores está aumentando cada vez mais e o talento nacional sendo valorizado. Vou querer conhecer melhor o trabalho da Vanda Amorim.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Com é bom ler um livro que trata temas tão importantes e se ele traz à tona um turbilhão de emoções então nem se fala, pois nos faz sair do lugar comum. Agora, quando você falou em amor e ódio, vivo esses dois sentimentos com algumas tramas e autores, hahaha. Dica anotada.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mi! Você me deixou bem curiosa com essa resenha, estou aqui imaginando como a autora conseguiu abordar tantos temas sem se perder!!!

    ResponderExcluir
  13. Olha, se fosse pela capa, ele não entrava na estante, mas sua resenha despertou uma curiosidade tremenda aqui hahahahah, como assim gente, se apaixonar revirou tudo? Já quero. Ótima resenha Mi.

    Beijokas

    ResponderExcluir