Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

01/08/2018

# Projeto: Resenhando com o Ensino Médio # 05

Olá, galerinha!

Dando continuidade à divulgação do projeto no mês de agosto, hoje eu trouxe a resenha do aluno Lucas Liebl, do 3º ano. Ele escolheu o livro Os sertões de Euclides da Cunha. Olha só que 'responsa'! Vamos ver o que ele achou?

Com um total de 596 páginas, a obra retrata a realidade vivida pelos nordestinos na época da Guerra de Canudos.

Narrativa de explicações claras, o livro de Euclides da Cunha tem início apresentando os sertões nordestinos, contrastando-os com a região litorânea, a qual é mais rica e desenvolvida.

Os vaqueiros, jagunços e sertanejos são diferenciados ao longo do livro; são também caracterizados como homens fortes e brutos, que encaram as difíceis condições das terras áridas, as quais são extremamente quentes durante o dia e frias à noite.

Euclides da Cunha trabalhava como jornalista e, durante sua demorada viagem de São Paulo a Canudos, na Bahia, observou a natureza e as demais características das paisagens por onde passou, originando o primeiro capítulo do livro: "A Terra".


Além da crítica social, todos os assuntos são abordados de forma clara e objetiva, o que torna a leitura desenvolta e consideravelmente rápida.

E aí? Alguém já leu este clássico da nossa literatura? Gostaram? E em relação à resenha do Lucas, o que acharam? Comentem, queremos muito saber a sua opinião!

Beijos!


Nenhum comentário :

Postar um comentário