Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

09/07/2018

# Projeto: Resenhando com o Ensino Médio


Oi, gente!

Tudo bem?

Sei que andei meio sumida por aqui, mas a verdade é que eu estava envolvida com um outro projeto no momento. Para quem não sabe, sou formada em Letras desde 2016 e sempre trabalhei dando aula de inglês. Apesar de ter dupla licenciatura, essa foi a primeira vez que tive a oportunidade de atuar na área de língua portuguesa, como orientadora de leitura, em uma escola estadual de ensino médio, chamada Manuel da Nóbrega.

Além do ensino médio regular, a instituição trabalha com o ensino médio inovador, o que compreende o desenvolvimento de muitos projetos com o intuito de favorecer a ampliação de conhecimentos de maneira diferenciada.

Sendo assim, a mim coube a função de trabalhar a literatura de um jeito diferente. Tendo em vista que a maioria dos jovens não lê, tampouco escreve e, muitas vezes, tem dificuldades para se expressar criticamente, resolvi iniciar um projeto com aquilo que mais amo: livros!


Assim, nasceu o "Resenhando com o Ensino Médio", projeto escolar cujo objetivo era, antes de tudo, levar para a sala de aula o amor pela literatura e excluir o conceito de que ler é uma coisa chata. Sendo assim, ao lado de adolescentes entre 14 e 17 anos, pude trabalhar a leitura, a interpretação, a produção textual e, por fim, a expressão crítica. Primeiramente, como sempre, trabalhamos com a teoria, afinal, ela é essencial ao aprendizado. Porém, mais importante que a teoria, neste caso, é a prática. Tudo começou com exercícios de interpretação de contos e crônicas, tanto de autores clássicos quanto contemporâneos. Em seguida, o objetivo foi explorar a leitura, a produção textual e a capacidade de síntese através da produção textual de resumos e, posteriormente,  a argumentação através resenhas.


Apresentei aos alunos o Álbum de Leitura, e surgiu a ideia de aliar meu projeto pessoal ao meu projeto profissional. Sendo assim, a proposta era que cada aluno das turmas do 1º, 2º e 3º ano escolhesse um livro do gênero que mais lhe agrada e produzisse uma resenha. Após passar por um processo de seleção, as melhores foram selecionadas e serão publicadas aqui no blog. E como prêmio, o leitor mais assíduo recebeu um presente surpresa. O que será? Hahahaha

Um livro, óbvio! E aqui quero deixar o meu agradecimento ao carinho e apoio da autora Malu Simões, parceira do blog, que colaborou com o projeto, enviando um exemplar autografado de Para Sempre Lara ao vencedor. Não é o máximo? Garanto a vocês, quase deu briga entre os alunos! Hahaha Sem dúvida, foi um grande incentivo a todos. Muito obrigada por tudo, Malu!

Não estou mais trabalhando nessa escola, afinal, meu contrato era temporário. Mas posso garantir que foi de muito aprendizado tudo que vivi junto com cada um deles.

O projeto teve início em março e foi finalizado semana passada. Agora, que estou com mais tempo, vou compartilhar com vocês as produções textuais maravilhosas que surgiram nessas turmas. Espero, de coração, que gostem. Por isso, fiquem atentos a todas as novidades, hein?!


Beijos!


9 comentários :

  1. Oi Milena
    Que escola incrível pra ter um ensino médio inovador. Eu estava cursando Letras, mas tranquei quando engravidei, ainda não retornei e não tenho previsão de voltar, mas pretendo terminar. Eu sempre tive um certo pavor de me tornar professora, mas agora quero muito fazer isso e tentar, de alguma forma, ajudar os adolescentes a se apaixonarem pelas palavras e por aprender.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi,
    Que projeto lindo, se na nossa época existissem projetos assim, acho que teríamos mais leitores hoje em dia, ainda sim a proposta é linda. Amei de verdade e estou ansiosa para ver o que foi produzido pelos jovens.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Amei o seu projeto, isso é um ótimo incentivo aos alunos, até fiquei com vontade de ser sua aluna para poder participar também fiquei muito curiosa para ler as resenhas dos seus alunos. Parabéns pelo projeto deveria ter isso em todas as escolas seria um bom incentivo e teríamos mais leitores jovens do que temos hoje

    ResponderExcluir
  4. Oi Milena tudo bem? Que projeto maravilhoso, um incentivo que as salas de aulas necessitam, os alunos além de ficarem felizes por ganharem premio a escrever, a expandir seus conhecimentos, disputa em fazer a melhor resenha e ainda ser publicado no blog adorei, meus parabéns isso é um ótimo exemplo, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que relato lindo, amei conhecer sua atuação prática. Parabéns por esse lindo trabalho, vc com certeza pode seguir com ele em outros locais também. Amei mesmo e fiquei inspirada. Sucesso viu!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Milena. Como vai?
    Eu adorei conhecer esse projeto, achei uma ideia maravilhosa e um ótimo incentivo à leitura, parabéns! Eu acabei de ler uma resenha do João e achei a maneira como ele se expressou muito boa.

    ResponderExcluir
  7. Oi Milena.

    Que projeto sensacional que está participando. É muito importante trabalhar com adolescentes e mostrar para eles que a leitura não é um bicho de sete cabeças. Parabéns e muito sucesso no projeto.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Milena, parabéns pelo projeto! Achei realmente o máximo... É imprescindível inserirmos a literatura na vida dos jovens e acho bacana quando isso acontece sem ser uma imposição, mas de uma forma que eles entendam que ler não é chato e sim um lazer, que pode nos trazer milhares de benefícios. Espero que consiga levar esse projeto para mais jovens!

    ResponderExcluir
  9. Ah, Milena que projeto lindo! Amo quando vejo pessoas incentivando a leitura nas escolas, como pedagoga isso me deixa muito feliz. Estou ansiosa para conferir os textos produzidos!

    Beijos!

    ResponderExcluir