Conforme eu comentei em um post nessa semana, a partir de agora vou divulgar as resenhas dos alunos do ensino médio inovador, com os quais eu desenvolvi um projeto chamado Resenhando com o Ensino Médio, clique aqui para saber mais.
Hoje trago a resenha do aluno João Pedro Andrade Dias Costa, do 1º ano.
A obra do já falecido Douglas Adams, um dos maiores contadores de histórias de ficção científica dos últimos tempos, intitulada O Guia do Mochileiro das Galáxias, o primeiro volume de uma saga de cinco livros, foi publicada por Completely Unexpected Productions Ltda., no ano de 1979, e trazida para o Brasil pela Editora Arqueiro em 2004, contendo 35 capítulos e 156 páginas.
O livro conta a história de um homem inglês chamado Arthur Dent, o qual inicia a narrativa tentando impedir que trabalhadores da prefeitura derrubem sua casa para a construção de um desvio. Porém, em meio à discussão com os peões, é convencido a desistir, após revelações de seu amigo, Ford Prefect, que afirmava que viera de um pequeno planeta chamado Betelgueiese, e que a Terra seria destruída em questão de minutos por uma raça de seres horríveis, conhecidos como Vogons, os terceiros piores contadores de poesia do universo e que, por uma mera coincidência, queriam construir uma via expressa hiperespacial no lugar do planeta onde estavam.
Após a destruição da Terra, Ford consegue pegar carona com uma das naves vogons, junto de Arthur, que estava muito abalado, e lhe apresenta o "Guia do Mochileiro das Galáxias", espécie de livro contendo todas as informações do universo, e uma toalha de banho, o mais importante utensílio que um mochileiro precisa ter para sobreviver em qualquer lugar da galáxia.
Quando encontrados pelos guardas da nave, são levados para seu líder, Prostetnic Vogon Jeltz, que os tortura com uma de suas piores poesias, decidindo, em seguida, jogá-los no espaço, achando que seria melhor morrerem asfixiados.
Porém, em seus últimos segundos de vida são salvos por uma nave branca, movida a improbabilidade infinita; "invenção que possibilita atravessar imensas distâncias interestelares em um simples 'zerésimo' de segundo" comandada pelo primo de Ford, Zaphood Beblebrox, o agora foragido presidente do governo imperial galáctico, junto de seus dois tripulantes: Trellian, mulher de aparência árabe, e Marvin, um robozinho depressivo de lata.
Quando os dois humanoides se tornam membros da equipe, descobrem um dos maiores mitos da história da galáxia: o lendário planeta "Magrathea", o construtor de planetas sob medida que estava em meio a uma gigante nuvem escura. E este é apenas um dos inúmeros mistérios a serem desenvolvidos na trama.
A ficção criada por Douglas Adams é composta por explicações muito originais e criativas sobre as diversas formas de vida existentes na galáxia, além das inéditas situações enfrentadas pelos personagens no decorrer da trama, que é bem trabalhada pelo autor. Por isso, cada trecho do livro é imprescindível e os detalhes são essenciais para a compreensão da história como um todo.
A leitura não é maçante, nem complexa, pelo contrário, e isso torna o livro muito gostoso de se ler. Não é preciso ter um conhecimento vasto para entender a trama, porém, quanto maior for, melhor será a imersão. Em relação aos personagens, todos têm um tom carismático e característico, o que os torna inesquecíveis e expande ainda mais esse universo maravilhoso e tão amado pelos fãs.
E vocês? Já leram este livro? O que acharam? Gostaram da resenha do João? Comentem! Queremos saber sua opinião!
Beijos!
Oi Milena tudo bem? Venho acompanhando esse seu trabalho, o João tem futuro, espero que ele continue a ler e resenhar, pois é um grande avanço e mais uma vez parabéns pelo projeto, bjs!
ResponderExcluirOi Mi, que projeto mais fofo, adorei a resenha! Essa é uma das séries que meus amigos clamam para que eu leia e até agora nada, espero criar coragem para iniciá-la o mais rápido possível.
ResponderExcluirOi, Milena, tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia o projeto e adorei!!!
Gostei bastante da resenha do João e me surpreendi bastante com como ele soube se expressar, leva jeito para entrar para a blogosfera hein! Eu ainda não li os livros dessa série, mas comprei há alguns meses e estou esperando um tempinho na fila de leitura para começar.
Oi Milena, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirAntes de mais nada parabéns pelo projeto. Você não sabe o bem que está fazendo incentivado a leitura e a escrita. Agora João, preciso lhe dizer, você escreveu muito bem, passou a mensagem da história e as emoções que encontraremos no texto do autor. Você conseguiu me surpreender, pois eu pensei que iria encontrar uma redação e o que encontrei foi uma resenha, parece até que já é blogueiro de livros também. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
Oi Milena.
ResponderExcluirEssa indicação para o projeto de leitura para os jovens está maravilhosa. E a resenha do seu aluno está muito boa. Até anotei a dica para dar uma olhada e quem sabe adquirir os livros de ficção do Douglas Adams. Deu vontade de conferir a história completa. Parabéns pelo projeto e parabéns João Pedro.
Bjos
https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/
Olá.
ResponderExcluirAdorei sua resenha. Confesso que ainda não li nada do autor, mas é um gênero que eu amo! Sua resenha realmente me despertou o interesse em começar os livros, de verdade!
Beijos,
Blog PS Amo Leitura