Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

01/09/2018

# Dica de Leitura # 170

Título: Capacetinho Vermelho
Autora: Lilia Rodrigues
Número de páginas: 20
Ano: 2016
Editora: Lura Editorial

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Capacetinho Vermelho é uma garota apaixonada pela cor vermelha, tanto é que recebeu este apelido por sua moto, seu capacete e suas roupas serem desta cor.

Certo dia, sua mãe lhe pede que leve alguns remédios à avó, que mora no centro da cidade e está muito doente. A jovem, de pronto, aceitou. Embarcou em sua moto vermelha e partiu.

Enquanto percorria o trajeto rumo a casa da avó, encontrou o falastrão Lobato Gaiato ao parar no sinal vermelho. Ele vinha correndo pela calçada e, desesperadamente, lhe pedia uma carona. Sempre muito consciente e responsável com as leis de trânsito, Capacetinho não podia ajudar o amigo, pois não tinha um capacete reserva. Porém, ao ser desafiada pelo garoto, acabou deixando-o subir em sua garupa. Além do mais, ele era neto do coronel Lobato Jeitinho Brasileiro da Silva, o qual poderia livrá-los de qualquer encrenca. Como se não bastasse tudo isso, ele a incentiva a infringir várias leis de trânsito, e esta imprudência acaba resultando em uma grande tragédia.

Capacetinho Vermelho é uma releitura de Chapeuzinho Vermelho e traz importantes lições sobre as normas de trânsito e as consequências de ser imprudente. Indicado para conscientizar e despertar o senso crítico das crianças, serve também como um grande puxão na orelha de muitos adultos que acham que estão imunes a certas situações, pois sempre existe um "jeitinho brasileiro" para se safar, a fim de não arcar com as consequências de seus atos. 

A edição está uma gracinha e as ilustrações são maravilhosas!


        

O livro me conquistou desde o momento em que abri o pacotinho repleto de amor que recebi da Lura, e também posso dizer que me encantei com a escrita da autora e com a maneira através da qual ela aborda assuntos tão importantes em nossa sociedade de maneira tão singela e envolvente.

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


*** Este livro foi o escolhido para cumprir o Desafio 12 Meses Literários, cujo tema do mês de setembro era um livro com menos de 200 páginas.

7 comentários :

  1. Esse livro é realmente encantador, Milena.
    A mensagem que passa para os leitores é pra lá de especial! Com certeza agrada jovens e adultos! =)

    Gratidão pela resenha!
    Beijos,
    Danny

    ResponderExcluir
  2. Adoro releituras e essa é me chama atenção por seu teor educativo. Adorei as ilustrações e saber que através da história de Capacetinho e Lobato serve como puxão de orelha torna a leitura muito válida. Adoraria ler com meu filhote.
    Beijos.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Milena tudo bem? Adorei a capa e as ilustrações que você postou, achei muito legal mesmo sendo um livro infantil tem alguma coisa a ensinar a nós adultos, a parte educativa é um meio de nos puxar um pouco a orelha kkk, parabéns pelo post e pela resenha, dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    O livro tem uma pegada bem infantil mesmo, mas tem ótimas ilustrações. Adorei as fotos e a sua dica. Certeza que vou espalhar sobre esse livro <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Oi Milena, sua linda, tudo bem?
    Que diferente essa releitura. Achei o máximo usarem a figura da chapeuzinho vermelho para ensinar regras de trânsito e concordo com você, muitos adultos estão precisando de algumas aulas para reaprender regras básicas. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Ah que legal essa releitura de Chapeuzinho Vermelho. Não tinha visto nada tã inusitado assim, e acho que é essa graça da releitura. Mesmo que seja indicação para os pequenos, acho que gosta de uma boa repaginação em contos irá gostar haha
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Milena!!!
    Acho a capa desse livro linda e amei o fato de ser uma releitura cheia de lições. Acho que minhas sobrinhas vão amar!!!

    ResponderExcluir