Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

08/09/2018

# Dica de Leitura # 173

Título: O maior de todos os mistérios
Autores: Miguel Nicolelis e Giselda Laporta Nicolelis
Número de páginas: 88
Ano: 2017
Editora: Editora do Brasil

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Através de um convite fictício para embarcar em uma máquina do tempo, Miguel Nicolelis e Giselda Laporta Nicolelis proporcionam ao leitor uma viagem pela neurociência a fim de descobrir avanços, pesquisas e incógnitas relacionados a este tema.

Tudo se inicia com a origem do universo, até chegar a um futuro digno de ficção científica, mas não sem antes passar pelo surgimento da vida, dos primatas, do homem e dos primeiros estudos realizados com o cérebro humano; e aí compreendemos como funcionam os neurônios, como se formam os pensamentos e como o cérebro comanda todas as nossas funções vitais. Temos acesso também a outros importantes acontecimentos advindos de experiências que atingiram o objetivo esperado, tais como: ferramentas que auxiliam pessoas com paralisia a se movimentar, doentes de Parkinson a se recuperar, e os esquizofrênicos e com transtorno obsessivo a se curar, mostrando, assim, o quão importante essas pesquisas são para o bem e para a evolução da humanidade.


O maior de todos os mistérios baseia-se no livro Muito além do nosso eu, também escrito por Miguel, mas cujo público-alvo eram os adultos. Um fato interessante é que o autor fez parceria com sua mãe, Giselda, a fim de adaptar as informações para o público infantojuvenil. Enquanto o consagrado neurocientista brasileiro ficou responsável por transmitir seus conhecimentos ao leitor, seja ele leigo ou não, Giselda, através de sua habilidade como contadora de histórias, emprega certas nuances a fim de adequar a obra para uma linguagem mais simples, didática, clara e lúdica.


Com as belíssimas e expressivas ilustrações de Ana Matsusaki, esta é uma excelente ferramenta para ser explorada em sala de aula como complemento didático e/ou fonte de estudo. A experiência que tive com a leitura foi muito gratificante, pois me tirou da zona de conforto e me proporcionou novos conhecimentos.

Então, se você é curioso e gosta de aprender, garanto que vai aproveitar cada uma destas 88 páginas!

CLASSIFICAÇÃO: 

MUITO BOM!


5 comentários :

  1. Oi, Milena. Como vai?
    Eu não conhecia o livro e gostei muito da sua dica, eu gosto de livros com essa proposta e acho que pode ser uma ótima experiência para mim. Gostei bastante de poder conferir a sua resenha, espero ter a oportunidade de realizar a leitura em breve.

    ResponderExcluir
  2. Olá Milena.
    Não conhecia o autor e nem o livro,mas adorei a ideia da história, seria um livro que leria, adorei a forma como escreveu a resenha, bem acessível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e nem "Muito além do nosso eu", mas achei muito interessante o autor ter adaptado o livro para o público mais jovem. Não é bem o tipo de livro que eu costumo ou gosto de ler, então vou passar a dica, mas parece ser maravilhoso para quem se interessa :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi,
    Não conhecia o livro, e achei muito interessante essa viagem, além de gostar do tema utilizado. Linda foto e dica anotada.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Olá, não conhecia o livro, mais ele é bem interessante e é um jeito novo de conhecer alguns temas bem importantes, mais esse livro não despertou o meu interesse na leitura vou deixar a dica passar

    ResponderExcluir