Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

02/10/2018

# Dica de Leitura # 176

Título: O Inquisidor
Autora: Catherine Jinks
Número de páginas: 400
Ano: 2017
Editora: Contexto

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Ambientado na França medieval de 1318, momento em que a Igreja Católica exercia forte influência sobre o mundo ao seu redor, deparamo-nos com a narrativa em primeira pessoa do padre Bernard, um dos inquisidores do Santo Ofício, que apresenta a história a partir da morte do inquisidor chefe, o padre Jacques. Após este acontecimento, um novo inquisidor se faz necessário para ocupar o seu lugar, e quem assume o posto é o padre Augustin que, com o passar do tempo, identifica falhas nos arquivos do Santo Ofício, as quais ocultam não só a personalidade corrupta do antigo chefe, como também de identidades importantes da cidade de Lazet.

"Padre, veja como esses livros são belos. Abrem-se como as asas de uma pomba branca. Cheiram a sabedoria. Como alguém poderia queimar um que fosse, se são tão belos e inocentes? Padre, eles são meus amigos."

Decidido a fazer justiça, pouco tempo depois, durante uma viagem, Augustin é brutalmente assassinado. Então, cabe ao padre Bernard, seu subalterno, investigar o que levou uma pessoa a cometer esta atrocidade. 

Envolto neste mistério, aos poucos ele vai juntando pistas e detalhes do crime, porém, ao tentar proteger quatro mulheres inocentes, Bernard acaba se tornando um dos suspeitos da morte de seu superior e é perseguido como herege, mas tudo piora após a chegada do padre  Pierre-Julien, um fanático que enxerga bruxaria e vestígios do demônio por todos os lugares. Agora, o padre Bernard terá que travar uma luta contra o ideais do clero e contra si mesmo em nome da justiça, de sua própria vida e a de seu povo.

"Eu havia sido um idiota, porque o idiota diz tudo o que lhe vem à mente, e o sábio guarda para depois."
"O desespero só resultaria em derrota; se era para dar certo, eu precisava ter esperança." 


O Inquisidor é uma ficção histórica, narrada pelo padre Bernard em forma de carta, na qual ele relata a um superior a sua versão dos acontecimentos que abalaram o pequeno povoado de Lazet, na França.

Tendo como pano de fundo a Idade Média e trazendo a tiracolo os bastidores da Inquisição, somos inseridos em uma atmosfera de medo, assassinatos, fanatismo, mentiras, corrupção e intolerância, na qual os padres abençoam, mas também investigam e punem severamente todos aqueles considerados hereges (contrários aos dogmas cristãos).

Essa história de suspense, investigação, amor e fé consegue esmiuçar em riquíssimos detalhes uma época antiga, sem pecar no excesso de palavras difíceis, facilitando a conexão do leitor com a trama que, ao contrário do que muitos podem pensar, não é nem um pouco monótona; a autora possui absoluto domínio do tema e consegue nos inserir em uma tremenda aula de história.

Contendo uma diagramação e uma revisão impecáveis, o selo Marco Polo é a nova aposta da editora para a publicação de romances históricos. Espero que os demais livros sejam tão envolventes, informativos e apaixonantes quanto este! Super indico a todos aqueles que sabem apreciar uma narrativa bem conduzida, sem pontas soltas e que tem muito a nos acrescentar como leitores e conhecedores de um dos períodos mais instigantes da história da humanidade.

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


Nenhum comentário :

Postar um comentário