Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20/01/2019

# Dica de Leitura # 201

Título: Procura-se
Subtítulo: Um coração / Um amor
Autora: Giovanna Vaccaro
Número de páginas: 444
Ano: 2017
Editora: Coerência

* Exemplar cedido em parceria com a LC - Agência de Comunicação.

Ariane Sparks apenas queria ser uma garota "normal" de 17 anos, assim como as garotas de sua escola e as protagonistas de seus livros e séries favoritas. Porém, sua realidade é completamente diferente: desde os seis anos ela sofre de uma doença arterial coronariana genética: uma deficiência cardíaca rara em jovens de sua idade, porém fatal.

Por conta de seu estado de saúde, alguns cuidados são imprescindíveis, tais como: doses diárias de remédios, visitas constantes ao cardiologista e um remédio de emergência (o Salvador) para os momentos de crise. Poucas pessoas sabem de sua condição, entre elas: o pai superprotetor, Josh, a irmã mais nova, Becky e a melhor amiga, Callie.

O que nenhum deles sabe é que a doença, até então controlada, acabou avançando gradativamente e, como consequência, o coração de Ariane está a cada dia mais fraco e tende a parar de bater caso ela não consiga um transplante a tempo.


"Queria viver uma vida inesperada, fazer coisas inusitadas e diferentes, não reviver as mesmas coisas de sempre."

No entanto, Ariane sequer poderia imaginar que a volta de Miles Bennet, o garoto super tímido e antissocial da quinta série, faria com que sua vida mudasse radicalmente e ela deixasse de esperar pelo seu inevitável fim. Ao ajudá-la durante uma crise e depois de eles se aproximarem em função de um trabalho de história e de estudos aleatórios de francês, Miles vai trazer um novo motivo para Ariane continuar lutando por sua vida: o amor.


" - Não seria capaz de te ver indo embora, Ariane - cedeu, perdendo o brilho no olhar. - Eu preciso que você pare de agir como se nada estivesse acontecendo e comece a lutar por você mesma. Porque, se apenas eu fizer isso, você não irá perceber."
 " - Confie em mim quando eu digo que me importo, Ariane, e se dê uma chance."
"Ele simplesmente conturbou tudo o que eu achei que seria tranquilo, mas, ainda assim, eu sabia que era por ele que eu estava sorrindo." 

Inesperado, arrebatador, apaixonante, sensível e forte. Esses cinco adjetivos conseguem definir com maestria as sensações advindas da finalização desta leitura. Mais uma vez, Giovanna Vaccaro conseguiu me envolver de uma maneira ímpar com sua obra. Em vários momentos me peguei com lágrimas nos olhos, mas também com sorrisos espontâneos. Que história mais linda! Uma verdadeira lição de amor, amizade e superação!

Inspirador do início ao fim, Procura-se vai fazer o seu coração querer sair pela boca e errar uma ou outra batida no seu peito. Garanto que se esse livro não roubar o seu coração, então mais nada nesse mundo vai.

" - Você me fez ver vida onde eu achei que jamais poderia existir. Deu-me uma infinidade onde eu só conseguia ver dias contados."
"Eu era sua única escolha e ela era tudo o que eu queria."
" - Não é estranho como as coisas acontecem? - questionei retoricamente. - Procurei por um coração, mas encontrei você." 
"Já era amor antes de ser." 


Esta edição, lançada pela Editora Coerência, foi reelaborada pela autora, que acabou dando um destaque ainda maior a Miles, garantindo-lhe nesta versão vira-vira o seu ponto de vista sobre os fatos, o que me fez ficar ainda mais apaixonada por ele. Tanto na narrativa de Ariane (Procura-se um coração) quanto na de Miles (Procura-se um amor), somos embalados por uma trilha sonora apaixonante e trechos significativos de séries (que têm tudo a ver com o tema abordado) no início de cada capítulo.

Além de nos trazer importantes lições e reflexões sobre a efemeridade da vida e a importância de viver cada momento intensamente, a autora consegue fazer um alerta extremamente válido em relação à doação de órgãos e o quanto esta simples atitude pode mudar muitas vidas.

Não tem como não recomendar esse livro. Por isso, abra seu coração e se apaixone por esta belíssima história ao lado de Miles e Ariane.

"A vida prega muitas peças, porém, certas pessoas têm o poder de driblá-las." 
 "A vida pode nos derrubar, mas somos nós quem escolhemos se devemos seguir em frente ou não."

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!

Nenhum comentário :

Postar um comentário