Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15/02/2019

# Dica de Leitura # 203

Título: Esquina da minha rua
Autor: Carlos Machado
Número de páginas: 88
Ano: 2018
Editora: 7 Letras

* Exemplar cedido em parceria com a Oasys Cultural.

Nesta novela de autoria de Carlos Machado vamos conhecer dois personagens com trajetórias de vida extremamente distintas que, no entanto, guardam as lembranças de um passado em comum: ambos são descendentes de famílias imigrantes.

De um lado, temos Pedro; um típico intelectual tentando se encontrar em sua invisibilidade, compondo novas canções e gravando seu último disco. Do outro, uma mulher anônima e de vida simples que lhe escreve cartas constantemente e lhe presenteia com uma amizade incondicional. Enquanto ele passeia por bares, estúdios e cafés, ela se lamenta por ter de cuidar da enfermidade do primo mais velho. Pedro tinha por volta de seus 40 anos bem vividos, era um homem "viajado". A amiga anônima, por sua vez, já atingia seus 70 e, em contrapartida, só conhecia a esquina de sua rua.


"As pessoas nesse lugar não falam a minha língua e eu tampouco a delas."

"A mesma canção tocada em diferentes momentos é uma canção diferente." 

Intercalando a ótica dos personagens a cada capítulo e tendo como pano de fundo uma Curitiba literária na qual Dalton Trevisan é a maior referência, nos deparamos com uma narrativa oscilante entre presente e passado, exaltando a importância de viver no aqui e agora, mas sem deixar as memórias e o saudosismo decorrente delas de lado.

Esse é o primeiro contato que tive com o estilo de escrita do autor e devo ressaltar que sua obra tem alta dose poética: é como se a poesia se mesclasse com a narrativa, expondo um texto regado de sensibilidade. Apesar de ter gostado da experiência, a obra me pareceu um pouco confusa no início, mas logo me adaptei aos acontecimentos. Afinal, enquanto a mulher anônima escrevia cartas ao seu amigo Pedro, este narrava seu dia a dia e os questionamentos que o atormentavam, ou seja, não havia uma comunicação direta entre eles e isso me incomodou um pouco. Fiquei esperando ansiosamente o desfecho e nutri algumas expectativas que, infelizmente, não foram concretizadas. Isso, no entanto, não tira o mérito do autor e a excelência da composição de sua obra. Portanto, indico-a para todos os leitores que quiserem se aventurar nesta mescla de gêneros literários e, quem sabe, se apaixonar pelos personagens dessa mesma esquina, mas que habitam universos completamente opostos.

"É sempre bom voltar quando a volta não significa estar novamente no mesmo lugar."

CLASSIFICAÇÃO: 

BOM!


Nenhum comentário :

Postar um comentário