Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28/06/2020

# Dica de Leitura # 231

Título: O pedido de desculpas
Autora: Eve Ensler
Número de páginas: 128
Ano: 2020
Editora: Cultrix

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

"Estou cansada de esperar. Meu pai morreu há muito tempo. Jamais me dirá as palavras que quero ouvir. Não se desculpará. Portanto, a desculpa deve ser imaginada."

Eve Ensler, assim como milhares de mulheres, sofreu abuso físico e sexual durante a infância, mais precisamente dos 5 aos 10 anos. O agressor? Seu próprio pai.

Apesar de ter lutado durante tantos anos contra essa traição do amor paterno, ela só conseguiu se libertar das amarras que a prendiam a um passado doloroso e cruel depois do tão esperado acerto de contas. Como o pai já havia falecido há anos e nunca chegou a pedir perdão pelo mau e pelas eternas cicatrizes que lhe causara, Eve decidiu colocar um ponto final em tanto sofrimento e, por isso, escreveu uma carta. Um pedido imaginário de desculpas, escrito por ela (do ponto de vista de seu pai) e para ela. A autora criou as palavras que tanto quis ouvir da pessoa que deveria amá-la e protegê-la, mas que ao invés disso, causou danos irreparáveis e hematomas permanentes em sua alma. 

É assim que somos convidados a entrar na mente doentia deste homem e conhecer de perto todos os seus anseios e pensamentos, dos mais sentimentais aos mais cruéis. A carta começa com uma breve inserção na infância de Arthur Ensler e narra a trajetória de um homem que não queria casar e nem ter filhos. Tanto é que o casamento aconteceu apenas aos 50 anos, com uma mulher 20 anos mais nova. Desde que nasceu, Eve era o xodó do pai, mas aos poucos, o sentimento dele pela filha se torna um "encantamento", algo diferente de tudo que ele já sentira, e não demora muito para o primeiro abuso acontecer e toda vivacidade que existia na pequena garotinha sumir.

É difícil reunir palavras para expressar o que senti durante a leitura desse livro. Narrativas que relatam todo e qualquer tipo de abuso mexem, de uma forma ímpar, com nossos sentimentos e tenho certeza que depois de conhecer essa história, você nunca mais será o(a) mesmo(a).

Forte, dilacerante, sucinto e revelador, esse relato franco e delicado traz um olhar libertador sobre o abuso sexual, físico e psicológico, e mostra de forma comovente e original como podemos nos reinventar e seguir em frente após um pedido de desculpas, mesmo que ele seja imaginado e escrito pela própria vítima. Trata-se de um remédio rançoso, porém, necessário. Eve conseguiu, mesmo depois te tanto tempo perdoar o pai. Não por ele. Mas por ela mesma. E essa é a lição que o livro nos traz: nem sempre o pedido de desculpas virá de forma natural, mas assim como Eve, nós podemos fazer acontecer.

* Esse livro contém gatilhos.

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


Nenhum comentário :

Postar um comentário