Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12/08/2020

# Dica de Leitura # 235

Título: No lugar do meu pai, eu
Autor: Felipe Belão
Número de páginas: 126
Ano: 2014
Editora: InVerso

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

“Como um menino faz pra sobreviver num mundo sem heróis?”

No último volume da trilogia de seu personagem, Tito, Felipe Belão narra de forma poética e íntima a importância das figuras paternas e como elas moldam e definem o caráter, os valores e a personalidade de um homem.

Tito vivencia arduamente o luto pela morte do avô, o italiano de olhos claros, patriarca da família e grande herói de toda uma vida. Sem ele, tudo parece não fazer sentido, além de Tito se sentir cada vez mais distante do resto da família e de encontrar seu verdadeiro lugar no mundo.

Surge então a grandiosa proposta de emprego em outra cidade, e junto com ela a possibilidade de pensar e amadurecer sobre laços perdidos, relacionamentos malsucedidos e a possível tentativa de reaproximação com o pai. É assim que acompanhamos o amadurecimento desse personagem em busca da cura de feridas antigas e nos deleitamos com todo o processo evolutivo de um homem que se tornou consciente de suas escolhas e que aprendeu a lidar consigo mesmo e com os outros a partir do momento em que decidiu encarar a realidade com outros olhos.

Apesar de ter achado a história um pouco lenta e detalhista em demasia no início, um fato muito positivo é que o autor intercala a narrativa com pensamentos e anotações, dos quais eu extraí quotes belíssimos e reflexivos sobre a vida de maneira geral, o que proporciona maior fluidez à narrativa à medida que o autor conversa consigo mesmo e com o leitor. Além disso, consegui absorver muito da essência do livro mesmo sem ter lido os dois primeiros volumes e posso dizer que foi um grata experiência poder acompanhar Tito em sua jornada de autoconhecimento e evolução.

“Errei muito para poder aprender de verdade e tive que me arrepender de muitas coisas para poder me orgulhar da pessoa que me torno a cada dia.”

CLASSIFICAÇÃO: 


MUITO BOM!


Nenhum comentário :

Postar um comentário