Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15/08/2020

# Dica de Leitura # 236

Título: Mil quilômetros mar adentro
Autor: Ariel Seleme
Número de páginas: 353
Ano: 2020
Editora: InVerso

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Ariosto precisou amadurecer muito cedo, pois era apenas um garoto quando ficou órfão. Sem nenhum parente vivo, ele poderia se sentir completamente sozinho no mundo se não fosse a presença e ajuda constante de Adamastor, um dos funcionários da peixaria de seu pai, que praticamente terminou de criá-lo e lhe orientou a administrar os negócios da família.

Conforme ia crescendo, Ariosto foi se aprimorando e aos poucos conquistando o espaço comercial, agora não apenas com a peixaria que herdara, mas também com a criação de uma rede de supermercados, que alavancou de vez a sua carreira profissional.

Seu sucesso, entretanto, não vinha apenas de uma boa administração, mas também graças a honestidade, simplicidade, respeito, valorização e amizade com que tratava seus empregados e clientes. Inclusive, resolveu investir na educação de seus funcionários para que eles sempre pudessem aprender mais. Foi assim que conheceu seu primeiro grande amor: a professora Aurora. Mas como o destino adora pregar peças, tirou a moça de seu caminho de uma maneira muito triste e cruel.

"Mais uma vez, amor e morte mudando a vida, reconstruindo o futuro, refazendo os destinos."

Depois de quase enlouquecer, o nosso protagonista resolve dar uma guinada na sua vida. Deixa os negócios sob responsabilidade dos funcionários de sua confiança e parte em busca de um novo recomeço para si, trilhando a carreira de faroleiro da Marinha. É assim que embarcamos em uma incrível e intensa viagem mil quilômetros mar adentro, que traz à tona novas culturas e costumes, além de belíssimas reflexões sobre coragem, escolhas e determinação.

É com essas idas e vindas extremamente originais e fluidas que o autor consegue criar uma conexão especial entre leitor e personagem, de forma que não tem como não se afeiçoar a  essência de Ariosto e a sua jornada em busca de si mesmo.

Apesar de algumas partes não terem sido tão exploradas quanto eu esperava, isso não tira o brilho desta literatura histórica que fala sobre progresso, maturidade e cultura, e que consegue cativar qualquer um com facilidade.

CLASSIFICAÇÃO: 

MUITO BOM!


Nenhum comentário :

Postar um comentário