Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23/08/2020

# Dica de Leitura # 237

Título: Talvez você deva conversar com alguém
Subtítulo: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós
Autora: Lori Gottlieb
Número de páginas: 448
Ano: 2020
Editora: Vestígio

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Lori Gottlieb já se aventurou trabalhando nas mais diversas áreas, mas não conseguia encontrar em nenhuma delas o que realmente buscava: ajudar o próximo de maneira íntima, intensa e constante. Foi só depois dos 30, quando arriscou cursar Psicologia, que encontrou, finalmente, sua vocação.

Habituada a ouvir, ajudar e aconselhar seus pacientes, como todo terapeuta, de repente é Lori que se vê precisando de um. O motivo? O término do relacionamento de dois anos com o namorado, cuja justificativa foi não conseguir viver debaixo do mesmo teto que seu filho de 8 anos. Inconformada e sem saber como lidar com a situação, ela aceita a sugestão de uma amiga e procura por ajuda profissional. E é durante sua terapia que ela percebe que tem mais em comum com seus próprios pacientes do que poderia imaginar.

"De todas as minhas credenciais como terapeuta, a mais significativa é eu ser membro de carteirinha da raça humana."

Com uma narrativa híbrida, que mescla os dois lados do divã, "Talvez você deva conversar com alguém" aborda os mais diversos assuntos e fala sobre a humanidade dentro de cada um de nós, afinal, todos temos nossos próprios medos, inseguranças, alegrias, tristezas e travamos constantemente batalhas internas.

"Não há hierarquia de dor. O sofrimento não deve ser classificado, porque a dor não é uma competição."

Um fator muito positivo é que ao contrário do que possa parecer, o livro não tem uma linguagem técnica. É uma espécie de diário com os relatos de uma terapeuta que assume sua vulnerabilidade sem pensar em julgamentos e que aceita que nem sempre conseguimos lidar com os problemas sozinhos. Se isso acontecer algum dia com você, não hesite. Talvez você (também) deva conversar com alguém.

Mais que um livro sobre auto-ajuda ou terapia, esse best-seller é uma obra sem contraindicações; uma narrativa profundamente humana, intensa e sensível, que todos deveriam ler, pois tem muito a nos agregar.

"A maioria das grandes transformações resulta de centenas de pequenos passos, quase imperceptíveis, que damos ao longo do caminho."

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


Nenhum comentário :

Postar um comentário