Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

03/10/2020

# Dica de Leitura # 243

Título: Marie Curie
Subtítulo: Uma história de amor à ciência
Autora: Lindamir Salete Casagrande
Número de páginas: 42
Ano: 2019
Editora: InVerso

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Este é o primeiro livro da série "Meninas, moças e mulheres que inspiram", e nada como a maior cientista do mundo até a atualidade para dar o pontapé inicial nesse projeto sensacional da Editora InVerso, que visa contar a história de mulheres que mudaram o mundo com sua ciência, sua arte e sua luta.

Certamente, em algum momento você já deve ter ouvido falar de Marie Curie, mas talvez não saiba a importância que ela teve para o mundo científico, principalmente no que diz respeito aos avanços para a cura do câncer e à produção de energia através da radiação.

Marya Salomea Sklodowska nasceu na Polônia, em uma época em que a escola não era acessível para todos, sobretudo às mulheres. Filha caçula de um professor de matemática e física e de uma cantora e pianista, Marie, assim como suas irmãs, teve as mesmas oportunidades dadas ao irmão. Por isso, desde muito pequena já frequentava o laboratório do pai, palco do nascimento do seu amor à ciência.

As dificuldades financeiras e a limitação de acesso a boas escolas não impediram a jovem de batalhar pelos seus sonhos e nem de continuar estudando, ainda que de forma clandestina muitas vezes.

Em 1894, quando conhece seu marido, o também cientista e professor Pierre Curie, e juntos formam uma dupla de trabalho formidável, é que a carreira científica de Marie Curie deslanchou de vez. Juntos, eles descobriram a radioatividade, além dos elementos rádio e polônio. Em 1903, Becquerel e o casal Curie ganharam o Prêmio Nobel de Física. De início, porém, Marie não foi agraciada com o título, devido aos preconceitos da sociedade machista e conservadora da época. Inclusive, as más línguas espalhavam que ela estava apenas se dando bem às custas do marido. 

Após ficar viúva, aos invés de sucumbir diante da fragilidade emocional, Marie se agarrou com todas as forças às suas pesquisas e ganhou, sozinha, outro Prêmio Nobel, desta vez de Química, acabando de vez com as especulações sobre seu talento como cientista.

"...homens e mulheres podem e devem trabalhar lado a lado para construir um mundo melhor."

Escrito, editado e ilustrado por uma equipe feminina competente, e tendo como protagonista a maior cientista do mundo, só posso dizer que fiquei maravilhada em conhecer mais de perto a trajetória pessoal e profissional dessa mulher, cuja persistência e determinação foram suas guias para alcançar uma carreira de sucesso.

E você? Já conhece essa história? O dia das crianças está aí, que tal presenteá-las com essa história exemplar de evolução e superação?

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!



Nenhum comentário :

Postar um comentário