Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19/10/2020

# Dica de Leitura # 248

Título: Recursos Desumanos
Subtítulo: Ele só queria um emprego de volta
Autor: Pierre Lemaitre
Número de páginas: 352
Ano: 2020
Editora: Gutenberg

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Ambientado em Paris e tendo como pano de fundo o mundo contemporâneo de trabalho, marcado pelo capitalismo e pela competitividade, somos apresentados a Alain Delambre, um homem de meia-idade completamente desgastado pelos quatro anos de desemprego. Ele, que foi um importante diretor executivo na área de Recursos Humanos, hoje precisa se contentar com um "bico" aqui, outro ali. Casado e pai de duas filhas, ele se sente completamente desmoralizado diante da sociedade e da própria família por depender financeiramente da esposa.

Mas quando tem sua candidatura considerada para um cargo do qual é especialista, Alain acaba se afundando em um mar de dívidas, mentiras e conflitos familiares. Disposto a tudo para recuperar seu prestígio social, o francês de 57 anos sequer questiona o fato de que a última etapa da seleção seja conduzir um falso sequestro, cujo objetivo é avaliar a lealdade dos executivos de uma das maiores empresas multinacionais da Europa.

Será ele capaz de ir tão longe assim para conseguir a tão desejada vaga de emprego, mesmo que para isso trilhe caminhos sinuosamente desumanos?

Com personagens autênticos e uma escrita despojada e dividida em três partes (antes, durante e depois), a obra que inspirou a série homônima na Netflix nos presenteia com um enredo eletrizante e imprevisível; um suspense surpreendentemente bem elaborado e de alto teor psicológico que exala cinismo, ironia e sátira em cada página, ao narrar a história de um homem que nada mais é do que uma peça em um jogo de xadrez corporativo e cruel.

Se você procura um livro intenso, cheio de ação, que te tire da zona de conforto e cause sentimentos conflitantes à medida que a trama se desenvolve de forma quase que palpável diante de seus olhos, então deixo aqui como indicação esse thriller alucinante e incrivelmente envolvente.

CLASSIFICAÇÃO: 

MUITO BOM!



Nenhum comentário :

Postar um comentário