Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15/11/2020

# Dica de Leitura # 252

Título: A Filha do Reich
Autor: Paulo Stucchi
Número de páginas: 416
Ano: 2019
Editora: Jangada

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

" - Acho que se enterramos a história, também deixamos de compreender por que somos como somos, e de poder planejar para onde vamos."

Hugo Seemann é um publicitário de sucesso que leva uma vida invejável em São Paulo. Tudo muda quando, às vésperas natalinas, recebe a notícia da morte do pai, Olaf, um ex-soldado alemão que serviu no campo de concentração em Plaszow, Cracóvia, durante a Segunda Guerra mundial e se refugiou no Brasil.

A relação entre pai e filho nunca foi das melhores: Hugo sempre se sentiu rejeitado e, após a morte de sua mãe, o distanciamento entre eles só aumentou. Apesar disso, como todo bom filho, ele se encarregou de que nunca faltasse nada ao pai; deixou-o aos cuidados de um profissional e partiu rumo a uma nova vida.

Agora, porém, depois de tanto tempo, Hugo se vê obrigado a retornar à Serra Gaúcha, onde nasceu e cresceu, para cuidar dos trâmites do funeral. No entanto, o que era para ser o ponto final de uma relação cheia de mágoas e ressentimentos acaba sendo o estopim para uma série de descobertas sobre a verdadeira identidade de Olaf Seemann.

Quando, após o sepultamento, Hugo decidiu remexer nas coisas de seu velho pai, jamais poderia supor que ali encontraria um diário com relatos de um dos períodos mais indecorosos da História da humanidade, além de uma carta com os dois últimos pedidos de seu pai: jogar suas cinzas no rio Reno e entregar uma carta à Mariele Goldberg, uma ex-prisioneira judia que, ao que tudo indica, possui um dom especial. E como se não bastasse esse turbilhão de emoções, ele ainda recebe a visita de Valesca, uma jovem que estava à procura de Olaf, a fim de saber o que o motivou a enviar uma carta à sua falecida mãe, Martha.

Decididos a encontrar respostas sobre o passado dos pais e sobre suas próprias origens, Hugo e Valesca embarcam em uma jornada intrigante e, sobretudo, extremamente perigosa rumo à Alemanha e que poderá dar a eles a chance de desvendar antigos segredos mantidos a sete chaves por uma organização nazista secreta que atua desde a época do Terceiro Reich.

Com uma trama bem costurada e capítulos curtos que alternam entre passado (Olaf em 1942) e presente (Hugo em 2006), "A Filha do Reich" nos dá um panorama completo da vida de pai e filho e envereda por um caminho diferente de tudo que li sobre a Segunda Guerra: traz todo um misticismo por trás do poder ultrajante do Terceiro Reich.

Dosando na medida certa todo o drama, suspense, mistério e ação que permeia a narrativa e que traz à tona os mais variados sentimentos, o romance histórico de Paulo Stucchi nos faz redescobrir o significado de viver, perdoar e recomeçar. Um livro rico em dados históricos, muito bem narrado e que merece ser lido e apreciado, tamanha a maestria com que o enredo flui, sem deixar pontas soltas, nos envolvendo da primeira à última página.

"Acho que a redenção se encontra justamente aí. Na capacidade de nos perdoarmos, de enxergarmos nosso passado com outros olhos."

CLASSIFICAÇÃO:  

ÓTIMO!



Nenhum comentário :

Postar um comentário