Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20/11/2020

# Dica de Leitura # 254

Título: O Jardim Secreto
Autora: Frances Hodgson Burnett
Número de páginas: 240
Ano: 2020
Editora: Autêntica

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Publicado pela primeira vez em 1911, esse clássico infantojuvenil ambientado no início do século passado narra a história de Mary Lennox, uma garotinha de 10 anos, mimada e arrogante, descendente da aristocracia inglesa, mas nascida e criada na Índia, que acaba de ficar órfã e é enviada para a Inglaterra, para morar com um tio que ela nem sequer sabia que existia.

Lá, naquela casa enorme, porém vazia de afeto, Mary descobre a existência de um jardim trancado há mais de dez anos, cuja chave havia sido enterrada em algum lugar daquela misteriosa propriedade pelo próprio tio, um homem assombrado pelas perdas do passado, e não vai sossegar até encontrar o paradeiro deste pequeno objeto que permite a passagem para o tão almejado jardim secreto. Com a ajuda do primo, Colin, que até então vivia recluso em um dos quartos por ter saúde frágil, e Dickon, um garoto adorável que conversa com os animais e com as plantas, Mary começa a desbravar os segredos escondidos naquele jardim abandonado e, aos poucos, acompanhamos o florescer não só do jardim, mas também da garotinha que, mesmo sem perceber, acaba mudando a vida de todos ao seu redor.

Com uma atmosfera mágica e misteriosa, a narrativa de Frances H. Burnett nos leva a refletir sobre a importância de semear bons sentimentos, boas condutas e comportamentos, bem como cultivar o amor e a beleza que as coisas simples da vida têm a nos oferecer.

Mais do que uma história sobre uma menininha que aprende a amar e a ser amada e a valorizar os laços de amizade e a importância do afeto, "O Jardim Secreto" é uma belíssima metáfora sobre crescimento, autoconhecimento e transformação.

Uma história cativante que nos mostra que colhemos o que plantamos e que reavivou memórias adoráveis da minha infância, cujo filme assisti inúmeras vezes a ponto de decorar as falas dos personagens, de tão fascinada pela história que eu era. Tanto é que estava decidida a revisitar essa história neste ano, desta vez através da leitura, e quando recebi essa edição (a mais linda de todas, na minha opinião) da Editora Autêntica, morri de amores! Já entrou para a lista dos livros favoritos da vida e, sem dúvida, é uma das obras mais lindas que já li e que tenho na minha estante. Recomendo para todo e qualquer público e garanto: é impossível não se apaixonar!

"Se você olhar bem, verá que o mundo todo é um jardim..."

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!



Nenhum comentário :

Postar um comentário