Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27/07/2021

# Dica de Leitura # 271

Título: Crônicas dos Nove Reinos
Autora: L.M.Bechert
Número de páginas: 193
Ano: 2020
Editora: Novo Século

* Exemplar cedido em parceria com a autora.

Você sabia que, de acordo com algumas fontes, as demais mitologias ocidentais, como a grega e a romana, se originaram da nórdica?

Eu não sabia e fiquei de queixo caído! Pois é, talvez neste exato momento você também esteja pensando como pode isso ser possível, mas trata-se apenas de uma questão de divulgação. Pasmem! Apenas no século XX, quando o mundo despertou para outras crenças e assuntos místicos é que de fato a mitologia nórdica veio à tona e só então pudemos perceber o quão presente ela esteve/está em nossas tradições.

Sedenta por conhecimento, iniciei a leitura acreditando não saber absolutamente nada sobre o assunto. Ledo engano! Só tenho a dizer que a mitologia nórdica está mais presente na cultura ocidental e no próprio Cristianismo do que eu sequer poderia cogitar.

Como eu falei em um post anterior, minhas expectativas em relação ao livro estavam altíssimas e posso dizer que a @lmbechert conseguiu superá-las. Através de sua escrita extremamente didática, bem planejada e fluida, somos apresentados a histórias fantásticas que vão desde criação dos Nove Reinos até o Ragnarök, todas protagonizadas por uma variedade de seres, sejam eles deuses, gigantes, humanos, elfos, orcs ou anões. Cada uma dessas espécies mortais, engraçadas, politicamente incorretas e muitas delas com poderes surpreendentes, habita um dos nove reinos sustentados por Yggdrasil, a mística árvore da vida.

Ler "Crônicas dos Nove Reinos" foi uma das experiências mais gratificantes que tive esse ano, principalmente porque as crônicas foram tão bem fundamentadas com estudo e pesquisa que dão um ar de autenticidade à obra como um todo. Além disso, a autora conseguiu intercalar fragmentos das Eddas, os primeiros textos poéticos compilados a respeito da mitologia nórdica, com o texto em prosa, proveniente de todo o seu conhecimento, estudo e pesquisa. 

A obra também conta com um apêndice com curiosidades e um glossário, que me foi muito útil. Isso sem falar na capa! Aqui temos muito mais que uma bela capa: temos uma verdadeira aula de mitologia em cada partezinha dessa ilustração. Sério, depois de ler o livro, tive que dar razão ao meu namorado: é uma das capas mais bem pensadas de toda a minha estante. Perfeição define! 

Portanto, se você ainda não conhece essa obra, trata de mudar isso logo! Recomendo para todas as idades e para todos os tipos de leitores, seja pelo conhecimento adquirido ou pelo entretenimento garantido.

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!




Nenhum comentário :

Postar um comentário