Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28/07/2021

# Dica de Leitura # 272

Título:
 Positiva
Autora: Camryn Garrett
Número de páginas: 280
Ano: 2021
Editora: Verus

* Exemplar cedido em parceria com o perfil @livrosblackfriday.

Simone Garcia-Hampton é uma jovem negra, pansexual, soropositiva e filha adotiva de pais gays, que foi obrigada a mudar de escola por conta do preconceito. 

A última coisa que ela quer é que seus novos colegas descubram que ela é positiva, ainda mais agora que está envolvida com o grupo de teatro do novo colégio, fazendo amigos de verdade e que as coisas parecem fluir como o esperado com Miles.

Um bilhete anônimo deixado em seu armário vai sucumbir suas estruturas ao ameaçar expor seu segredo caso ela não se afaste de Miles. E agora? Será que Simone renunciará a esse amor para manter seu segredo? Vale a pena permitir que o preconceito ofusque sua felicidade?

Abordando temas como amor, amizade, relações familiares, sexualidade, homofobia, preconceito, racismo, autoaceitação e superação, o mais recente livro de Camryn Garrett lançado aqui no Brasil tem uma narrativa concisa e de grande embasamento teórico sobre um assunto que ainda é tabu e alvo de muito preconceito na nossa sociedade: o HIV. A maneira como a autora conduziu o enredo, abordando temáticas relativamente densas, porém de maneira extremamente sutil e sem perder a leveza de um YA, permite ao leitor perceber o quão prejudiciais e preconceituosos podemos ser por falta de informação.

À medida que a autora mostra todo o acompanhamento médico necessário para pessoas soropositivas, vamos nos familiarizando com a realidade da protagonista e conseguimos enxergar, sob a perspectiva de quem é portador dessa doença sexualmente transmissível, o quão complicado é enfrentar seus próprios medos, dúvidas e anseios e ainda ter de lidar com os pré-julgamentos e pré-conceitos daqueles que os marginalizam.

"Positiva" é um livro forte, inspirador, didático e representativo, no qual acompanhamos a jornada de uma adolescente em busca do seu lugar no mundo, aprendendo a conviver com a sua verdade e não permitindo que nada e nem ninguém defina a sua essência.

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!



Nenhum comentário :

Postar um comentário